Novelas Mexicanas - Maria Mercedes

Maria Mercedes (Thalía) é uma pobre menina que foi abandonada com seus irmãos e irmãs por sua mãe. Devido à falta de apoio de seu pai sempre bêbado, ela e seus irmãos são forçados à trabalhar nas ruas da cidade vendendo bilhetes de loteria e flores.
Santiago del Olmo (Fernando Ciangherotti), primo de Jorge Luís (Arturo Peniche) está muito doente e sabe que está morrendo. Uma manhã, quando ele está no jardim,  vê Maria vendendo bilhetes de loteria na rua. Ele surge com a ideia de se casar com ela só para perturbar Malvina (Laura Zapata), após a sua morte, como uma vingança pessoal. Ele ganha sua confiança e amizade e lhe propõe casamento. Esta, depois de hesitar, aceita.

Quando Santiago morre, Maria tornou-se o chefe da família, fazendo a ira de Malvina queimar mais forte. Segundo a sua vontade, Malvina, seu filho Jorge Luís e sua filha Digna devem viver ali, embora eles não herdem nada. Jorge Luís é um homem triste desde o assassinato de sua noiva, no dia de seu casamento. A jovem Digna (Carmen Amezcua) é uma mulher muito religiosa que tem medo de quase tudo, especialmente da mãe.
Depois que Maria se muda para o seu novo lar, ela se apaixona pelo filho de Malvina, Jorge Luís del Olmo, que é fraco contra a vontade de sua mãe e sempre faz o que ela quer.

Malvina torna a missão da sua vida 'perturbar Maria Mercedes'. Quando ela descobre que Maria ama seu filho, o obriga a casar-se com Maria, a fim de obter o dinheiro de volta. Ela tem planos de que, após algumas semanas ele poderia fazê-la dar-lhe todo o controle sobre a fortuna e que depois iria se divorciar.

Jorge Luís e Maria se casam, mas vivem de aparências. Com o tempo, ele começa a desenvolver um verdadeiro e profundo amor por ela. 
Porém Maria tem outra inimiga, Mística (Nicky Mondellini) uma mulher egoísta que costumava ser namorada de Jorge Luís, mas o deixou para casar com um homem rico, Sebastian Ordoñez (Luis Gimeno). Percebendo que ainda ama Jorge Luís, Mistica fica furiosa ao saber que ele está casado e sente amor pela esposa. Ela jura que irá obter Jorge Luís de volta e começa a ajudar Malvina a se livrar da "Bilheteira". 

Maria conhece Magnolia (Gabriela Goldsmith), uma bonita, rica e sofisticada mulher que na verdade é sua verdadeira mãe. Magnolia já é casada e tem outro filho, mas ela lamenta profundamente ter deixado seus filhos. Ela ganha a confiança da Maria e começa a ajudar suas filhas e filhos, especialmente Guillermo quem está na prisão, e é o único que a reconhece. Sua verdadeira identidade permanece um segredo para Maria e os outros irmãos, Rosário (Karla Álvarez) e Andres, e todas as coisas que ela faz para eles tem que ser escondido do seu novo marido, Rodolfo (Jaime Moreno), um arquiteto que é chefe de Rosário e também é amigo da família de Jorge.

Magnolia ensina a Maria boas maneiras e formas de seduzir o marido. Após uma festa onde uma parte da alta classe está presente, Sebastian tenta seduzir Maria, mas Jorge Luís movido pelo ciúme e pela visão da bela e  bem-vestida Maria, finalmente começa a se render aos seus encantos, e eles dormem juntos. Logo Maria descobre que está grávida.

Eles partem em uma viagem de férias que se torna terrível por causa da intervenção de ambas, malvina e Mística, que pagam para um salva-vidas local, seduzir Maria. Jorge Luís acredita na mentira e pede o divórcio para Maria, logo que chegam de volta à Cidade do México.

