Os Quatro Ventos - Kristin Hannah


As pessoas me perguntam por que leio os livros da Kristin Hannah se sempre que termino a leitura eu fico dilacerada, totalmente destruída e geralmente com ressaca literária? Aí eu respondo: Gente, tá pra nascer uma autora que escreva cenários, dramas, e ilustre uma época da história tão bem como Kristin Hannah. Difícil você não sentir o gosto da poeira quando ela descreve uma tempestade de areia, não tem como não sentir o calor escaldante quando ela descreve um sol de 40 graus, não tem como não sentir frio até na alma quando ela descreve uma enchente que leva tudo que você tem na vida e te deixa molhada e sentindo um frio intenso. Então eu pergunto: de que vale uma leitura se ela não te deixa assim, totalmente entregue, completamente dentro da narrativa, sendo parte de tudo que acontece?! Pronto, acho que já deu para entender porque nunca deixarei de ler os livros da Kristin Hannah. 

Temos aqui a história de vida de Elsa, uma mulher que aprendeu desde cedo o que é o sofrimento. Mas não apenas o sofrimento físico, Elsa sofre a mais doída das dores, a dor psicológica, aquela que nos deixa pequeno, insignificante, invisível. Desde pequena Elsa é menosprezada por seus pais, aos seus olhos ela é apenas uma garota feia, doente que não merece atenção, nem cuidado. Elsa sabe que não vai ter nunca um lugar no mundo, jamais terá o amor de um homem, não terá uma casa, um lar e muito menos filhos para amar. Sendo assim ela decide que na noite de seu aniversário ela pode ser o que deseja, uma mulher que merece ser vista. Ela se veste com um vestido vermelho, corta seus cabelos e sai sem destino pelas ruas em busca de uma aventura. Eis que ela encontra Rafe e finalmente recebe um olhar de admiração, e aquele encontro muda sua vida drasticamente, mas não só a dela. 

De repente Elsa tem um marido, uma nova família e um filho na barriga, seria esse talvez o início da realização de um sonho, mesmo que sua família, seus pais e irmãs tenham ficado para trás, num passado que ela deseja esquecer?! Mas esse novo futuro vai trazer para Elsa uma nova perspectiva de vida, seu lugar no mundo precisa ser conquistado com muito trabalho, dedicação, submissão, luta e muita dor. Temos aqui mais uma personagem característica de Kristin Hannah: uma guerreira, uma desbravadora, que mesmo atrás de um corpo esguio de aparência frágil, um olhar sofrido e uma autoestima muito baixa, não se deixa abater, ela desvia, mergulha na dor e ressurge, naufraga e submerge, mesmo com todos os percalços e as pancadas da vida. Elsa renasce das cinzas, como uma fênix.

Fazia tempo que não lia um livro tão sofrido, tão dilacerante, tão intenso, uma história que nos suga a alma, que nos deixa completamente entregues, como se nossa vida dependesse de um fio de esperança de um final feliz. E ele demora, porque a história se passa numa época que esperança e final feliz não se encaixam numa mesma frase. