Doramar ou A Odisseia - Itamar Vieira Junior


As histórias deste livro do consagrado autor Itamar Vieira Junior reafirmam sua potência narrativa no cenário da literatura brasileira contemporânea. Os contos, embebidos por uma poética visceral, mergulham em personagens complexos, cheios de nuances e propositadamente incômodos.

Com odisseias que dissecam as vidas que, há muito esquecidas, se escondem no breu do esquecimento, Itamar evoca poderosos e memoráveis cenários - físicos, psíquicos e visuais. Mesmo que seja praticamente impossível esquecer do seu Torto Arado, quando adentramos nesta nova obra percebemos o quão imaginativo é o autor, o quanto do cotidiano ela transfigura para um livro que dá conta de muitas histórias, unidas por um fio quase que invisível.

E é agridoce cada história. É doloroso acompanhar algumas, é sorrindo que nos vemos em outras. São histórias que tratam de violências - veladas ou não, sempre impostas - mas que também derramam afeto, amor, ancestralidade, comunidade, família. Tocam em muitas humanidades através de cada mulher, homem, pessoa que se mostra e se faz presente.

Destaque para contos que considero favoritos: Alma; Meu mar (fé); manto de apresentação; e Na profundeza do lago. São os que mais se destacam, tanto pela surpresa das reviravoltas, quanto pelo deleite narrativo.

Fato é que, ler Itamar Vieira Junior é ser transmutado para o universo que ele cria, palpável, real, existente. Não dá para sair do mesmo jeito que se entra, talvez esse seja, afinal, seu maior feito e legado. É um autor que deve e merece ser lido!

Boa leitura!

Do mesmo autor de Torto arado, um conjunto de histórias em que o Brasil mais profundo se apresenta.

Quem se deslumbrou com a maestria narrativa de Torto arado, romance que converteu Itamar Vieira Junior em um dos nomes centrais da nossa literatura contemporânea, vai encontrar neste Doramar ou a odisseia ainda mais motivos para celebrar a ficção do autor. Num diálogo permanente com nossas questões sociais e a tradição literária brasileira, Itamar enfeixa um conjunto de histórias a um só tempo atuais e calcadas na multiplicidade de culturas que formam o país. Lidas na sequência, atestam a vitalidade de um escritor que encontra uma boa parcela de inspiração em personagens que desafiam os limites que lhes foram impostos e abraçam a existência em toda a sua plenitude.


4 comentários

  1. Olá. Acredito que seja um livro fascinante de ler.
    .
    Cumprimentos. Um feliz domingo.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Olá! Preciso começar falando (escrevendo) dessa capa maravilhosa que de primeira já enche os olhos e claro a vontade de ler, daí depois temos aqui contos, que eu particularmente amo de um dos autores que eu mais quero ler nos últimos tempos, logo o resultado não poderia ser outro, se não a necessidade de ter essa preciosidade em mãos.

    ResponderExcluir
  3. Ronaldo!
    Bom um livro escrito com tanta sensibilidade e que nos faz adentrar nos sentimentos diversos da normalidade humana.
    Não li o outro livro, mas vejo sempre comentários de que é bom e por sua opinião, esse parece sensacional.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Sempre vejo esse autor no top mais vendidos, mas nunca procurei saber do que se trata. Sua resenha respondeu minhas dúvidas: a verdade nua e crua da vida brasileira em histórias. Acho que essas leituras nacionais sobre problemas sociais que vivenciamos ou vemos todos os dias são tão importantes quanto a leitura de um livro meramente de entretenimento. Precisamos pensar sobre isso, precisamos agir em relação a isso, precisamos protestar sobre isso. Sobre nós enquanto povo brasileiro. Cheirinhos de livro novo.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!