O Diário de Suzana para Nicolas - James Patterson

Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente. Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: “Diário de Suzana para Nicolas”. Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas. Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida.

Esse é o primeiro livro de James Patterson que eu leio, e só posso dizer que virei fã incondicional da sua escrita. O autor consegue passar nas páginas do livro uma emoção pungente e dilacerante.

Foi um imenso prazer conhecer Matt através de sua história contada no diário de Suzana. E foi ainda maior o prazer de conhecer uma história de amor tão linda, completa e tocante.

Katie a meu ver é apenas uma coadjuvante na história, pelo menos essa é minha opinião, já que o livro é a narrativa do amor entre Matt e Suzana, que nasceu de forma tão singela e que ficou escrita nas páginas de um diário.

A história é narrada pelos olhos de Katie, no seu dia a dia, e em todas as sensações que a vida lhe dá ao saber de uma história até então desconhecida. Conseguimos visualizar durante a história toda a angústia sentida diante dos fatos que lhe são impostas durante a leitura do diário.

Escrito de forma clara e com uma narrativa fácil o livro toca na sua simplicidade e na profundidade dos sentimentos constantes na história.

Fazia já um tempo que um livro não me tocava tanto, a ponto de ler em poucas horas e de me fazer chorar. Um livro que classifico como um dos meus preferidos do ano, não só pelo lado tocante da narrativa como também por seu final tão emocionante.

Estou aqui tentando passar em palavras o que senti durante a leitura, mas creio que só mesmo lendo para sentir o quanto esse livro merece um destaque em qualquer estante.

Quando um livro nos ensina uma lição tão linda quanto dar valor a cada momento vivido, em cada gesto retribuído, em cada palavra dita com amor, ele merece ser indicado, recomendado e destacado.

Se você é fã da escrita de Nicholas Sparks, não pode deixar de ler esse livro, até por que James Patterson conseguiu se comparar a ele de maneira tão tocante quanto.

Mesmo sem querer comparar, e já comparando, esse livro é um estilo "Nicholas Sparks" com certeza, senão for ainda melhor!

Se prepare para começar e não conseguir parar de ler, e prepare os lencinhos do lado, com certeza você vai precisar! Recomendo e indico como uma ótima leitura!

16 comentários

  1. Amiga, publiquei a resenha deste livro ontem mesmo no blog, me surpreendi tanto com esta história, confeso que não estava muito empolgada com o livro, mas assim que comecei a ler,  minha opinião mudou totalmente. Ja li livros deste autor no estilo suspense e gostei muito da nova empreitada no romance.

    Vanessa - Balaio

    ResponderExcluir
  2. Oi Van, vi sua resenha ontem e adorei!
    Claro que um livro assim só merece elogios sempre, não é?!
    Obrigada por seu comentário!

    ResponderExcluir
  3. Eu já li livros policiais do James Patterson, e gostei bastante... esse tem mais jeito de ser drama, né??
    Vou por na listinha...rss
    beijos,
    Dé...

    ResponderExcluir
  4. Olá , meu blog esta de cara nova e percebi que o
    link-me que estão usando do meu blog é o antigo! E gostaria de pedir para que
    trocassem. Beijos http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nada desse autor, mas eu pensava que ele era mais de suspense. Bom c vc lembrou d Nicholas Sparks lendo esse livro, então vou gostar sim. =D

    @dnisin
    www.docesmeninas.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Lena.

    Comprei esse livro e chegou hoje.

    Não vejo a hora de lê-lo, porque espero há anos por seu lançamento aqui no país, desde que assisti ao filme baseado nele, que é lindo demais e comovente.

    Sabia que você ia ter fortes emoções, porque imagino que o livro deve ser melhor ainda do que o filme que me trouxe lágrimas no final, porque não aguentei. :)

    Assista que você vai amar!

    Li romances de suspense desse autor e apreciei muito. Quero ver como é sua narrativa nesse gênero.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Eu admiro o Nicholas Sparks, mas tem que ter muita coragem pra ler seus livros...Se James Patterson segue a mesma linha do Nicholas, então vou pensar muitooo histórias muito triste não tem vez, sou muito chorona.

    Beijos
    Luciana - Apaixonada por Romances

    ResponderExcluir
  8. Ai que vontade ler este livro,amei a resenha.
    Luciane Oppelt

    ResponderExcluir
  9. Gosto muito dos livros deste autor e este livro já está chamando a minha atenção desde a primeira vez que o vi. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  10. Já entrou na lista de futuras aquisições,andei folheando o que a Thalita ganhou,e tenho certeza que vou me apaixonar e chorar rios com a história.

    ResponderExcluir
  11. Oi Leninha!
    Posso separar o lencinho então? rsEssa é a primeira resenha do livro que leio e adorei!
    Quero ler!

    Bjos

    ResponderExcluir
  12. Li recentemente dois livros do James Patterson e gostei
    muito do estilo.No entanto esse parece um livro bem diferente. Não sei porque
    desde que vi a capa associei com livros do Nicholas Sparks! Agora estou curiosa
    para conhecer esse outro lado do autor.
    Bjkas.

    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar


     

    ResponderExcluir
  13. Tb gostei demais deste livro. Não contive as lágrimas!
    Tb achei estilo Nicholas Sparks. Emocionante, tocante...

    Bjo.
    www.livrosfilmesemusicas.com.br

    ResponderExcluir
  14. Lena, comecei a ler ontem.

    E está muito emocionante, porque lembra demais o filme.

    Quando terminar, volto aqui pra conta minha impressão.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Perfeito e emocionante.
    Adoro James Patterson

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!