Crocodilo Sonhador - Vanda Amorim

Mais uma resenha da Nanda aqui no seu cantinho, hoje com vocês: Crocodilo Sonhador - Vanda Amorim

Sinopse


Crocodilo sonhador, romance de estréia de Vanda Amorim, prefaciado por José Renato Nalini (presidente da Academia Paulista de Letras), é rápido como a vida atual. Escrito em linguagem fluente e capítulos curtos, por vezes curtíssimos, cria um pequeno painel dos relacionamentos modernos. Aqueles das pessoas comuns, em que não faltam, no entanto, as circunstâncias adversas e as vicissitudes, as marcas do tempo. Como afirma José Renato Nalini no “Prefácio”: “Os personagens de Vanda Amorim são reais. Têm história, têm endereço, têm profissão. Os laços de afeto e repulsa lembram a corrente afetiva já explorada na poesia. Pois Eugênia amava Júlio, que amava Eduardo, que procurou, à sua maneira, amar Eugênia, que descobriu que o amor verdadeiro era Gabriel. Rede conflituosa de sensações turbulentas ata e desata vários destinos”. Gabriel que “tem gosto de lágrima, cheiro de saudade e rosto de esperança”, e foi um dos “acertos” – e também um dos grandes “erros” – da vida de Eugênia. O livro é, na verdade, uma rememoração dos erros e acertos dessa vida, a começar de um primeiro amor adolescente na cidade do Porto. Um amor que quase desanda em tragédia. Mas é, porém, substituído por outro. Maior talvez, e que se revela, por sua vez, repleto de dramas. Brigas, expectativas de gravidez, inseminação artificial, separação. E também reencontro. Ou melhor, reencontros. Qualquer semelhança com a vida não é mera coincidência.

Temos aqui um romance mais denso. No início da narração, Eugênia, nossa protagonista, começa a relembrar os últimos anos de sua vida, suas escolhas, ações e consequências destas. 

Logo aos 17 anos ela recebe o primeiro golpe quando Julio, seu namorado há quatro anos, termina o namoro a deixando abalada e depressiva. Anos depois, no 2º ano do curso de Direito, Eugênia conhece Gabriel, um estudante de medicina. A atração entre os dois é instantânea e em menos de dois anos eles já estão noivos. Todos adoram o casal e as famílias estão muito satisfeitas com a união. Porém, Julio reaparece e faz algumas revelações a Eugênia que novamente a deixam muito abalada, encontrando apoio na companhia de Eduardo que também estuda Direito com ela. Muito confusa com seus sentimentos, ela abandona Gabriel pra ficar com Edu, deixando Gabriel completamente arrasado.

Abordando temas como homossexualismo, agressões morais e físicas, doenças sexualmente transmissíveis, vinganças e outros, Vanda Amorim nos conduz por um enredo maravilhoso, cheio de idas e vindas e nos mostra que apesar das escolhas erradas que fazemos, a vida sempre nos dá uma segunda chance. Gostei muito!



Resenha by Leninha AQUI

5 comentários

  1. Eu não consegui gostar desse livro :X
    Achei ruinzinho...

    Quero ler o novo dela, pra ver se mudo de opinião quanto a autora...

    Beijocas,
    Lariane

    ResponderExcluir
  2. Esse livro nunca me chamou atenção. Quem sabe em outra fase das minhas leituras. rsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Gostei da capa e principalmente da resenha então vou dar uma chance e colocar na lista

    ResponderExcluir
  4. Eu não li esse, mas li O Deus não abandona ,nossa amei, a muito não lia um livro que me prendesse como ele ,pra mim ele´10, beijinhos.

    ResponderExcluir
  5. Adorei o Crocodilo Sonhador, não sou muito de ler, mas esse livro me preendeu nele até o final, e logo em seguida que terminei de ler, a autora Vanda Amorin foi até minha escola contar mais sobre o livro, e fez com que  eu e muitas outras pessoas ficasse mais apaixonado ainda mais pelo livro, e entrando como o meu livro Favorito.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!