Novelas Mexicanas - Laços de Amor

Esta é a dramática e trágica história das irmãs trigêmeas idênticas, mas de personalidades diferentes, que não têm absolutamente nada em comum. Maria Guadalupe, Maria Paula e Maria Fernanda só reforçam a ideia de que nem sempre a convivência entre irmãos pode ser tão fácil e tranquila.


Resumo:

Os pais das irmãs trigêmeas morreram em um fatal acidente de carro quando elas tinham apenas três anos. A pequena Maria Guadalupe estava no dia do acidente e todos pensavam que ela havia morrido afogada no rio. Porém, na realidade, ela se salvou e foi encontrada e acolhida pela humilde e bondosa Ana, que resolveu ajudá-la, já que Maria Guadalupe havia perdido a memória e não lembrava de nada, ficando sem nenhuma recordação do seu passado ou de sua origem.

Ana, que estava sofrendo muito com a morte de sua mãe, a cria como sua filha, até mesmo depois de descobrir a verdadeira identidade dela. Muitos anos se passam e as pequenas crianças se transformam em lindas jovens, cada qual com sua vida. A diferença entre elas é algo bastante visível, tanto em seu modo de se vestir e de falar como no seu jeito de ser.


Maria Fernanda perdeu a visão no acidente, mas é uma moça boa, doce, generosa e sincera. Mesmo assim, acredita que a irmã esteja viva e faz um grande esforço para encontrá-la. Sua timidez a impede de ter muitos amigos e namorados, porém o amor surge para ela quando conhece Geraldo e nota que sua felicidade está mesmo ao lado dele.

Maria Paula é muito diferente das suas irmãs. É uma mulher caprichosa, egoísta, metida e fútil, que quer estar sempre no centro das atenções, especialmente com sua avó, Dona Mercedes, e com o seu tio, Eduardo, de quem é louca para arrancar dinheiro. Por isso, todos os seus esforços se concentram em acabar com a vida da noiva dele.

 
Longe da família, Maria Guadalupe e Ana levam sua vida humilde, até o dia em que decidem ir embora do lugar de onde viveram, deixando tudo para trás, em busca de tentar a vida na capital, Cidade do México.

Na capital, Maria Guadalupe conhece Nícolas, por quem se apaixona e que se tornará o grande amor de sua vida. Nícolas é um rapaz bom, motorista de táxi humilde, que vive na grande Cidade do México, com seu avô.

Com medo que alguém reconheça sua filha, Ana restringe as saídas de Maria Guadalupe. Mas a avó de Nícolas descobre o segredo de Ana. Nícolas ama Guadalupe, mas os dois terão que enfrentar grandes e perigosos obstáculos no caminho até conseguirem ficar juntos, e isso inclui principalmente Maria Paula, a quem fará de tudo para destruir a felicidade deles.

Por fim, os laços de amor unem as três irmãs, apesar de Maria Paula ter feito de tudo para evitar o encontro. Ela não suporta a ideia de ter que dividir o dinheiro e o amor de sua família com mais uma irmã.

Laços de Amor se destaca pela sua cena final. No último capítulo, pressupõe-se que Maria Paula se suicidou após matar seu tio Eduardo, que tentava salvar suas irmãs. No entanto, algum tempo depois, Maria Guadalupe, já casada com Nicolas, está com ele vendo as fotos do casamento. A câmera pouco a pouco se aproxima do casal e, de repente, o que se vê é a heroína repetindo o gesto característico da vilã (o toque do dedo mindinho na sobrancelha), fazendo que muitos pensassem, que na verdade, foi Maria Paula quem sobreviveu, matando a irmã, de uma forma que a outra, Maria Fernanda, que é cega, não percebesse.

Minha Opinião:

Laços de Amor foi uma das novelas protagonizadas por gêmeos que mais me fascinou até hoje. Ela mostra que os mexicanos têm a capacidade de fazer boa novela, sem deixar nada a desejar para qualquer país, com intrigas, cenas clichês e um final inusitado.
Adorava as diferenças existentes entre as irmãs, cada uma era única e Lucero (atriz protagonista), desempenhou com maestria as três personagens.

Adorava o mocinho da trama. Que apesar de ser um rapaz humilde, conseguiu  fascinar duas das irmãs, tão diferentes. Claro que uma o amava intensamente e a outra queria apenas tomar o que era da irmã.

