Novelas mexicanas - Chispita


Foi uma telenovela mexicana feita pela rede de televisão Televisa, sendo transmitida entre 1982 e 1983. 
Esta foi a primeira telenovela de Lucero que estrelou como um personagem principal. No Brasil, foi exibida pelo SBT pela primeira vez em 1984 e teve diversas reprises (7 ao total).


A História:

María Luisa, interpretada por Angélica Aragón, e seu marido sofreram um terrível acidente de carro. O marido morre e ela perde sua memória. A partir dai ela não consegue se lembrar de absolutamente nada.
Após este lamentável acidente, María Luisa não lembra que tinha uma filha, Isabel, que se torna uma órfã e é levada para o orfanato do Padre Eugenio, onde ela começa a viver e crescer.

Quando Isabel completa 10 anos, ela é adotada por Don Alejandro, personagem de Enrique Lizalde, um homem respeitável, generoso, viúvo e com 2 filhos, Juan Carlos e Lili.

Quando Isabel é levada para morar com a família, ela imediatamente se identifica com Gloria Alma Delfina, a empregada da casa e que se torna uma grande amiga, assim como Juan Carlos. Mas isso não acontece com Lili e Irene, sua tutora. As duas tornam a vida impossível para Isabel.

Como um milagre, Bertha Hilda Aguirre aparece. Ela é irmã de caridade, que leva María Luisa para trabalhar no orfanato em que Isabel viveu por muitos anos, e que ainda frequenta, e ela mantém contato com Isabel. Bertha quer convencê-la a procurar a mãe dela, devido ao seu estranho desaparecimento.

Entretanto, María Luisa tem outro nome, todos a chamam como Lucía, devido a sua falta de memória. Quando ela começa a trabalhar no orfanato do Padre Eugenio e se encontra com Isabel, Lucía passa a ajudar aos outros, inclusive sua filha, sem saber de seus laços familiares.
 
Uma bela história de encontros e desencontros com um final bem clichê. Lucía lembra do seu passado, da história triste em que viveu, e se casa com Don Alejandro, o protetor da sua filha Isabel, o homem que também sempre a ajudou na procura pela verdade esquecida.


Minha Opinião:

Chispita me traz boas lembranças da minha infância. Era sempre uma guerra em casa para eu poder assistir, por que a novela passava no horário do Jornal Nacional, e meu pai quando estava em casa nunca deixava a gente assistir. Então eu e minha irmã ouvíamos a novela na casa da vizinha (ouvido grudado na parede, kkk)... Nossa, viajei agora!
Muitas recordações, muitas lembranças, saudades!

Adorava aquela musiquinha: 

Anjo Bom

Um anjo bom, peralta
No coração, faz falta
Com um anjinho ao redor
Tudo fica melhor.




Curiosidades da trama:

* No Brasil, teve diversas reprises (7 ao total), as últimas reprises pelo SBT foram em 1992 (que chegou a picos de 17 pontos de audiência) e em 1996. 

* Um fato curioso é que a abertura da novela era um plágio da abertura de Pai Herói, novela de Janete Clair exibida anteriormente pela Rede Globo. Nos dois casos, era a montagem de um quebra-cabeças, cuja gravura era uma criança em um bosque. Ao final, sempre faltava a peça que representa a figura do pai ou da mãe. Havia ainda, nos dois casos, créditos em ângulos.  
 

Fontes de pesquisa:

16 comentários

  1. qdo eu era criança eu usava tranças desse jeito, me chamavam de chispita e eu nunca soube o porque, agora só depois dos meus 30 anos é que fui descobrir o motivo..rsrs...muito legal
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Sério Gigi?! Que legal!
    Eu amava essa novelinha, tão singela e meiga.
    Valeu as horas com o ouvidinho grudado na parede, kkk
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. Nossa que saudade dessa novel guardo-a nas minha memorias de infância.
    Adoravel.

    ResponderExcluir
  4. Nunca ouvi falar nessa novela... esse ator é muito bom... se bem que normalmente os papéis dele são puxados para vilania... hahaha
    Interessante essa curiosidade sobre a abertura.

    ResponderExcluir
  5. Realmente, esse ator puxa mesmo pela vilania, mas como é bastante antiga essa novela, ele ainda fazia papel de mocinho, kk
    Volte sempre Dani!

    ResponderExcluir
  6. Eu assistia tbm e adorava!!!
    boas lembranças aqui!!
    Bjus Lena!

    ResponderExcluir
  7. Oi Lena!

    Aahhh! Eu lembro dessa!

    kkk

    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Não lembro dessa novela, gostei do enredo, mas sinceramente não conhecia.


    E pior que Lena disse que reprisou várias vezes... kkk

    ResponderExcluir
  9. Você devia ser ainda um bebê a primeira vez que passou né Ká, kkkk
    bjinho!

    ResponderExcluir
  10. Reprisou 7 vezes Ju, pode uma coisa dessas?
    Nem acredito que você não viu, kkk
    A novela era uma gracinha, muito clichê.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  11. Boas lembranças aqui também Lexi, ótimas lembranças!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  12. Não lembro dessa...axo que não é do meu tempo kkk sabe o SBT podia reprisar mais novelas mexicanas...os meus desejos são: Kassandra, Coração Selvagem, Maria Isabel, Salomé, Amor real e Carinha de Anjo ( axo essa novela meiga)...

    ResponderExcluir
  13. Concordo!
    Deveria retornar as "Tardes de amor" só com as boas, incluindo as que vc citou que assisti e adorei!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Leninha.

    Na época em que passou essa novela, nós não assistimos, porque lá em casa não podia mudar de canal. Só tinha que deixar na Globo por causa da minha avó. :(

    Com o tempo, as coisas foram amenizando e começamos a assistir às novelas do SBT e deixando a Globo de lado.

    Só fui assistir mesmo, quando já era adolescente quando passou na CNT/Gazeta e, anos mais tarde, a versão dessa novela interpretada por Daniela Luján, como "Luz Clarita".

    Adorava essas novelas infantis: "Carinha de Anjo", "Maria Belém", "Gotinha de Amor", "O Diário de Daniela", "Vovô e Eu", entre outras.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. eu lembro desta novela passou em Angola nos anos 94, 95 ou mesmo 96, eu era muito pequeno... e ainda lembro da canção de abertura...
    A peça que faltava era a da mãe...
    bjs de a2x

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!