Três Céus - Enderson Rafael

"Três Céus", um romance nas alturas! O jovem comissário de voo Lucas Luchesi está de mal com a empresa e em busca do amor da sua vida. Já Patrícia Milano é a típica garota do interior que vê sua chance de ganhar o mundo tornando-se aeromoça na cidade grande. As preocupações do comandante Fernando Villas são bem outras: salvar seu casamento. Levando suas vidas a novecentos quilômetros por hora e doze mil metros do chão, estes três personagens se descobrirão numa rotina que só os aviões podem proporcionar, sem saber que seus destinos convergem para um encontro de tirar o fôlego! 


Para começar vou falar um pouco sobre  cada um dos personagens:

Lucas é um apaixonado, que não se cansa na sua busca por um grande amor, se dedica de corpo e alma em sua profissão e nem imagina que pode encontrar sua alma gêmea bem mais perto do que ele espera.
Patrícia é uma mulher em busca de seus sonhos, idealizou um futuro e não vai descansar enquanto não alcançá-lo, sua vidinha simples com um namorado sem ambições para o futuro não é o que ela espera para sua vida, ela quer alçar voo e desbravar novos ares, viver acima de tudo.
Fernando é o pai amantíssimo o marido fiel, mas acima de tudo fiel a seus princípios que resiste bravamente às tentações das belas comissárias, que só deseja cumprir bem seu dever de piloto, mas que acima de tudo quer encontrar o amor ao voltar para casa, mas sua vida conturbada e corrida está deixando tudo muito complicado, e nem mesmo tempo ele acha para resolver.

Além dos 3 personagens principais ainda temos alguns que deram uma pitada extra ao livro, como Rai com seu humor, Thais e Gabriela duas comissárias super competentes e Joyce e Carol coadjuvantes que aparecem na trama como comissárias da empresa concorrente à de Lucas, Patrícia e Fernando até para mostrar as diferenças entre elas.

Um livro com um final eletrizante, daqueles em que se devem  apertar os cintos, respirar e aguardar o que está por vir, foi assim que me senti.

Então...
Três Céus foi mais que um presente, foi mais que uma boa leitura, foi um aprendizado!
Uma visão Humana do que se passa no dia-a-dia dos aeronautas da aviação brasileira. Uma mistura de fatos, emoções e personagens que encontramos nas viagens feitas no transporte considerado o mais rápido e seguro.
O que não pude deixar de notar foi o amadurecimento do autor Enderson Rafael um amigo querido que mostra com conhecimento de causa seu universo na visão de Lucas, Patrícia e Fernando.
Assim que comecei a ler pensei ter visto o Enderson em Deco o amigo de Lucas, mas depois de me aprofundar pude identificar o pouco que conheço do Ende em Lucas, com seu carisma, seu enorme coração, sua simpatia e acima de tudo na sua experiência como comissário.

E quando o questionei pelo Formspring ele não pode negar, segue minha pergunta:

Tem algum personagem em seu novo livro "Três Céus" que você se inspirou em você?


Boa pergunta! Bom, todos os personagens de "Três Céus" vivem algumas situações que eu vi, vivi ou soube, e outras que seriam prováveis desdobramentos de situações comuns em aviação. Mas assim como aconteceu em "Todas as estrelas do céu", em "Três Céus" um dos protagonistas me deu muito trabalho. Lucas é muito parecido comigo, e embora não sejamos idênticos nem tenhamos vivido exatamente as mesmas coisas, como quase todas as cenas dele se passam em lugares em que estive e ele vivia um momento da carreira parecido com o meu, à época foi um tanto difícil descolá-lo de mim. Só quando eu consegui o livro tomou seu ritmo definitivo.



Ao fim da leitura pude entender melhor qual a função de um comissário de bordo, que para muitos são vistos apenas como garçons durante um voo, e que na verdade depende deles a nossa segurança não apenas num caso de emergência. Eles não são apenas carinhas bonitas, cada um tem sua função e estudaram muito para estarem ali.

Acho que esse é o momento ideal para a publicação desse livro, e tenho certeza que com sua leitura muita coisa pode mudar na aviação brasileira, pois imagino que as grandes empresas não veem seus funcionários como pessoas, mas sim como máquinas de servir. 

Três Céus servirá como um alerta para que seja tomada alguma providência quanto a isso, até para melhorar a qualidade do serviço prestado pelas empresas de aviação, que hoje nos brindam com funcionários sobrecarregados e com jornadas de trabalho chegando à exaustão. Isso tem que mudar!

Adorei o livro e espero que todos possam ler em breve!

