O que Falta ao Tempo - Ángela Becerra

O livro conta a complicada história de Mazarine, uma jovem estudante de pintura parisiense que vive sozinha numa casa no Quartier Latin. De hábitos excêntricos, Mazarine tem apenas três mudas de roupa, caminha descalça pelas ruas da cidade, levando nos ombros um longo casaco preto que chega até os pés e, no pescoço, um medalhão. Apesar disso, Mezarine consegue levar uma vida aparentemente comum aos olhos dos demais cidadãos de Paris. Mas assim que sua admiração por um dos professores do curso chega às raias da idolatria, sua história começa a tomar outra direção. Cádiz, de 60 anos, é um célebre e respeitado pintor cujo prestígio se mantém, mesmo não tendo produzido nenhuma obra relevante nos últimos tempos. Suas esperanças de renascimento artístico estão depositadas no talento natural de Mazarine para a pintura, mas essa ligação entre professor e aluna logo assume os contornos de um caso tórrido. Paralelamente ao desenrolar dessa relação, os integrantes de uma estranha seita começam a rondar e espionar a casa da jovem, em busca de algo que teria sido escondido ali há décadas. Sem ter ideia do que seja, Mazarine se vê repentinamente em perigo. 

Um livro muito interessante, até pela sua linguagem um pouco diferente, bem mais elaborada. Nota-se o cuidado da autora com as palavras e com a narrativa quase poética. 

Li o livro em pequenas doses. Logo no início um mistério se apresenta na imagem de uma santa, um personagem que aparece no livro criando um universo de mistério e um certo ar sombrio.

Mazarine é um doce de personagem, uma órfã que guarda entre as paredes de sua casa um mistério. E que encanta com seu jeito um tanto quanto peculiar. Ela fascina não só o personagem Cádiz, mas também o leitor

Ele, um pintor em crise, que se prende à sua arte na eterna busca de recuperar através dela lembranças de um passado vibrante. Porém apesar da sua experiência, se vê fascinado pela simplicidade e profundidade do talento da sua aluna. 
Senti em alguns momentos um toque de inveja por parte dele, mas como na leitura ele é um excêntrico pintor, isso passa com certa naturalidade.

O livro mostra com doçura quase palpável a luta entre a razão e a paixão, entre o que  é certo e errado, num desatino de emoções que deixa a leitura super intrigante.

Para ser lido com todo o foco. Durante a leitura não se atenha a nada ao seu redor. Essa é a típica história que penetra na alma do leitor, mas os desatentos podem perder os detalhes embutidos nas entrelinhas.

Fatos improváveis, um mistério contundente, personagens apaixonantes e complexos, o bem e o mal, perguntas sem respostas, uma seita misteriosa, tornam o livro um achado quase poético. Quem busca um livro com um estilo mais adulto vai adorar com certeza.

Recomendo para todos!

26 comentários

  1. Estou alternando entre ele e 'Boudica' rs

    Ainda estou no comecinho, mas espero gostar tanto que nem você =D
    Muito linda a resenha!!
    Beijos *.*

    ResponderExcluir
  2. Olá, qerida,

    Me apaixonei por sua resnha, a única questão que não posso deixar passar sem comentar e, de certa forma, reclamar e do passarinho do twitter voando pela página. É uma pena ele atrapalhar tanto a leitura de um texto feito com tanto capricho e carinho.

    Ele para no meio do texto e é necessário mexer a página para cima e para baixo para poder finalizar a leitura.

    parabéns pelo trabalho que realizas.

    ResponderExcluir
  3. Lena a capa é muito linda, mas acho que não é meu estilo de livro.

    Quem sabe se eu encontrar em um sebo eu compro.]

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Leninha,

    gosto de livros com esse mote, que prenda a atenção.

    Vc se superou nessa resenha. Parabéns

    Anotando a dica.

    Bjos,

    ResponderExcluir
  5. O que chamou a minha atenção aqui é que o livro parece ser bem diferente. Fiquei curiosa.

    bjokas

    ResponderExcluir
  6. Gostei da dica Lena,apesar de estar fugindo de comprar livros agora,depois que ler a pilha que está a minha espera,posso pensar em comprar mais.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Leninha.

    A capa é adorável e, desde que li a sinopse, ele chamou-me a atenção e só reforçou ainda mais a minha curiosidade com os seus comentários, porque aprecio muito esse estilo.

