Em Cartaz – Um Amor de Filme: Cocoon


Hoje a coluna Em Cartaz – Um Amor de Filme tem o prazer de apresentar mais um Clássico de ficção dos anos 80. Estou falando de Cocoon, estrelado por Don Ameche, Wilford Brimley e Hume Cronyn.
Filme americano do gênero ficção científica e comédia dramática, que teve sua estréia em 1985. Um sucesso da época que acabou conquistando dois prêmios Óscars, nas categorias de melhor ator coadjuvante (Don Ameche) e melhores efeitos especiais.

O filme é basicamente assim:
Cocoon conta a história de um grupo de velhinhos que, por acidente, acabam encontrando uma "fonte da juventude" ao mergulharem em uma piscina energizada por alienígenas.
Arthur, Ben e Joe moram em um asilo próximo da casa alugada pelos Anterianos e vão nadar secretamente na piscina e assim que entram em contato com sua água energizada se sentem mais fortes, jovens e felizes.
Um grupo de extraterrestres chega a Terra com a missão de resgatar alguns casulos com seres de outro planeta e que estão depositados numa piscina abandonada. Como a água da piscina está energizada para conservar os casulos até que os Et's consigam removê-los todos, os velhinhos passam a sentir-se rejuvenescidos e com grande disposição. Quando descobrem a razão do que está acontecendo, decidem ajudar os extraterrestres a cumprirem sua missão.

Com certeza um dos filmes mais inusitados no quesito ficção científica, já que a doçura e a inocência de três velhinhos acaba transformando a vida de todos, inclusive dos extraterrestres que depositam seus casulos numa piscina. A inocência de Arthur, Ben e Joe em nadar junto a pedras enormes sem nem mesmo saber do que se trata e se sentirem revigorados é tocante. Eles se sentem tão bem que decidem levar alguns amigos para nadar, mas nem todos estão dispostos a se arriscar. 

O filme é bem mais do que a descoberta de uma “fonte da juventude”, ele faça de amizade, amor e comunhão entre povos. Eu adoro esse filme e recomendo a todos que assistam. Mais um clássico que merece meu respeito e minha indicação.


10 comentários

  1. Eu estava na dúvida se já havia assistido o filme, mas depois que li a sinopse, tive certeza de que não assisti. Achei bem doido e fofo ao mesmo tempo, parece super divertido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só assistindo para entender o quanto esse filme é tocante. Você precisa assistir, ai ai ai, rsrsrrs
      Bjs

      Excluir
  2. Ah! Leninha!
    Chorei...
    Desde a adolescência era fã de filmes e livros de ficção com ETS, ovnis e vida em outros planetas.
    Cocoon é um dos melhores filmes do gênero, pela sensibilidade, amizade e carinho que transmitem, além da vitalidade dos 'velhinhos'...kkkk
    Sempre que posso, assisto, porque acho a ingenuidade tão pura e doce.
    E o filme foi feito em uma época onde não tinha tanto efeito especial, o que o torna ainda melhor.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro os efeitos especiais do filme, mostra que dava para fazer sem tanta tecnologia e ainda parecer real.
      Eu também amo esse filme, e sinto muita saudade das histórias com um toque de sensibilidade que só os anos 80 tinham.
      Bjs

      Excluir
  3. Eu amo tanto essa coluna e o carinho com que meu coração recebe essas lembranças é algo que sempre me comove.
    Cocoon marcou nossa geração rs a doçura, a amizade, a vida correndo neles, muitas vezes, sem entender que a vida não para, que a fonte de juventude está dentro de cada um de nós,mesmo que muitas vezes,vamos preferir ficar velhinhos chatos e ranzinzas(olha eu levantando as mãos) rs
    Mas o ponto alto é a amizade. Acho que a parte da ficção científica nem ficou tão exposta na época, pois os velhinhos literalmente roubaram a cena e com merecimento!!!!
    Ah nostalgia linda!!!!
    Obrigada, obrigada, mil vezes obrigada por esse sentir!!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  4. Nada como os nossos próprios amigos para viver aventuras inesquecíveis ao nosso lado, não? Amizade tá garantida quando se trata de confusão. Nossa que filme inusitado e diferente! Meio bizarro? Meio bizarro, eu diria, mas fofo em certa medida. Nunca vi nada do gênero, nem em livros. Deve ser muito divertido a amizade deles e como os extraterrestes procuram os personagens principais. Eu amo ficção, mas essa pra mim é nova. Obrigada pela dica. Cheirinhos de livro novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você teria uma experiência incrível se decidisse assistir esse filme diferentão. Arrisque-se!

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!