O Casamento - Nicholas Sparks


Advogado de sucesso, Wilson Lewis sempre se esforçou para que a família vivesse confortavelmente, mas talvez tenha dedicado tempo demais ao trabalho e de menos às pessoas mais importantes de sua vida. Depois de 30 anos casado e com a filha mais velha prestes a fazer os próprios votos matrimoniais, ele é forçado a encarar uma verdade dolorosa: já não há paixão em seu casamento - e a culpa é dele.
Wilson e sua esposa Jane se afastam cada dia mais e ele questiona se a mulher ainda o ama. Uma coisa é certa: seu amor por Jane só aumentou ao longo dos anos e ele está disposto a fazer o possível para reconquistá-la. Inspirado pela maravilhosa história de amor dos sogros, Noah e Allie (de Diário de uma Paixão), ele promete a si mesmo que encontrará uma forma de levar o romantismo de volta à sua vida conjugal e fazer a esposa apaixonar-se por ele novamente.


Ele conseguiu novamente!

Nicholas Sparks tem realmente o dom de me emocionar, e dessa vez ele me presenteou com uma história linda, tocante e “pasmem!”, com um final maravilhosamente feliz.

Em O Casamento somos apresentados à Jane, filha do casal Noah e Allie, de O Diário de uma Paixão. Porém a história é narrada na visão de Wilson, o genro do casal e esposo de Jane.

Wilson é um homem sério, que leva a vida voltada quase que exclusivamente ao trabalho, numa rotina incansável. Porém um fato, um esquecimento, um deslize, muda totalmente sua perspectiva de vida, e abre seus olhos para o que se passa ao seu redor.

Jane e Wilson se conheceram, se casaram e tiveram três filhos, viveram uma história de amor que ao longo dos anos foi esmagada pela rotina. Wilson deixou para Jane a tarefa de criar os filhos e cuidar da casa, enquanto para ele cabia apenas a função de supri-los financeiramente, e se mantinha ali, distante e inalcançável.   
Depois que os filhos cresceram e seguiram seus destinos, Wilson e Jane se tornaram quase dois estranhos dividindo uma casa, apesar de o amor estar ali guardadinho em seus corações. Para ele, ter a seu lado a mulher amada e aquela rotina era o suficiente, mas para Jane aquela vida nem em seus mais terríveis pesadelos era satisfatória.

Então num dia que para ela era o marco da sua união, o dia que completariam 29 anos de casados, Wilson simplesmente não se lembra. Para Jane isso foi a gota d’agua, ela sabia que não poderia continuar assim. 

Começa ai a luta de um homem para reconquistar o amor de sua vida.

Nicholas Sparks consegue narrar de forma tão simples e tão tocante a história de um homem que teve que reaprender a demonstrar amor, num casamento fadado ao desastre e que ressurge das cinzas.

O livro consegue passar emoção, sensibilidade, mas acima de tudo a sensação de que dali se pode tirar uma lição.

Quantos casais por ai não vivem essa mesma situação e que com gestos simples poderiam reacender a chama que se apagou com a força da rotina.

Em diversos momentos me vi pensando o quanto um “Eu Te Amo” dito no momento certo pode mudar uma vida. Uma frase que foi banalizada com o tempo e que se deve saber usar.
Com certeza o amor é um sentimento que não pode se tornar banal, ele deve ser demonstrado em pequenos gestos, em olhares, em toques sucintos, mas acima de tudo, deve ser sentido a cada dia.

O amor se faz presente em cada linha desse livro tão singelo, e toca por sua simplicidade.
Em cada página que eu lia ia crescendo a ansiedade de descobrir os planos de Wilson para reconquistar a esposa, mas só ao término é que se nota que tudo ficou nas entrelinhas, as sutis mudanças aconteceram ao longo da narrativa, como se o autor fosse galgando degraus invisíveis.
O livro é de uma sensibilidade única e o simbolismo está presente de forma sutil.

Como já era de se esperar durante toda a leitura, e já conhecendo o autor como eu conheço, eu ficava na espera de uma tragédia, um mote tão característico do autor. Qual não foi minha surpresa ao me pegar chorando de pura emoção e felicidade.

Fazia tempo que eu desejava uma leitura assim, que passasse uma lição tão linda de amor e esperança.

Recomendo a leitura!

Fica a dica: Para você que não conhece o autor, recomendo que comece por esse livro, com certeza você irá se tornar fã.

24 comentários

  1. Um livro com final feliz! Já gostei. A sinopse me pegou e quero muito ler, quero saber o que ele fará para resgatar o amor de sua vida.


    Lena, amei a resenha, deu para perceber o quanto você gostou do livro.


    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Aff!!! Nicholas Sparks com final feliz???? Isso é um milagre!
    Vou ter que ler esse livro!!!

    Bjs
    Bia
    www.amormisterioesangue.com

    ResponderExcluir
  3. Eu amei o livro, com certeza esse é um "meu número"!
    Nicholas tem o dom de me fazer chorar, virou meu terapeuta, só com ele consigo aliviar minhas tensões.
    Amo seus livros, e sempre tenho um de reserva para terapia, kkk
    Beijos Ju!

    ResponderExcluir
  4. Leia Bia e se apaixone!
    Depois volta e me conta o que achou!
    Bj!