E aquele final?! Nossa, lembro até hoje o choque que foi descobrir, ou suspeitar que Maria Guadalupe era na verdade Maria Paula, a vilã da história.

Laços de Amor foi uma novela inesquecível!
 

Curiosidades da trama:

* Laços de Amor é uma telenovela mexicana de 1995 da Televisa. Foi transmitida no Brasil em 2006 pelo SBT.

* Sua protagonista, Lucero, ficou conhecida mundialmente na década de 1980 pela interpretação de Chispita na novela homônima. 

* No México, a novela foi um grande sucesso, sendo lembrada até hoje por muitos telespectadores, principalmente por parte da vilã da novela, Maria Paula, que é referência quase que mundial por muitas vilãs posteriores de telenovelas.

* O final da novela foi tão assustador, que em janeiro de 1997, a Televisa produziu o especial “Lazos de amor, el desenlace”, que atingiu 40,5 pontos por lá. Na última cena deste especial, vemos Lucero dizer que quem sobreviveu foi Maria Guadalupe, ao mesmo tempo em que faz o gesto de Maria Paula, confundindo propositalmente o telespectador.


Fontes de pesquisa:

 

16 comentários

  1. Essa não assisti. Eu gosto muito de história com gêmeas com trigêmeas então, deve ser ótimo.


    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Leninha,


    Essa é uma que nunca nem ouvi falar, mas parece ótima. O sbt devia reprisar essas "relíquias" no lugar de tentar fazer péssimas novelas

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lena.

    Adorava essa novela, mas como assisti há muito tempo, lembro vagamente da história. Me recordo que mexeu com minhas emoções.

    Sabia que dia 23, estreia "Maria Mercedes" no SBT novamente?

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Ei Carlinha, não sabia não, adorei!!!
    Adoro as Marias da Thalia, mas a bilheteira é muito legal, kkk

    ResponderExcluir
  5. Sério que tu não conhecia essa Thalita?!
    Perdeu, ela era muito boa, e o final, uia, assustador.
    Deveria reprissar todas!

    ResponderExcluir
  6. É ótima mesmo Ju, deveria repetir, só para quem não viu poder apreciar.
    Com certeza iria bombar!

    ResponderExcluir
  7. Tenho fé que um dia repete, ai vc poderá se apaixonar!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  8. Eii Leninha,
    Num me lembro dessa nova, mas como eu gostava das novelas da Thalia é bem capaz de já ter visto essa.
    Adoro essas novelas que mostram no final o vilão fugindo, ou se dando bem... essas coisas bem surpreendentes que deixa "todo mundo" morrendo de raiva. haha Sou do contra =p


    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Ficará no lugar de "Maria do Bairro" que está em sua últimas semanas. Vi o comercial esses dias. \o/

    ResponderExcluir
  10. Eu assisti essa novela!!!
    Realmente era muito boa... Ficava boba com a interpretação de três gêmeas, e todas tão diferente... Maquiagem, cabelo, roupas, comportamento, postura (para gravar deve ter sido uma loucura!!! O.O)
    E o final... Chocante!!! hahah


    Bjus.

    ResponderExcluir
  11. Poisa é, eles capricharam nos personagens e suas diferenças, fico pensando tbm o trabalho que deve ter dado.
    O final... Sem comentários!

    ResponderExcluir
  12. Também sou do contra Cel, acho que isso faz a diferença nas mexicanas, nem tudo é tão esperado.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  13. Adoroooo novela mexicana. Essa eu tb vi e gostei. Bjs

    ResponderExcluir
  14. Leninha,

    eu fico babando com essa coluna, pois não assisti essa novela..hahahaha
    se passar de novo, dessa vez, não perco.

    ResponderExcluir
  15. Leninha, como já comentei em outro post eu realmente Amo novela mexicana tb. Pena q não passam mais na SBT. Laços de Amor eu acompanhei até a metade, mas depois mudou o horário e eu perdi alguns capítulos e não acompanhei. Pelo q vc contou ficou dúvidas no final quanto as irmãs, mas não sei se vc lembra, q a Maria Guadalupe tb tinha essa mania de passar o dedo mindinho na sobrancelha, talvez isso só tenha acontecido pra deixar o telespectador confuso. rsrsrs. Gostaria muito q colocassem no ar novamente.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!