No entanto, Malvina tem outros planos. Ela tenta conduzir Maria para um sanatório com a ajuda de Cordelio (Roberto Ballesteros), o mordomo. Maria consegue fugir e se esconde da polícia na casa da Dona Filo, uma boa amiga dos anos de pobreza, até Jorge Luís pedir a polícia para não procurá-la mais.
Com Cordelio como seu aliado, Malvina tenta matar Maria, mas todas as tentativas falham. Malvina percebe a influência de Magnólia e começa a perguntar se ela poderia ser a mãe de Maria. Ela diz isto para o seu novo marido, Rodolfo que por sua vez vai para a antiga casa de Maria, onde Rosário e Andres ainda vivem e pede para ver uma foto de sua mãe. Ele reconhece sua esposa de uma só vez e depois de confrontá-la, discuti com ela. Magnólia, no entanto disse que sobreviveu por ajudar uma francesa que uma vez reconhecendo o seu talento a empurrou para suas ambições, então ela já havia escolhido a sua carreira e abdicando de sua família.

Longe de Maria, Jorge Luís percebe que seu sentimento por ela cresceu e é muito forte, e que não pode mais viver sem seu amor a seu lado. Ele pede perdão, e ela retorna à casa onde vivem como um verdadeiro casal.

Nove meses depois Maria dá luz gêmeas, uma das quais morre alguns dias depois. Jorge Luís põe um fim as boas intenções de Mística, após tentativas de prendê-lo com uma falsa gravidez (a criança era realmente de  seu marido Sebastian). Quando ele descobre que sua mãe ainda odeia sua esposa, ele decide que é hora de deixar a mãe e seguir a sua vida com Maria. Ele trabalha pela primeira vez contra o desejo da sua mãe. 
O final de Malvina é a loucura, ela se veste como Maria, na sua pobreza e corre pelas ruas onde Maria começou vendendo bilhetes de loteria e limpando parabrisas de carros. Ela é capturada e colocada em um sanatório.

Magnólia diz a verdade à seus filhos. Maria é a primeira chocado com esta revelação, mas  esquece seu ressentimento, e aceita sua mãe com amor, assim como seus irmãos.

Maria e Jorge Luís só tiveram um casamento civil, então eles têm uma cerimônia de casamento em uma grande igreja na Basílica de Guadalupe, com todos os seus amigos e parentes, fechando a cena depois que eles dizem "sim" e pôr fim à novela termina com um romântico beijo.







Minha Opinião:

Nem preciso dizer que amo essa novela não é? Postei toda a história para que vocês pudessem entender a trama.
Thalía estava só começando mas já impressionava com seu talento.
O ator não era um galã dos mais lindos, mas os dois juntos formavam um belo casal.

Queria entender por que o Silvio Santos não reprisa essas novelas, quem souber a resposta por favor me explica!!!


CURIOSIDADES:

* Esta foi a primeira telenovela da trilogia - as três Marias - estrelada pela superstar Thalía: Maria Mercedes, Marimar, e Maria la Del Barrio. Das três, Marimar foi a mais bem sucedida. Porém a maior audiência  das trilogia é "Maria do Bairro"

* Dentro da trilogia da “Marias”, Maria Mercedes é a novela que mais rendeu em publicidade no México, e até aquele ano (1997)  foi a maior audiência da Televisa em 15 anos.

* Thalía contracena junto com a irmã, Laura Zapata (Malvina) na novela. Na verdade, foi um pedido de Thalía, que o papel da vilã fosse feito pela sua irmã.


* A personagem Mística (Nicky Mondellini) usou durante toda a novela apenas 1 vestido.(foto)

 *Maria Mercedes praticamente dobrou a audiência do SBT. Marcou 22 pontos de média e, em seu último capítulo, registrou 25 pontos.