    ResponderExcluir
  5. Ei Lena,


    Eu quero ler este livro, mas quero ler antes O diário de uma paixão, que eu tenho e não li até hoje.
    Do autor eu só li Um homem de sorte e A escolha. O primeiro eu adorei, o segundo eu só gostei rsrs.
    bjos

    ResponderExcluir
  6. Oi Nanda bom ver você por aqui!
    Olha, leia sim os dois livros, com certeza você vai amar.
    Os dois são lindos, mas devo confessar: O Diário de uma Paixão me fez chorar de emoção, O Casamento,de alegria.
    Amo o Nick, ele escreve com a alma e o coração!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  7. Bem o que falar de Nicholas Sparks? que ele esceve muito todo mundo sabe!!! Ele escreve com uma naturalidade incrivel!!!as histórias são emotivas, te fazem ver o mundo de outra forma e olha to ansiosa pra le-lo e chorar lendo-o, pois é isso que sempre acontece, tanto que ja fico com um lenço e nem leio na frente de muita gente para não pensarem que sou louca kkkk E pelo que estou entendendo o fim do livro é feliz!!! Mais uma superação, mas aposto que deve ter cena bastante emotivas e que prometem trazer lágrimas aos olhos dos leitores ^^

    ResponderExcluir
  8. Com certeza, emoção é o que não falta no final desse livro. Pode conservar o lenço à mão, kkk

    ResponderExcluir
  9. Oi Leninnha!!!! Esse eu ainda não li. É tanta tristeza nos livros dele, que eu fico desesperada lendo. Pelo menos esse eu já vi que o final não vai me matar do coração. bjksssss

    ResponderExcluir
  10. Rosana o livro é bem tranquilo, emocional como sempre, mas nada trágico como NS costuma ser. Pode ler sem medo de ser feliz!

    ResponderExcluir
  11. Oie!

    Nossa, eu tenho muita vontade de ler esse livro, não li nada do Nicolas e acho que vou começar por esse.Adorei sua resenha flor.

    Bjokas
    Samantha

    ResponderExcluir
  12. eu sou apaixonada por esse livro. Li em ebook, a uns 10 anos atrás e era louca q fosse publicado. É um dos melhores livros do Nicholas!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Leninha.

    Desde que li e me emocionei com esse livro, vi que era a sua cara!
    Assim como você disse: "Como já era de se esperar durante toda a
    leitura, e já
    conhecendo o autor como eu conheço, eu ficava na espera de uma tragédia,
    um mote tão característico do autor. Qual não foi minha surpresa ao me
    pegar chorando de pura emoção e felicidade." também senti tudo isso, mas foi um MILAGRE e em diversos momentos não pude conter a emoção. Desde o princípio saquei nas entrelinhas qual era o plano do Wilson. Aquela cena do jantar, do final e do cisne foi de arrepiar!

    Pessoal, que tem trauma dos livros do autor pelo drama que ele emana, leiam este sem medo de errar e se APAIXONE!

    Queria muito que fosse adaptado p/ o cinema.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Amei a sinopse! Quero ler... me conquistou Leninha :) hauhau

    ResponderExcluir
  15. Começando por esse livro você vai virar fã e correr atrás dos outros já lançados!
    Recomendo!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  16. To quase concordando que esse é o melhor livro do NS, mas amo tanto "A Última Música", "Querido John", Diário de uma paixão", que fica difícil escolher.
    Acho que amo todos os livros do NS, KKK

    ResponderExcluir
  17. Leia, com certeza você não vai se arrepender!
    Beijinhos Carol!

    ResponderExcluir
  18. Concordo em gênero, número e grau Carlinha!
    Com certeza esse é um "Meu Número".
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  19. Oi Leninha!
    Nicholas Sparks é mestre em me fazer chorar! Sério, antes de ler um livro dele preciso me preparar psicologicamente para o que vou encontrar na história, ele consegui envolver o leitor de uma forma que é impossível controlar a emoção. :)
    Quero muito ler O Casamento, mas preciso esperar um pouco; li recentemente A Escolha preciso me recuperar para poder me entregar novamente ao Nicholas Sparks! ;)
    Parabéns pela resenha!
    Beijos.


    Rafa {Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  20. Tirei férias do NS, por tempo indeterminado. Não aguento mais dramas e dramas, uff.


    Beijos amiga.

    ResponderExcluir
  21. Leninha
    me surpreendi muito com a sua resenha,principalmente por saber que o livro tem final feliz.Acho que é o primeiro dele
    E dessa vez não foi culpa da editora,que nem em O Milagre que eles só publicaram o primeiro livro e o segundo não.Sendo que no segundo tinha final tão comum nos livros do Nicholas: morte,muito choro..


    bjs Nati
    Ah tem resenha nova,dá uma olhadinha
    http://viciodecultura.blogspot.com.br/2012/07/noiva-por-engano-anne-gracie.html

    ResponderExcluir
  22. Eu já sou fã e com certeza não ficarei sem ler este livro.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  23. Essa resenha só confirmou que NECESSITO muito desse livro. Acho que é o tipo de situação que muitos casair vivem, após alguns anos juntos. Conhecendo Sparks, tenho certeza que a leitura é emocionante e trás ao leitor alguns tópicos bem sensíveis de um relacionamento. Ai como quero esse livro. Acho que vou derramar rios com ele. Sou uma romântica incorrigível e sempre me emociono com as tramas dele. Tentarei, mesmo dura, comprar esse livro agora em agosto. Preciso dele, já que não consigo em trocas ou sorteios, vou comprá-lo.

    Um ótimo dia!

    bjs no core

    ResponderExcluir
  24. adoro esse altor tento comprar todos os livros

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!