Morte e Vida de Charlie St. Cloud -Ben Sherwood

Um coração dividido entre dois mundos. Em uma pacata vila de pescadores da Nova Inglaterra, Charlie St. Cloud cuida dos gramados e monumentos de um antigo cemitério onde seu irmão mais jovem, Sam, está enterrado. Após sobreviver ao acidente de carro que tirou a vida de seu irmão, Charlie recebe um dom extraordinário: ele consegue enxergar, conversar e até mesmo brincar com o espírito de Sam. É neste mundo místico que entra Tess Carroll, uma cativante mulher treinando para navegar sozinha ao redor do mundo em um veleiro. O destino faz com que seu barco seja apanhado por uma violenta tempestade, trazendo-a assim para a vida de Charlie. Sua bela e incomum ligação os leva a uma corrida contra o tempo e a uma escolha entre a vida e a morte, entre o passado e o futuro, entre apegar-se ou deixar o passado para trás – e a descoberta que milagres podem acontecer se nós simplesmente abrirmos nossos corações. 

A história narra a amizade entre dois irmãos, Charlie e Sam, duas pessoas inseparáveis, que se amam acima de tudo. 
Charlie St. Cloud tem um futuro promissor pela frente, cheio de sonhos e paixões, mas que infelizmente é interrompido por um trágico acidente causado por um motorista bêbado, que acarreta na morte de Sam.

A partir desse momento Charlie passa a ter visões de Sam, no cemitério, e é ai que faz sua promessa de nunca deixar seu irmão, e passa a encontrá-lo todos os dias ao pôr do sol. Mas esse fato muda completamente a vida de Charlie, que abre mão de seu futuro para ser zelador do cemitério, podendo assim cumprir todos os dias sua promessa.

Então ele conhece Tess, uma moça linda, brilhante e encantadora que está às voltas com uma corrida de barcos, onde ela dará a volta ao mundo. A atração entre os dois é imediata e passa a alterar os planos tão bem elaborados de Charlie.

Gostei muito do livro, no princípio contado por Florio o paramédico que trouxe Charlie de volta à vida depois do acidente, no prólogo você já tem uma ideia do que esperar do livro, que depois passa a ser narrado pelo próprio Charlie, pelo menos foi o que me pareceu, pois a narrativa de Florio só volta no fim do livro.

A amizade entre Charlie e Sam e tocante,  o livro consegue passar isso com maestria, dois irmãos que abrem mão de evoluir para estarem juntos.
O romance entre Tess e Charlie poderia ter sido mais bem explorado, até por que me pareceu muito rápido, mas nada que tire o encanto do livro.
Eu, como sempre deduzi o enredo do livro logo no início, e acertei o que iria acontecer, acho que fica bem fácil para o leitor deduzir o final, tornando o livro um pouco previsível.

Um livro que fala de sonhos, de abdicação, de companheirismo, mas acima de tudo de amor. Um amor que deveria existir entre irmãos, que deveria fazer a diferença nos dias de hoje, mas que infelizmente só conseguimos ver em livros e filmes.
Um livro tocante, emocionante, que deve ser lido com o coração!
Recomendo como uma ótima leitura!

18 comentários

  1. oi, Lena!

    Ao contrário de você, não deduzi o fim, achei que a Tess tivesse morrido, por isso Charlie a via. Com esse pressuposto, criei toda uma expectativa para o fim, mas não foi como eu pensava, em absoluto.

    Acho que o livro passou sua mensagem e eu gostei muito dele, não achei que o envolvimento de Charlie e Tess pudesse ser mais elaborado, só achei o fim foi muito corrido, e depois que ela acorda poderia ter sido mais elaborado, seria lindo ler na íntegra eles se apaixonarem de novo...
    É um livro pra ficar na lembrança...
    bjussss

    ResponderExcluir
  2. Eu já tinha visto o filme, então tinha idéia do que ia acontecer, mas o filme e o livro são tão diferentes que ao final da leitura me senti enganada a respeito do filme.

    Adorei o livro, tudo nele foi maravilhoso de ser lido e foi um verdadeiro prazer acompanhar essa história.

    Adorei a resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Teho vontade de ler mas naum está nem perto do topo da minha lista...

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Comprei esse livro essa semana, não vejo a hora de chegar ra conferir se é tudo isso que falam, inclusive vc! :)

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?

    Eu ganhei esse livro em um sorteio, já vi o filme e agora pretendo ler o livro porque sempe tem algumas alterações, de qualquer forma tenho certeza que vou gostar mais do livro (*risos*)

    Beijos & Abraços

    ResponderExcluir
  6. Louca para ler esse!
    Dizem que é lindo, né?
    Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Lena.

    Não li e nem assisti ao filme.

    Desde que o vi e li a sinopse, fiquei instigada pela história e depois de ler sua opinião, só aumentou ainda mais o meu desejo de le-lo!

    Quem sabe, eu não tenha a sorte de ganahr em algum sorteio, porque comprar está difícil! :(

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Confesso que não li a resenha por medo de spoiler, mas esse livro já está aqui na pilha p/ eu ler, parece ser muito bom *.* Beijos. :*

    ResponderExcluir
  9. Adorei o livro.
    Vou ser invejosa e amanhã publico minha resenha. rsrs

    ResponderExcluir
  10. Eu já tinha lido essa resenha
    E essa historia é realmente fantastica
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Lena, cada vez que leio uma resenha desse livro, me convenço mais que eu tenho que passa-lo na frente da minha lista! Me emociono de ler aqui, imagino só quando tiver lendo o próprio livro! Lindo demais!

    ResponderExcluir
  12. Adorei a sua resenho, e concordo quando diz que falta muito o amor de irmão. Nós vemos pouco disso hoje em dia.

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi Lena, adorei o enredo do livro, vai entrar na minha lista! Ótimo início de semana pra vc! Beijinhos... Passa lá no meu blog e confere a continuação do Conto! Bye bye

    ResponderExcluir
  14. Não está na minha lista de desejos, não sei pq a história não me chama atenção... vou deixar de stand by...vai que muda meu gosto?!

    Andy_Mon Petit Poison

    ResponderExcluir
  15. Que tudo *-*
    Adorei a resenha =) Eu já estava doida para ler esse livro, agora estou doida e meia ><

    ResponderExcluir
  16. Bom dia! Vim aqui te convidar para conhecer o autor Mário Goulart. Além de aproveitar para participar do sorteio do seu livro! Te espero no Mix, segue o link da entrevista/sorteio: http://www.mixculturainformacaoearte.com/2011/03/mario-goulart-autor-do-livro-tio-heroi.html

    Abs,
    Beta

    ResponderExcluir
  17. Não assisti ao filme nem li o livro ainda, mas tenho ouvido falar muito sobre eles.
    Comprei uma ediçao antiga da Seleções que tem o livro, espero ler logo.
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  18. Ai, Leninha.

    Ontem mesmo tava falando com a Ju sobre esse livro.

    Não gostei da capa.

    Não vi o filme.

    E apesar de ter uma sinopse boa não fui fisgada.

    Mas sua resenha me deixou com vontade de ler.

    Bjos,

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!