    Sempre é bom variarmos nas leituras e é tão gratificante quando lemos algo que de alguma forma acaba engrandecendo-nos.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Nossa, Leninha! Que livro delicioso - parece ser uma história maravilhosa! Adoro livros que nos acrescentam alguma coisa, e esse parece ser desse tipo =)

    ResponderExcluir
  9. Olá, Leninha!
    Sua resenha me chamou a atenção a esse livro, que parece super interessante.
    Amo histórias que tenham mistérios, pois dessa forma, nos prendemos mais ainda à narrativa, querendo lê-la rapidamente para desvendá-los.
    Creio que irei gostar bastante de "O que falta ao tempo"!

    Beijo*;
    @BrinaSophie

    ResponderExcluir
  10. Quando eu li a sinopse achei o livro tão estranho, uma mulher q anda descalça pelas ruas ... + agora lendo a resenha, estou curiosa. E o título tb, o q será q tem haver, se é q tem alguma ligação com a história né.

    @dnisin

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito da resenha! Deu muita vontade de ler este livro!

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia o livro, mas o estilo parece bem interessante. Terminei de ler Anna e o Beijo Francês domingo e estou em uma fase bem parisiense... gostei da possibilidade de ter uma visão diferente de Paris nesta obra.
    Isso sem mencionar que a capa é linda...
    Vai para listinha de desejos.
    Bjkas,

    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar

    ResponderExcluir
  13. Gostei bastante da resenha, da sinopse e, é claro, da capa! Acho que nunca li um livro assim, que retrata a vida de uma pintora e que tem esses hábitos tão incomuns. Espero que seja uma leitura agradável e eu consiga me surpreender, pois adoro livros que dependem dos detalhes para fluir! :D

    xx

    Only The Strong Survive

    ResponderExcluir
  14. Eu vi a sinopse desse livro e achei que a estória combinava com o estilo Pedro Almodóvar de filmes.
    Realmente estou interessadíssima em ler após a sua resenha!!!

    ResponderExcluir
  15. Não é o meu estilo de livro habitual, mas vale a pena mudar um pouco.
    Gostei da resenha. =)

    ResponderExcluir
  16. Quero muito ler esse livro,de cara
    eu achei a capa muito linda e a resenha ficou ótima Leninha.Adoro livros que tem esse toque de mistério,essa pegada de seita misteriosa é muito boa.

    @Agda01

    ResponderExcluir
  17. Parece que este livro tem tudo o que eu gosto: mistérios, romance e paixão, o bem e o mal e é bem escrito. Fiquei bastante interessada nele. a resenha é muito boa!

    ResponderExcluir
  18. Acho que esse livro tem um ótimo enredo! Espero poder ganhar a PROMOÇÃO e lê-lo.

    ResponderExcluir
  19. No começo da descrição senti um quê de Jane Eyre, que estou tentando ler a duras penas, pelo fato da garota estar em uma situação miserável. Mas depois parece que a história é bem mais complexa e a autora parecer estar escrevendo a história como se estivendo pintando uma tela com violência, mas talvez foi só impressão minha =X
    Parece interessante... afinal, o que falta ao tempo?? Fiquei curiosa! XD

    ResponderExcluir
  20. esse livro me marcou desde que li a primeira resenha, o fato de ela andar descalça e ser a esperança de renovação da inspiração de cadiz é lindo! espero ler em breve!

    ResponderExcluir
  21. Conheci esse livro ainda agora.
    Acabei de ver outra resenha no Viajem Literária e amei a história.
    O mistério que a envolve já me conquistou e com certeza, quando tiver a oportunidade, vou ler.

    ResponderExcluir
  22. Parece ser uma leitura incrível e centrada, foge um pouco dos temas que eu geralmente leio (tirando mistério, porque amo um mistério). Fiquei com vontade de ler. Agradável e diferente.

    ResponderExcluir
  23. Achei engraçado o fato de ela ter apenas 3 mudas de roupas =). Parece ser um livro excelente!

    ResponderExcluir
  24. Provavelmente é uma leitura interessante, não deve ser aqueles livros chatos que você lê, lê, lê e parece que nunca a estória vai engrenar e ficar divertida.

    ResponderExcluir
  25. adorei, parabéns hoje é tão difícil ser escritor.

    ResponderExcluir
  26. Parece uma históra muito envolvente. Mistura o amor a arte, a mistura de sentimentos e todo um suspense e mistério que pelo que relatastes vai nos envolver. Vejo que é importante ficar atenta a todos os detalhes.

    Gosto de leitura assim!!! Que a soret esteja do meu lado !!!

    Beijos

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!