o livro é rápido; no entanto, se demora. porque parece sempre buscar um presente continuado diante de tudo que atravessa a narradora - amores, desejos, lutos, medos, hesitações.
tudo se dá depois que ela, ao receber a chave de uma casa deixada na Turquia pelo avô, empreende uma busca que, por vezes, parece até alegórica. é real a tal busca pela casa, pela vida passada, pelos antepassados?
as coisas dão a impressão de estarem à prova em todo o trajeto empreendido. a jornada íntima é cortada por capítulos curtíssimos e não menos afiados; um entrelaçamento entre realidade e ficção (as fronteiras se borram).
no fim, o incômodo que causa no leitor desde o começo é o que torna "a chave de casa" tão inesquecível. os retalhos que juntamos transformam várias vidas em uma vida - ou uma em várias. por isso é tão marcante.
foi meu primeiro contato com a obra de tatiana salem levy e quero mais!
Em seu premiado romance de estreia, Tatiana Salem Levy apresenta os traços estilísticos e a originalidade literária que a consagraram como uma das mais promissoras escritoras da literatura brasileira contemporânea. A personagem-narradora, neta de judeus turcos, recebe do avô a chave da antiga casa da família, que foi deixada para trás em Esmirna, Turquia. A busca pelas raízes e pela herança familiar se desenrola no limiar entre realidade e ficção. O intenso fluxo de memórias é condensado para se transformar em uma narrativa composta por diversas vozes que se complementam. A chave de casa é uma obra que evoca a memória e os sentidos ao abordar o exílio, a dor da morte, a paixão e, sobretudo, o lugar do escritor perante a complexidade do real.













Nossa, tinha visto esse livro com outra capa, inclusive mais bonita, hehe
ResponderExcluirGostei, me interessou. Dica anotada.
ResponderExcluirPelo que vi dessa resenha esse é um daqueles livros complexos, que precisam de um tempo só para ele, com atenção exclusiva, foco total. Essa não sou eu nesse momento, mas gostei da premissa, achei interessante e até daria uma chance caso tivesse o livro.
Obrigada pela dica, Ronaldo. Gostei da sua visão sobre a história.
Beijos estalados!
Olá! Olha aí um livro que definitivamente eu deixaria passar só pela capa, mas saber um pouquinho mais da história, ainda mais que ela se passa um tantinho na Turquia despertou meu interesse, pelo jeito, não é daquelas leituras tão simples assim, mas acredito que isso que a torna ainda mais especial.
ResponderExcluir