Desafio Literário - Ensaio sobre a Cegueira - José Saramago

Um motorista parado no sinal se descobre subitamente cego.
É o primeiro caso de uma "treva branca" que logo se espalha incontrolavelmente.

Resguardados em quarentena, os cegos se perceberão reduzidos à essência humana, numa verdadeira viagem às trevas.
O Ensaio sobre a cegueira é a fantasia de um autor que nos faz lembrar "a responsabilidade de ter olhos quando os outros os perderam". José Saramago nos dá, aqui, uma imagem aterradora e comovente de tempos sombrios, à beira de um novo milênio, impondo-se à companhia dos maiores visionários modernos, como Franz Kafka e Elias Canetti.

Cada leitor viverá uma experiência imaginativa única. Num ponto onde se cruzam literatura e sabedoria, José Saramago nos obriga a parar, fechar os olhos e ver. Recuperar a lucidez, resgatar o afeto: essas são as tarefas do escritor e de cada leitor, diante da pressão dos tempos e do que se perdeu: "uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos". 


Tema Novembro - Escritores de Portugal

Comecei a ler esse livro tem uns 20 dias, sabia que esse seria realmente um desafio, por causa da forma da escrita usada por Saramago, uma leitura muito difícil. 

O livro é rico em traços da língua portuguesa de Portugal, criando assim certa dificuldade de entrar na história, o livro não possui travessões, nem marcação de diálogo, falas sucessivas separadas apenas por vírgulas. Já imaginou, para quem está acostumada com livros fáceis de ler, com diálogos cheios de  detalhes, esse livro quase me matou, kkkk

Me senti em alguns momentos angustiada pelo que o ser humano é capaz de fazer tendo sido privado do dom da visão, até nojo senti em alguns momentos. Um livro impactante, muito além do que se espera, me imaginei em uma situação similar e juro, me senti muito mal só de imaginar.

A falta de visão seria como um prenúncio do fim, tudo que necessitamos não estaria mais ao alcance das mãos, então libertaríamos o que de mais selvagem temos dentro da gente, o instinto de sobrevivência, nosso lado egoísta, ficaríamos a mercê da força, e os mais fracos claro, pereceriam.

O livro nos leva até o limite nos entrega a situações assustadoras, onde a lei do mais forte vence, nos põe nua frente a um mal desconhecido, que consome, tira tudo... Uma leitura acima de tudo reveladora, de onde podemos tirar várias lições e ver o quanto somos pequenos e dependentes.

Um livro marcante, impactante, que não nos dá nomes, nos coloca como indigentes frente a um mundo que tememos.

Um desafio pra lá de desafiador, recomendo!

 

15 comentários

  1. Oi Leninha!!!
    Ainda não li nada do aoutor, mas sempre quis saber sobre o que realmente tratava este livro.
    Adorei sua resenha e assim que me sentir preparada para esse desafio irei encara-lo.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. É verdade, Saramago é um desafio! Ensaio sobre a cegueira nunca li...
    Para mim, na verdade, escritores portugueses são um desafio...
    Faz 2 meses q estou longe do Desafio Literário *vergonha* ... esse mês tenho q participar!

    ResponderExcluir
  3. Saramag naum me atrai, tenho vontade de ler mais clássicos, qse naum sobra tempo pra isso, mas Ensaio sobre a Cegueira naum está na minha lista...

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Lena,nunca li nada do autor e acredito ser uma leitura beeem difícil mesmo!

    Um verdadeiro desafio!

    Parabens pela resenha querida!!

    bjkss

    ResponderExcluir
  5. Estou doida para ler esse livro e a resenha deu mais vontade ainda!

    ResponderExcluir
  6. Eu não li esse livro dele ainda, mas já li outros trabalho e, definitivamente, é mesmo difícil ler um livro desse autor... Mas tenho muita vontade de ler esse livro e com essa resenha, ela só aumentou!

    ResponderExcluir
  7. Preciso ler algo com urgência dele!

    ResponderExcluir
  8. Oi Lena !!

    Li esse livro fantástico qdo estava na faculdade, há uns 13 anos. Fiquei muito impressionada, absorvida pela leitura, varias vezes fechava e abria meus olhos pra ter certeza de não estar cega tb !!! Saramago é demais ! Sua escrita é envolvente ! Apesar de complicadinha pela falta de pontuação, depois q se pega o jeito ... é dificil parar de ler !

    Adorei sua resenha !!

    Bjo no coração !

    ResponderExcluir
  9. Eu lí este, confesso que foi o único do autor que me desafiei a ler, talvez por causa da linguagem aplicada.....mas gostei. Tem o filme também!

    Beijão amiga.

    ResponderExcluir
  10. Eu já li o livro. Bem diferente mesmo o jeito que ele escreve. Original não dizer o nome dos personagens. Tem realmente umas cenas bem fortes... Gostei do filme.

    ResponderExcluir
  11. Pois e', eu ainda nao li, mas estou querendo muito ... ja' li muitas resenhas sobre este livro de Saramago e acho que preciso le-lo para ter minha opiniao. Bela resenha, beijos

    ResponderExcluir
  12. Ei Lena,

    Já tentei ler Saramago mas confesso que a escrita dele me da sono rsrsrs, sei que é um super classico e tudo, um dia tento de novo :P

    bjooo

    ResponderExcluir
  13. Um senhor desafio! Tenho certeza que lhe acrescentou novas competências de leitura. Fico feliz que tenha vencido mais essa etapa do desafio. Beijocas no coração!

    ResponderExcluir
  14. Oi flor!!! Bahhh eu quero mesmo ler esse livro, e assistir ao filme também!!! Otima resenha!

    ResponderExcluir
  15. Esse livro é realmente sufocante. Na minha humilde opinião é o melhor título do autor!
    Bjs

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!