Nomeando os personagens de uma livraria!


Hoje resolvi fazer um post diferente. Me veio à cabeça depois de vários anos de experiência na compra de livros, fazer tipo um manual de identificação de prováveis compradores de livros. Cada pessoa tem um jeito de se comportar na livraria, pequenos gestos e atitudes comportamentais que os distingue.


As pessoas que encontramos numa livraria podem ter vários perfis, veja abaixo alguns tipos fáceis de identificar!


O Nato:

Ele entra na livraria já com a certeza da compra, só não sabe bem qual livro, por que na sua cabeça as opções são vastas. Ele pode vir com uma lista em mãos ou já se dirige à estante de seus livros preferidos ou lançamentos. Esse com certeza leva um livro!


O Impulsivo:

Ele bem que resiste, mas acaba entrando na livraria. Folheia tudo que encontra, lê páginas e mais páginas de livros e escolhe vários. Mesmo que não leve todos os que separou, sempre leva mais do que consegue ler.


O Intelectual:

Esse entra na livraria com um olhar amplo, dá uma de pessoa bem informada. Lê as sinopses, passeia pelas estantes de livros técnicos, folheia as revistas e sempre compra... Nem que seja para não sair com as mãos vazias.


O Informativo:

Esse conhece de tudo um pouco, é um eterno amante das capas dos livros. Sempre que encontra uma pessoa em dúvidas já vai logo dando uma lista de dicas de livros que ele já leu e que em sua opinião é uma ótima leitura. Geralmente tem todos os livros que folheou e fica chateado se a pessoa não compra o livro que ele indicou.


O Apaixonado:

Esse já chega à livraria agarrando os livros, passa as mãos nas capas, cheira, folheia com o maior cuidado. Fica triste se o livro estiver amassado ou arranhado. Dá suspiros quando encontra o livro que está querendo em promoção e  sabe que não tem dinheiro suficiente. Levaria todos os livros se pudesse pagar.



O Específico:

Já sabe o que vai comprar, só lê um gênero e não dá chances para outros. Sempre compra, mas nunca aceita opinião de ninguém, chega a ser chato, por que para ele só o que ele lê é que é bom.


O Pseudo-Intelectual

Aquele que quer ser o intelectual, ele não compra, mas dentro da livraria ele se faz de culto e sabedor do assunto. Suas estantes preferidas são os dos clássicos, por que ele quer "causar". Entra na livraria apenas para se dizer culto, o que na verdade ele não é. Foge das estantes de livros mais vendidos. Romances, YA, ele não lê isso!


O Inseguro

Vai direto para a estante de Autoajuda. Não tem dó de levar livros e mais livros do gênero, só fica preocupado se estão olhando o que ele está escolhendo e sempre esconde as capas até chegar ao caixa.


O Excitado

Entra na livraria, parece uma pessoa normal, mas quando vê um livro que ele quer, agarra o danado dando gritinhos, Ai não acredito, ai meu Deus, que lindo, eu quero, é meu!



O Não leitor

Esse entra na livraria por engano, quando vê aquele monte de livros resolve dar uma olhada.
Pega o livro que chama sua atenção, sente o peso, olha quantas páginas tem e parte para o próximo. Quando sente que já deu para disfarçar o engano, vai embora aliviado por sair daquele lugar estranho.



O Econômico:

Esse esta com o dinheiro contado para apenas aquele livro que foi comprar. Passa pelas estantes sem nem olhar. Pede informação para o vendedor da localização do livro, o pega e vai direto para o caixa. Evita olhar para os lados para fugir das tentações. Paga e vai embora correndo!



Pronto, esses são alguns tipos de perfis fáceis de identificar. Se você conhecer outro, diga ai nos comentários. Vou adorar conhecê-los também.


Contribuição da Tonks (Romances in Pink) na elaboração de  alguns perfis, agradeço!

14 comentários

  1. kkkkkkkkkkkkk eu sou uma mistura de nato com apaixonado rs bjs

    ResponderExcluir
  2. kkkkkk
    Simplesmente adorei, Lena e Tonks!
    Muito, muito bom!
    Eu adorei todos... Acho que faço mais o tipo "Apaixonado", sempre quero mais do que posso! kkkkkk
    Bjus,
    Náh

    ResponderExcluir
  3. hahhaha amei

    acabei de vir da saraiva e poderia fácil encontrar esses tipos descritos!

    parabéns pelo post

    p.s- sorry mas no pc do trabalho s;o consigo comentar de anonima :(

    Bjos
    Raffa Fustagno
    http://livrosminhaterapia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Adorei, apesar de me identificar com mais de um, acredito que faltou um especifico para mim.

    Sou aquele tipo que vai, olha tudo, suspira apaixonada, mas não leva nenhum... kkk

    Na verdade leva papel e caneta para anotar o nome dos desejados e quando chega em casa vai comprar pela internet... kkkk

    Adorei Lena.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Quando eu vou na livraraia eu faço o papel de apaixonada e excitada e tb do indeciso, pois quero levar todos mais não posso e tenho escolher qual posso levar entre tantos, rs

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Olá, Lena.

    Adorei esse post e quero agradecer pela Ana ter contribuído nele também. Ficou divertidíssimo.

    Ri muito!

    Eu me encaixo exatamente no nato e apaixonado, contrabalançando com o informativo e o econômico também. (risos).

    Devia ter os Compulsivos Anônimos também. (risos).

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Lena.

    Bom eu fico no meio termo entre o Leitores Apaixonado, O Excitado e o Específico.

    Beijos
    Luciana

    ResponderExcluir
  8. Adorei!!!! Estou entre o Apaixonado e o Excitado!!! Fico louca em uma livraria!!!!

    ResponderExcluir
  9. Adorei a postagem!

    Eu sou o estilo Apaixonado, mas de vez em quando o Econômico, porque a vontade de comprar todos os livros sempre é maior do que o dinheiro para comprar >.<
    hehehehe

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Eu sou como a Juliana Vicente, vai na livraria, se apaixona por quase todos, cheira, alisa, mas o dinheiro nunca dá, então vai embora e procura as promoções pela internet, de preferencia com frete gratis rsrsrsrs...
    BEijos meninas e adorei o post

    ResponderExcluir
  11. Oi Lena, Sou do tipo Sonhadora Necessitada, vou a livraria, vejo, suspiro, sonho e não levo nenhum, estou desempregada um tempão e não tenho como comprar, então só sonho!

    ResponderExcluir
  12. Leninha,

    eu sou uma mistura do apaixonado com o excitado...

    Adorei o texto.

    Bjos,



    PS: Qual é vc? risos

    ResponderExcluir
  13. Amei o post
    Sou um pouco de vários destes perfis, mas me identifiquei mais com "O apaixonado" *-*

    Beijinhos
    Izabella Melo.

    ResponderExcluir
  14. Ótimas observadoras, vocês! Faltou falar do que vai lendo o livro aos bocadinhos na livraria mesmo. Sabe aquele que segue à risca o dito de grão em grão a galinha enche o papo?...rs Mistura de durango com espertinho. Perito em ciscar pelas beiradinhas.

    E o que vai com papel e caneta em mãos só para anotar os títulos e comprá-los nas livrarias online? Mistura de leitor organizado com econômico aka durango.

    Vixi...acho que vou parar por aqui. Esse negócio vicia...rs

    Muito bom, meninas!

    Beijocas

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!