19 comentários

  1. Adorei a resenha, Leninha e fiquei morrendo de vontade de ler esse livro!!! Eu já li diversas outras resenhas sobre o outro livro do autor, Todas as Estrelas do Céu (que eu estou doida para ler), mas ainda não tinha lido nenhuma sobre esse novo livro! Espero que ele consiga publicá-lo logo =)

    Beijos,

    Nanie
    http://naniedias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gente! Eu ler demais esse lvro!
    Adorei "TodaS" e esse acho que vou gostar tb! Esse livro tem q sair logo!!!

    bjusss

    ResponderExcluir
  3. Parece mto bom mesmo!!!

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. OLá Leninha, estou retornando as atividades web! Muito boa sua resenha, nos dá a vontade de ler Três céus! Sempre ouço falar muito bem do Enderson, mas ainda não tive oportunidade de ler Todas as esrelas do ceu, mas ainda lerei com certeza, aprecio muito os novos escritores e torço por todos eles! Muito boa a metéria! Um grande abrãço!

    Laerte Lopes - Blog Medo

    ResponderExcluir
  5. Olá Leninha,sua resenha ficou maravilhosa mesmo com certeza me deixou com mais vontade de ler esse livro, então esperando ansiosa a publicação Três Céus".

    Beijos
    Lulu Apaixonada por romances

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Leninha.

    Adorei sua resenha e só instigou ainda mais a minha curiosidade a respeito desse livro, que merece ser publicado, porque tem tudo para ser mais um grande sucesso!

    Já li "Todas as Estrelas do Céu" e adorei a forma de escrever do Enderson, que é um ser humano incrível.

    Lena, fiquei feliz em saber que ele amadureceu como autor. Agora fiquei mais curiosa ainda... (risos).

    Mal posso esperar p/ ler "Três Céus" e tenho plena convicção que vou adorar, porque pelo que vi, tem todos os ingredientes de uma história excelente e, melhor ainda, com um pouco de realidade de um universo que desconhecemos um pouco. Adoraria aventurar-me no mundo da aviação, porque sempre gostei desse tipo de enredo.

    E, como não podia deixar de ser, vou ficar na torcida e expectativa para que "Três Céus" seja logo publicado e que todos nós, ávidos leitores, possamos desfrutar de mais uma história, que tem tudo para dar certo!

    Mais uma vez, parabéns, Enderson!

    Com certeza, adoraria muito lê-lo!

    Sucesso!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. O tema desse livro por si mesmo é muito interessante, acho que nunca li nenhum livro com tema parecido que nos mostre como é o dia-a-dia dos pilotos e comissários, sem falar de tudo que envolve aviação.

    Com certeza este livro fica na lista dos desejados e após esta resenha só posso torcer para que seja publicado logo e assim eu possa comprar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu quero!!!!
    A resenha esta perfeita, sei que o livro deve ser maravilho, pois o primeiro eu amei.
    Espero ler ele em breve =D

    Bjksssssssss

    ResponderExcluir
  10. Torcendo pelo Ende!
    Linda resenha Leninha.
    Beijos,
    -Leila Rego

    ResponderExcluir
  11. Leninha, sua resenha ficou maravilhosa. Realmente, nós nos enganamos com algumas profissões, até mesmo por falta de conhecimento. Muitas vezes, são preciso esses livros para respeitarmos determinadas coisas.

    Parabéns!

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Tu ja me conhece, neah, Le? E ese livro muito me interessou, gostei do resumo e da resenha1 Bjs!

    ResponderExcluir
  13. to doidinha pra ler esse livro! o Enderson tem muito talento, e considerando o tanto que Todas As Estrelas do Céu mexeu comigo, tenho certeza de que Três Céus vai me botar pra chorar também =P
    linda resenha o/
    Beijocas

    ResponderExcluir
  14. O meu Todas chegou na tarde passada e estou ansiosa pra começar a ler. Quero Três Céus em 2011!!

    ResponderExcluir
  15. oi Lena, o livro do Enderson parece ser bem bom.
    fiquei curiosa para ler e ver onde essa história vai dar. =)
    beijos.

    ResponderExcluir
  16. Ei Lena,

    Este parece ser melhor que o primeiro hein, o enredo é bem legal e vi que vc amou.

    bjo

    ResponderExcluir
  17. Que legal Lena. Fiquei com muita vontade de ler esse livro. Quando o Ender esteve aqui em Fortaleza ele falou para a gente sobre o livro e nos deixou com gostinho de quero mais. Sua resenha só aumenta esse gosto.

    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Li o Todas e quero ler esse tb!!!! Maas ainda naum achei pra vender!!! Qual a editora???
    bjosssss

    ResponderExcluir
  19. Leninha,

    Se já estava na lista bem antes da sua resenha, com ela então...Tenho que comprar.

    O Enderson além de ser uma pessoa super querida é um autor que escreve com o coração.

    Sou uma grande fã dele.

    Parabéns por essa resenha incrivel.

    Bjos,

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!