Uma Noite na Itália – Lucy Diamond


Existem autores que conseguem pegar o leitor desde a primeira página de seus livros, eles começam devagarinho, mostrando a personalidade e o jeito de viver de cada personagem, depois aos poucos ele vai misturando a vida desses personagens, emaranhando suas histórias de um jeito que deixa a sensação de familiaridade e parece até que todos já se conheciam, que suas vidas estavam destinadas a se cruzarem, e deixa o leitor ansioso por mais e mais história.

Esse é o dom de Lucy Diamond e suas narrativas leves, fluidas e interessantes. Ela descreve personagens comuns que parecem até um vizinho, um conhecido, um parente nosso. Chega de mansinho e nos brinda com protagonistas fortes, mulheres que já viveram os "babados" da vida, que estão tentando se reerguer depois da queda, que precisam de um novo foco na vida e de um sentido para o futuro. 

Daí conhecemos Anna, Catherine e Sophie, três mulheres com histórias de vida bem diferentes, e que se conhecem no acaso, cada uma quebrada na alma, em busca de um motivo para sair de casa, de se aventurar, de se conhecer, ou de simplesmente ocupar um tempo ocioso. E lá estão elas, dentro de uma sala de aula de italiano, a professora e suas alunas.

Anna vive uma vida de mistério que envolvem seu pai, que ela nunca conheceu. Até que uma pista a coloca em busca de respostas, literalmente procurando no escuro por pistas de um passado que lhe foi ocultado e que agora do nada, surge para dar outro sentido a sua vida.

Catherine está no chão, sua vida se desmanchou num minuto, tudo que ela construiu, sua família se desfez como num passe de mágica e agora ela se sente a mulher mais desamparada, sozinha e sem perspectiva nenhuma de futuro. Ela precisa aprender a viver uma nova vida.

Sophie teve que encarar seu passado, o que a trouxe de volta à casa de seus pais depois de anos de distâncias e mágoas. Ela precisa de tempo para se organizar e voltar à sua vida, mais enquanto isso precisa trabalhar e se recolocar novamente nas rédeas de seu destino.

Acho que nem preciso dizer o quanto gostei dessa história, não é verdade?! Essas três mulheres, e tantos outros personagens da trama, são um refresco na alma, e essa história um alivio para a tensões da vida. Eu amo essa coleção Romances de Hoje, da Editora Arqueiro. Todos os livros que li me trouxeram uma lição, uma alegria, um momento de reflexão e, claro, um prazer imenso. As autoras sabem tocar seus leitores com histórias do cotidiano, com personagens que cometem erros, que sofrem, que se erguer diante das dificuldades da vida e nos brindam com suas histórias maravilhosas, sempre deixando um gostinho de quero mais.

Uma noite na Itália não foi diferente, eu gostei de tudo, da maneira como a autora nos apresenta seus personagens, como ela os junta e os aproxima, com uma sensibilidade incrível. Ninguém se mete na vida de ninguém, mas é quase impossível não sentir o quanto elas se completam e se ajudam, mesmo que inconscientemente.   
Super recomendo a leitura. Aventure-se nos Romances de Hoje, você vai se apaixonar.

Será que o italiano é mesmo a língua do amor?

Anna nunca conheceu o pai. Quando descobre por acaso que ele é italiano, ela mergulha nesse novo universo, preparando focaccias e tiramisùs, se inscrevendo em um curso de idiomas e até mesmo cogitando desenterrar seu passaporte para ir encontrar o pai.

Catherine não sabe o que o futuro lhe reserva agora que os filhos foram para a universidade e o marido a abandonou. De repente, ela percebe que precisa reencontrar sua identidade. Aproveitando o tempo livre para aprender italiano, Catherine faz novos amigos, que serão o seu suporte quando descobrir que as mentiras do marido vão muito além da infidelidade.

Sophie é a professora de Anna e Catherine, mas queria mesmo era voltar para a ensolarada cidade italiana de Sorrento. Ela só está esperando que o pai se recupere de um ataque cardíaco para, assim, fugir das tensões familiares. Mas às vezes a vida e o amor podem surpreender...

A cada nova aula, as amizades se fortalecem e alguns segredos são revelados. Trazendo relacionamentos amorosos inesperados e decisões difíceis, este será um ano inesquecível para Anna, Catherine e Sophie.

6 comentários

  1. Acredito que seja um livro com uma narrativa muito agradável de ler
    .
    Uma semana feliz. Cumprimentos poéticos.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Leninha!
    Gosto demais da autora.
    Esse lance de trazer personagens que poderiam ser bem próximos a nós, traz uma identificação e não tem como não nos envolvermos na história.
    E nesse livro, parece que as vidas se interligam de forma inesperada e ajuda mútua.
    Não li, deve ser bom.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acontece desse jeitinho, Rudy. A ligação das protagonista é inesperada e a ajuda mútua nem é intencional, é tão simples e fácil que deixa a leitura crível. Eu amo livros assim.
      Beijokas

      Excluir
  3. Olá! Eu também sou completamente apaixonada por essa coleção e essa capa hein, já ganhou meu coração de tão linda (minha cor favorita), a autora realmente sabe como nos envolver na história de maneira especial nos tornamos amigos dos personagens e nos vemos torcendo, vibrando, chorando e um misto de emoções a cada nova página.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adoro as capas dessa coleção, criou um certo padrão que a define, amo isso.
      Quanto ao que você falou sobre o enredo, concordo em gênero, número e grau.
      Só falta você ler.
      Bjs

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!