Questões do Coração - Emily Giffin

Tessa Russo é mãe de duas crianças e esposa de um renomado cirurgião pediatra. Apesar dos avisos de sua mãe, Tessa recentemente abriu mão de sua carreira pra se focar na família e na busca da felicidade doméstica. Ela parece destinada a viver uma boa vida. Valerie Anderson é advogada e mãe solteira de Charlie que tem apenas 6 anos e nunca conheceu o pai. Depois de muitas decepções, ela desistiu do amor - e até mesmo das amizades - acreditando que é sempre mais seguro não ter muitas expectativas. Embora as duas mulheres vivam no mesmo subúrbio de Boston, elas tem muito pouco em comum além do amor pelos filhos. Mas numa noite, um trágico acidente faz suas vidas se encontrarem de um jeito inesperado. Em uma história alternativa e com vários pontos de vista, Emily Giffin nos emociona com um livro luminoso em que boas pessoas são pegas em circunstâncias insustentáveis. Cada um sendo testado de maneiras que nunca pensaram ser possível. E cada um deles descobrindo o que realmente importa.

Os dois lados de uma mesma moeda foi assim que vi o livro! Tess e Valerie não se conheciam, mas tiveram suas vidas interligadas pelo destino. Duas mulheres diferentes, dois mundos que se chocam, três corações em risco.

Tess é uma mãe devotada que abriu mão de sua profissão para se dedicar à família, tem um casamento visto por muitos como perfeito, mas que está passando pela crise dos 7 anos, aquela onde os casais vivem as dificuldades de uma nova adaptação, onde a rotina passa a ser uma constante e que abala qualquer relacionamento.

Valerie é uma mulher independente que leva sua vida de forma dinâmica, que só tem um amor na sua vida, seu filho Charlie.

Então um grave acidente transforma a vida de Valerie, de repente a mulher segura e autossuficiente se torna uma mulher que precisa de ajuda, de um apoio, de um ombro amigo. Então surge em sua vida Nick, o esposo de Tess, o cirurgião que cuidará de Charlie.

Nick é um homem maravilhoso, um pai amantíssimo, um marido leal, desejado e visto por muitas como uma preciosidade. Três vidas que se entrelaçam, um triângulo que pode fazer com que vidas mudem de forma abrupta e definitivamente.

Até que ponto um relacionamento que já dura anos pode ser forte o suficiente a ponto de superar uma traição, não só a traição física, mas acima de tudo a traição de sentimentos.
Questões do coração passa um leque de emoções conflitantes e deixa o leitor em dúvidas de que lado ficar.

O livro fala de amor, de renúncias, mas acima de tudo fala de perdão!
Consegui me ver em Tess, procurando descobrir onde eu errei, e tentando sentir o que se passava no coração de Valerie.

A autora consegue envolver o leitor com uma leitura simples, mas ao mesmo tempo profunda, várias visões de um problema que encontramos em diversos lares pelo mundo afora, onde as tentações levam as pessoas a cometerem atos impensados machucando a quem mais amamos.

Eu consegui amar e odiar o livro em diversos momentos. Amei conhecer personagens marcantes e falhos, odiei algumas atitudes e atos, amei o companheirismo entre os verdadeiros amigos, odiei a frivolidade de outros.

Um livro no qual após seu término você ainda fica pensando... Será que o final foi feliz? Feliz para quem? Será que alguém tem culpa?
Um emaranhado de questões que na minha visão, nem mesmo o coração mas bem preparado seria capaz de resolver.

O livro traz uma carga dramática e uma complexidade emocional que pode afastar o leitor que deseja apenas uma leitura como distração.

Gostei muito do livro, até por que é o tipo de mote com um drama real que me prende, recomendo que vocês leiam o livro e tirem suas próprias conclusões.


17 comentários

  1. Parece ser um livro bem denso e marcante.

    "O livro traz uma carga dramática e uma complexidade emocional que pode afastar o leitor que deseja apenas uma leitura como distração."

