Livros que viraram Filmes.

Hoje o blog recebe a visita da blogueira e amiga convidada, Naty.

Muitos sempre fazem críticas sobre livros que viraram filmes, vamos ver qual a opinião na visão de uma blogueira que já leu várias adaptações.

Naty o espaço é seu, fique à vontade!

A adaptação deve dialogar não só com o texto original, mas também com seu contexto, [inclusive] atualizando o livro, mesmo quando o objetivo é a identificação com os valores neles expressos.
(XAVIER, 2003, p. 62)


Um leitor ávido não abre mão de uma boa leitura, já o cinéfilo dirá que nada se compara ao prazer do cinema.  E o que dizer de uma pessoa que é um leitor ávido e um cinéfilo de carteirinha?! É uma loucura, rs.


Posso dizer que os dois estão intrinsecamente ligados, pois quantos livros não viraram filmes?! Grandes clássicos do cinema, mas também aqueles filmes trash foram baseados em livros e quantos filmes acabaram tendo seus roteiros transformados em livros.


Mas essa dobradinha também gera muitas polêmicas. São vários e vários fãs de livros que reclamam quando eles são adaptados, que o livro SEMPRE é melhor... Lembram do Senhor dos Anéis, Harry Potter (só para citar alguns)?


Concordo e ao mesmo tempo discordo com isso. São linguagens diferentes, não há como um filme retratar fielmente o que acontece num livro, e por vezes não há escrita que passe a mensagem que uma imagem nos passa. Afinal não foi à toa que surgiu a máxima "uma imagem vale mais que mil palavras".


Recentemente li
Sangue e Chocolate, de Annette Curtis Klause. Fiquei tão encantada com a história da menina loba que corri para ver o filme. Fiquei decepcionada, porque esperava ao menos que o cineasta fosse fiel à história, mas ele mudou os personagens, o cenário... tudo para que o filme se transforme numa história de amor com personagem "esperado". Será que histórias de amor na qual a personagem principal termina com o ‘mocinho’ vendem mais?! Quem viu o filme, sem nunca ter lido o livro, se encantou com a coragem de Aiden e Vivian.

Por isso, sempre que posso confiro os dois, se tenho o livro leio, se o filme sai antes assisto, mas sempre lembrando: linguagens diferentes acaba por vezes resultando em uma obra diferente, mas não menos empolgante.


O site CineSéries fez um post super bacana sobre as 20 melhores adaptações de livros que foram diretamente para os cinemas. Vale a pena dar uma conferida clicando
aqui.

Gostaria de agradecer à Leninha pelo convite e desejar muitos anos de vida ao Sempre Romântica. 

Para finalizar, vou deixar um comentário feito pela drª Maria Eugênia Curado, em seu ensaio Literatura e Cinema: adaptação ou transformação?

Ao se verificar as relações existentes entre o texto literário e o cinematográfico, merecem respeito às características peculiares de cada um deles, uma vez que, ao escrever um romance, o autor não o faz pensando em termos de roteiros cinematográficos; seu objetivo é, evidentemente, literário. Sendo assim, a possibilidade de transformação de uma novela ou romance para o cinema é uma forma de interação entre mídias, a qual dá espaço a interpretações, apropriações, redefinições de sentido. O filme passa a ser, então, apenas uma experiência formal da mudança de uma linguagem para a outra, porque o escritor e o cineasta têm sensibilidades e propósitos diferentes.




Sobre Natália Alexandre: Uma pernambucana apaixonada pela Bahia. Engenheira e blogueira. Dona de um blog muito cut chamado Menina da Bahia que vale a pena conhecer!





♥•.¸¸.•♥´¨´♥•.¸¸.•♥•.¸¸.•♥´¨´♥•.¸¸.•♥•.¸.•♥


PS: Não esqueça que comentando nos posts de Aniversário do blog em todo mês de Outubro você concorre a Kits de marcadores Exclusivos! Conto com a participação de todos! 

