Matilda é um mergulho nostálgico, uma história imaginativa, fantástica, que resguarda boas memórias afetivas em qualquer criança que cresceu assistindo ao filme na sessão da tarde, inúmeras e inúmeras vezes.
Ao abrir o livro e ler as primeiras páginas, automaticamente me vi sentado no sofá, "vasinho de pipoca" ao lado, tubaína do outro. Um encontro com meu eu de cerca de nove anos, um estalo de magia por habitar, novamente, um mundo que ia além do palpável, do possivelmente real.
Essa menininha, Matilda, negligenciada pelos pais, amada pelos professores e colegas, leitora notável, gênio incompreendido.
Sempre tive, ao mesmo tempo, vontade e receio de ler. Curiosidade e medo. 'Será que encontrarei os mesmos sentimentos no livro ou sairei da leitura decepcionado?'. E a obra consegue ser melhor de um jeito completamente novo!
Os sentimentos estão lá. As situações também. A essência! É a renovação do que eu já sentia com o filme, mas de um jeito melhor (porque, quase sempre, pra mim, a literatura é mais divertida, gostosa e aprofundada).
É um livro curto, ágil, mas perspicaz, feroz e sutil nas críticas à indiferença infantil. É para crianças, para adultos, para todas as idades. Traz lições que, por vezes estão explícitas, por vezes não.
Ri, me emocionei e, durante alguns dias (pois me dei ao direito de lê-lo devagar para "gastar menos") fui o melhor amigo de Matilda, essa garotinha esperta que faz o sonho ser possível.
Matilda é uma garotinha esperta e inteligente, mas seus pais acham que ela não passa de uma grande chateação. Todos os dias ela fica horas na biblioteca, devorando um livro atrás do outro enquanto os pais preferem ficar assistindo à televisão. Eles acham estranho demais uma criança gostar tanto de ler, e, por isso, Matilda sonha que na escola as coisas sejam diferentes, mas o que encontra é ainda mais problemas e uma diretora que odeia crianças. Até que descobre um novo superpoder ― além da leitura.













Nenhum comentário
Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!