    Estou num momento mais relax, mas se precisar de algo mais dramático vou procurá-lo.

    bjokas

    ResponderExcluir
  2. Parece ser interessante!
    Boa indicação!

    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  3. Penso que irei gostar desse...gosto das temáticas capazes de me envolver emocionalmente. Beijocas!

    ResponderExcluir
  4. Eu não estou no momento mais relax como a Ana, então acho que eu pulo, se a carga for muito dramática eu caiu junto, minha vida já está um drama para ler drama..rs
    Deixa para a próxima..rs
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Puxa, que lindo! estou com este livro ali me olhando da estante e ainda não tive tempo para ele.Mas pelo que escreveu é muito bom. Será que também vou odiar e amor ao mesmo tempo? adoro emoções. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Não gosto de livros sobre traição por isso, normalmente fico com muita raiva, são histórias que mexem comigo.

    Por isso estou meio que correndo desse livro rss

    teh mais

    ResponderExcluir
  7. Eu achei o livro super interessante. Essa capa é linda demais, mas nesse momento eu não leria. Acho que estou mais para livros leves, mas como te conheço sei que esse tipo de história é tua cara.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu fiquei com muita raiva, mas depois de terminar parei pra pensar. No livro do Dex(O noivo da minha melhor amiga)eu achei tão lindo, fofinho, e tudo mais.
    Então porque aqui é feio, porque é mais ou menos a mesma situação, e agora eu entendo as decisões, mas não concordo com elas, não adianta..traição é traição pra mim, esse tipo não perdoo. Mas o livro acho que meio que te da um tapa na cara aqui...porque la no outro era aceitavel,o amor era bonito e aqui é feio...é pra pensar.
    beijos.

    ResponderExcluir
  9. Leninha,

    eu acho que deve ser um livro meio real, sem qualquer enfeite.

    Trazendo o ser humano como ele é, com defeitos e qualidades.

    Mas no momento to correndo de livros dramaticos, que tenhma traiçoes...hehehe

    Mas ja ta na lista e um dia vou ler e volto pra comentar novamente.

    Bjos,

    J?e

    ResponderExcluir
  10. Esse livro é ótimo, adorei a temática, na realidade todos os livros da autora são muito bons!

    ÓTIMO POST!
    Karlinha
    www.coffieandmovies.com.br
    Não deixe de ler e participar!

    ResponderExcluir
  11. Eu também achei o livro super realista, Leninha... E amei e odiei a história em vários pontos, mas o Nick eu sempre odiei.
    O final eu achei horrível, detestável e foi o que menos gostei no livro >.<

    ResponderExcluir
  12. Eu já estava curiosa para ler esse livro,agora fiquei louca...Ficou ótima sua resenha,bjs Leninha.
    Ps.estou com problemas para postar comentários.
    EVa Munhoz
    @Evinha_eva

    ResponderExcluir
  13. Oi, Lena.

    A leitura desse livro foi bem intensa, porque traz a realidade em sua complexidade.

    Tive uma relação de sentimentos conflitantes dividos entre amor e ódio, mas gostei da forma como todos os temas tão comuns e inerentes à condição humana foram abordados.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Leni!

    Parece ser um livro forte e que vai tocar muito!
    Gosto de livros assim e ele já esta na minha lista de ''futuras'' aquisições!

    ResponderExcluir
  15. Leninha amei sua resenha...
    já li o livro e sei exatamente o que vc quis falar enquanto eu tava lendo a resenha era só balançando a cabeça e concordando.
    Adoro livros que tenha uma carga dramática um pouco pesada,livros que me façam refletir.
    adorei.

    ResponderExcluir
  16. amei demais to participando,beijos

    ResponderExcluir
  17. Comprei o livro "Questões do Coração" ( http://www.viabooks.com.br/book_details.asp?cod_livro=GI5811 ), e através de buscas por resenhas acabei encontrando esse blog por acaso no Google! Naveguei pelo site e gostei muito! Parabéns! :)

    Beijinhos,
    Renatinha

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!