10 comentários

  1. Também acho que são linguagens diferentes e por isso não devemos ver um filme esperando sentir o mesmo que na leitura do livro e vice-versa. Porém, é exatamente isso que acontece, né? Vamos cheias de expectativas e muitas vezes nos decepcionamos. Mas há que se respeitar as diversas formas de interpretação de livros e filmes!

    Abs.

    @crislayne_df

    ResponderExcluir
  2. Como você também gosto de assistir os dois e sempre digo isso, são duas linguagens diferentes. Já gostei mais do livro que do filme e já gostei mais do filme que do livro. O Caçador de Pipas, por exemplo, onde lemos muito sobre o sentimento dos personagens, achei que seria bem difícil o filme, no entanto acho q conseguiram passar a mensagem.
    O certo é não assistir já com algo concebido, até mesmo já achando que não vai gostar.

    beijos e ótimo final de semana prá vcs

    ResponderExcluir
  3. Sempre prefiro ler os livros, antes de ver os filmes, porque só assim não me decepciono.

    Mas, em contrapartida, teve ótimas adaptações que conseguiram superar em muito os livros.

    Sou fã de filmes e livros.

    Concordo com tudo o que a Naty disse.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Eu também adoro filmes! Amo livros, mas gosto de filmes! rs
    Eu também prefiro ler o livro antes do filme. Prefiro me decepcionar com o filme que com o livro... kkkk
    Mas concordo que há boas adaptações, sim! Muitas superam ps livros, com certeza!

    Bjinhos,
    Náh

    ResponderExcluir
  5. Eu prefiro os livros, nem sempre os fimes tem adaptações interessantes. Claro que Orgulho e Preconceito e O Conde de Monte Cristo foram exceções.

    Beijos
    Não deixe de visitar o Blog Apaixonada por Romances

    ResponderExcluir
  6. Realmente, quem é um ávido leitor e um cinéfilo, acaba sofrendo com os livros/filmes. Apesar de serem linguagem diferentes, acho que as vezes são cometidos grandes pecados. Adorei a série do Percy e os Olimpianos e peguei o filme para ver e fiquei bem decepcionada. Tudo ok ocom os efeitos especiais, mas achei que pecaram e muito com o livro. Também prefiro sempre ler antes e ver o filme depois. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro quando fazem filme de algum livro que eu li,tipo Marley e eu,chorei no livro e no filme,eu também tinha um Marley.
    Bjnhos.
    Luciane Oppelt

    ResponderExcluir
  8. Chorei horrores com Marley e Eu, já com o filme não consegui me emocionar. Lembra da cena das mangas e das 'pulgas'? Morri de rir, + no filme não. Justamente por isso prefiro sempre ler o livro antes de ver o filme.
    PS Eu te amo foi um deles, chorei logo na primeira página e mudaram tanta coisa no filme que fiquei com raiva, mas chorei no final do filme, apesar de diferente.
    É sempre bom poder ver os dois para comparar.

    Adorei ter participado do blog, leninha.
    E meninas, muitooooooo obrigada pelos comentários!

    Bjsss

    ResponderExcluir
  9. Eu geralmente prefiro o livro...

    Coleciono filmes e livros do Stephen King e da Anne Rice e os filmes sempre me decepcionam! O que é aquele Rainha dos Condenados? Credo!


    O livro PS Eu te amo me emocionou desde a primeira página e criei uma imagem dos personagens que não correspondeu ao filme, mas apesar da diferença eu acabei gostando do filme.

    O Senhor dos Anéis é uma leitura maravilhosa e o universo descrito no livro muito rico em detalhes, o que acaba criando uma expectativa muito grande em relação ao filme.

    Achei legal a interação entre os blogs!

    Abraço

    ResponderExcluir
  10. Eu gosto de conferir os dois também, mas sempre prefiro ler primeiro >< o filme acaba atrapalhando a minha leitura (porque restringe minha capacidade de imaginar e criar o que o autor não deixou bem claro na história).
    Normalmente, eu acho os livros melhores >< heheh Não tem jeito...

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!