Autor Convidado: Enderson Rafael (@endersonrafael)

Em Homenagem aos 4 anos do Blog Sempre Romântica, claro que não poderia faltar os autores, aqueles queridos que contribuiram com livros para serem resenhados no blog, e que ganharam meu respeito e admiração, pela luta que enfrentam na divulgação de seus trabalhos.

O espaço é deles, para escreverem o que quiserem, até por que eles fazem parte do blog, hoje, como autores convidados.

E com vocês...
Lucas, Thaís e Enderson Rafael

Era uma vez uma história de amor, como essas que a Lena adora ler. Sempre fui meio romântico, desses que gosta da mesma guria por séculos. Quando eu fosse contar uma história, seria de se esperar que ela fosse de amor. Era época de Copa do Mundo, e na cidade que eu morava, as pessoas iam assistir aos jogos na rua, em frente a telões. E eu sempre buscando a musa que daria graça à minha vida. E foi assim que nasceu “Lucas e Thaís”. Foi um livro que de certa forma, começou a se desenhar na minha mente dois anos antes. 
Uma nova versão de “Romeu e Julieta” havia chegado aos cinemas. Estrelando Leonardo DiCaprio e Claire Danes, magistralmente dirigidos por Baz Luhrmann. Eu saí encantado com aquilo. Todo mundo já conhecia a história, sabia o final, inclusive, mas eles fizeram de um jeito tão bacana, atemporal, eterno. A mais famosa história de amor do Ocidente conseguira ser novidade mesmo após 400 anos... Então, em 1998, comecei a escrever um romance épico também, entre estes dois jovens. O nome Lucas eu escolhi, pois era um nome que eu gostaria de ter tido – ao invés de Enderson, que eu provavelmente não teria escolhido se tivesse tido a opção. Já Thaís é o nome da primeira menina por quem lembro de ter me interessado, nos meus agora longínquos 7 anos de idade. Aprendi muita coisa com o romance destes dois. Aprendi o ritmo que um livro deveria ter, o quão fácil era se perder numa redação de milhares de palavras, o quão importante era saber onde se queria chegar. 
Mas você nunca ouviu falar deste livro, não é? O motivo é bem simples. Ele foi manuscrito – mesmo, num caderno! – e nunca foi terminado. Mas não fosse por ele, talvez eu não tivesse escrito “Todas as estrelas do céu” no ano seguinte. E depois escrito os roteiros de cinema de “Geribá” e “Mil Mares”, nem os ensaios “Propaganda e Marketing para vestibulandos, calouros, curiosos e simpatizantes” (publicado em 2006) e “O bom ateu”, e finalmente, não teria escolhido justo para um dos protagonistas do meu próximo romance, “Três Céus”, um Lucas – que passa boa parte do livro em busca de uma Thaís.   

Minha relação com os livros de outros autores é de imenso carinho, respeito, e muitas vezes, uma admiração que beira o “que raiva que eu não tive essa ideia antes!”. Já com os meus próprios livros, nem é tão diferente assim. Tenho carinho imenso por eles, respeito, e às vezes me surpreendo com trechos que acredito serem melhores do que eu poderia criar de propósito. 
Quando a gente escreve, é como se estivéssemos lendo, e por mais que eu sempre saiba o final, boa parte do livro se revela pra mim só um pouco antes de se revelar pra vocês. E é pra vocês, pessoas como a Lena, tão atenciosa comigo e minhas obras, que escrevo. Que nossa amizade literária perdure por muitos e muitos anos, como o blog Sempre Romântica, um lugar onde meus livros, sempre românticos, sentem-se em casa. 





Enderson Rafael é autor de "Todas as estrelas do céu"(Ed. Novas Ideias, 2010) e do inédito "Três Céus", e faz parte do grupo Novas Letras, que faz encontros e debates com leitores por todo o país.


 


♥•.¸¸.•♥´¨´♥•.¸¸.•♥•.¸¸.•♥´¨´♥•.¸¸.•♥•.¸.•♥


PS: Não esqueça que comentando nos posts de Aniversário do blog em todo mês de Outubro você concorre a Kits de marcadores Exclusivos! Conto com a participação de todos! 


10 comentários

  1. O Ende é um fofo, como sempre :)
    Tô esperando ansiosa ano que vem, a publicação de Três Céus!

    Lindo post!

    ResponderExcluir
  2. Oinn Ende. Sempre dizendo coisas tão lindas e simples ^^
    Adorei ;)
    Doida pra ler Três céus!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto do Enderson, que é muito singelo e acaba tocando-nos, seja através de uma palavra ou de suas histórias encantadoras.

    Já li "Todas as Estrelas do Céu" e chorei muito no final. Ansiosa para que suas outras obras sejam lançadas logo, logo, para conferir de pertinho, especialmente "Três Céus".

    Fico muito feliz em ver o quanto a literatura nacional está fazendo cada vez mais sucesso!

    E contando sempre com o nosso apoio incondicional, porque nossos autores merecem, já que talento e criatividade eles têm de sobra.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, adorei o texto!
    da pra sentir o carinho do autor nas palavras, o gosto pela leitura, pela escrito, pelos livros!!

    e, parabens ao blog pela escolha!! ^^
    :D

    ResponderExcluir
  5. Ahhh que lindooo!

    O Enderson é muito querido!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Que vontade que deu de conhecer o Lucas e Thaís,adoro romances.
    Bjnhos.
    Luciane Oppelt

    ResponderExcluir
  7. Letícia Damas- leticiadamas@yahoo.com.br20 de outubro de 2011 às 15:03

    Sou apaixonada pelo filme Romeu e Julieta também! Tanto que fiquei toda derretida...
    Ver um homem "meio romântico" hoje em dia isso sim me surpreendeu! Vc é humano ou é homem mesmo? rsrs
    To brincando, é que hj em dia homens que tem essa sensibilidade estão tão raros na vida real que fiquei até boba de ver seu talento e carinho!
    Quero muito ler seus livros!
    Parabéns Bjos da Lê

    ResponderExcluir
  8. Eu nunca li nada do Enderson. É. Vergonhoso, eu sei. Tenho muita curiosidade à respeito de "Todas as estrelas do céu" que foi tão comentado nas redes sociais por tanto tempo...
    Adorei ter um gostinho da escrita dele... Simples, singela, mas extremamente rica de sentimentos!
    Adorei!

    Bjus,
    Náh

    ResponderExcluir
  9. Ende,

    se for se chamasse Lucas não ia nos chamar tanta atençao como Enderson Rafael..hehehe

    Além de um escritor que captura toda a nossa atenção é o que mais nos cativa, com esse jeito romantico de ser.

    Mto bom saber mais um pouquinho de vc e de suas historias.

    Que venha LOGO Tres Ceus...

    Bjos,

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!