19 comentários

  1. Nossa, a Talia estava muito novinha nessa novela o.O

    hahahaah nem acreditei quando vi!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu assisti TODAS as Marias e adorei!!
    Minha preferida é Maria do Bairro.
    bjs

    ResponderExcluir
  3.  Sou suspeita para falar, amo todas e qualquer uma, kkkk

    ResponderExcluir
  4. Boa
    noite Meu nome e Laura sou moderadora do Blog MeM Books e gostaria de
    parabenizar seu blog com o selo apaixonado por romance posso lhe enviar
    por email?????
     meu email: membooks@hotmail.com

    http://solivroscomumamordifernete-membooks.blogspot.com/?zx=1616d2500388bf1e

    ResponderExcluir
  5.  Pode enviar através do contato, aqui no blog. Agradeço!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Lena.

    Bom relembrar essa novela. Você sabe que eu sou supeita pra falar de novelas mexicanas, venezuelanas, colombianas, né? Amo!

    Quando passava na CNT/Gazeta e no SBT, não perdia uma, especialmente as da Thalia.
    Sempre fui apaixonada pelas Marias, especialmente a do Bairro.

    Torço muito para que um dia reprise "Coração Selvagem", "Amor Real", "Café com Aroma de Mulher", que são bem românticas!

    Saudades!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Amei as Marias e também me revolta a não reprise de Maria Mercedes. Vamos ficar na torcida pra que um dia volte ;)

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olha as bochechas da Thalia...rs...novinha.

    Vi todas as novelas da trilogia Maria...achava o dramalhão o máximo...quando mais nova era fã mesmo...não só dessas três...mas de todas que o SBT passava.

    Marimar está repetindo no horário da tarde...vc não assiste? De todas a que mais gostei foi Maria do Bairro.

    ResponderExcluir
  9. Adorei essa novela na época ,é tão bom recordar,beijinhos valeu. 

    ResponderExcluir
  10. Muito engraçada essas novelas mexicanas,não curto novelas,minha filha que assiste.
    Bjs
    Luciane  Oppelt

    ResponderExcluir
  11. Leninha eu não me lembrava dessa novela, só que tinha na cabeça q ela era chata, mas depois de ler esse resumão vi que não me lembro de nada, nada, do que aconteceu em Maria Mercedes hauhauha E parece ser ótima. Tb não sei pq o Silvio Santos não reprisa mais essa novela. Antes achava que fosse por ter reprisado demais, mas o SBT está reprisando Mari Mar, então não é por isso. Mas das três Marias, a minha preferida é a Maria do Bairro, principalmente por causa do Luiz Fernando ooohhhh kkkkk

    ResponderExcluir
  12. A maior audiência da trilogia das Marias é Maria Mercedes com 57 pontos de média geral.

    ResponderExcluir
  13. Tem a versão brasileira que é ridicula

    ResponderExcluir
  14. ela esta linda como sempre.a minha preferida marimar ela estava otima adori.

    ResponderExcluir
  15. Ah gente, apesar de tudo quem me encanta nessa novela é o Santiago, acho q ele deveria se curar, deixar de ser tão amargurado e ficar com a Maria, na minha opnião o Jorge é muito pamonha!

    ResponderExcluir
  16. #Concordo com voçe Iara,
    o santiago é tão bonitinho, naum devia morrer !!!! Pena

    ResponderExcluir
  17. yo amo mucho. su novela. me gusta mucho la trilogia de las tres marias (maria mercedes, marimar e mia preferente maria la del barrio. thalía sea siempre tan maravilloso. una gran cantante. yo te amo mucho. parabenos por tu exito.

    ResponderExcluir
  18. Adoro todas as novelas da minha fã THALIA !
    Eu moro no interior do NORDESTE (RN).
    Se Thalia vinhesse ao Brasil, eu sairia do NORDESTE,
    E iria para a grande SÃO PAULO, Só para ver essa minha Diva.
    Ela é demais gente. Todas as novelas delas ....
    TE AMO THALIA ! Parabéns pelo seu sucesso.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!