Em Cartaz – Um Amor de Filme: Marcas do Destino


Hoje na coluna Em Cartaz – Um Amor de Filme, temos o prazer de apresentar o filme Marcas do Destino. O filme é de 1985 do gênero drama biográfico, estrelado por Eric Stoltz, Cher e Sam Elliott.

O filme é baseado na história real de Roy L. "Rocky" Dennis, um menino estadunidense que possuía displasia craniodiafisária, uma doença extremamente rara que faz com que o cálcio se acumule excessivamente no crânio causando alargamentos anormais e desfigurantes na cabeça de Rocky.

Marcas do Destino narra a cinebiografia do jovem Roy L. ‘Rocky’ Dennis (1961-1978), vivida na telona pelo excelente ator americano Eric Stoltz. Rocky sofre de uma rara deformidade facial, (síndrome de Crouzon), mas, a doença não o impede de ser bem humorado e extrovertido. Rusty, a mãe viciada em heroína, luta com unhas e dentes para que a sociedade o aceite exatamente como ele é. Portanto, Marcas do Destino é um drama emocionante, tocante, que foge às emoções vulgares, exploradas em filmes similares.

Rocky Dennis é um adolescente com o rosto desfigurado, que parece estar usando uma máscara facial. Com o apoio e determinação de sua mãe, Rusty (Cher), Dennis enfrentará os preconceitos e a solidão, tornando-se um jovem extraordinário e inspirador para seus colegas e professores.

O filme fala sobre diferenças e o quanto isso pode afetar o convívio das pessoas. Rocky tem o rosto desfigurado por uma doença, mas por muitos é visto como um monstro, uma aberração, daí a luta de sua mãe para que ele fosse visto como o ser humano lindo, com uma alma pura, inocente e apesar da deformidade, feliz com sua vida. Cher está perfeita no papel da mãe que luta pelos direitos de seu filho, mesmo que ela mesma não esteja muito bem.

Um filme tocante que deixa literalmente sua marca em que o assiste. Eu, particularmente chorei não só por ver o quanto é duro tentar mostrar nossa beleza interior em face de tanta estranheza, quanto por saber que Rocky foi um personagem real, que viveu o que acontece no filme. 

Um filme emocionante e inspirador e que com certeza nos faz refletir a respeito de nossos sonhos, medos e do modo como vivemos nossas vidas, isto é, de que devemos viver incessantemente todos os dias de nossas vidas.

O filme levou alguns prêmios merecidos e foi indicado em outras categorias:
- Vencedor do Oscar de melhor Atriz para Cher no Festival de Cannes (1985).
- Vencedor do Oscar de Melhor Maquiagem para Michael Westmore e Zoltan Elek (1986).
- Indicação a Palma de Ouro para Peter Bogdanovich (1986).
- Indicação ao Globo de Ouro na categoria Ator Coadjuvante para Eric Stoltz e Indicação a Atriz Drama para Cher (1986).

Quer mais?! Então, assista o filme e descubra o porquê dele ser merecedor não só dos prêmios conquistados como também das lágrimas que com certeza o telespectador irá verter. 
Assista e comprove!


4 comentários

  1. Como é lindo chegar aqui, numa manhã de sexta nublada e ler sobre esse filme! Um filme que deixou Cher, a atriz principal quase de lado em alguns momentos e em outros, a colocou ali, não como a mãe viciada e doidona, mas como a mãe protetora que nunca mediu esforços para colocar seu filho no meio de uma sociedade escrota, que é preconceituosa, monstruosa sim, em muitos momentos, principalmente se isso envolver aparência física.
    Ninguém até hoje enxerga de fato o dentro, o ser por dentro e sempre será a casca que importa.
    Um filme emocionante, intenso, cru..e um marco para a época em que foi lançado!!!
    Deu muita vontade rever.
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você foi pontual ao falar da Cher, uma atriz nem tao reconhecida na época mas que cumpriu seu papel com maestria. Um filme não, uma lição de vida.
      Assista novamente, é sempre uma redescoberta.
      Beijokas!

      Excluir
  2. Olá! Esse é mais um daqueles filmes que sem dúvida mexem com a gente né, não assisti, mas o enredo me lembrou um pouco um outro filme, aliás, uma baita de um livro, Extraordinário, por isso, fiquei bem curiosa, afinal, eu gostei bastante tanto do filme quanto do livro, então, acho que vai ser interessante ter a oportunidade de acompanhar essa história e claro, já com os lencinhos separados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já assisti Extraordinário, um filme maravilhoso, mas em Marcas do Destino temos um jovem adolescente, despontando para o amor, e tão maltratado pela sua aparência que dói ainda mais.
      Super recomendo que você assista a esse filme.
      Beijos

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!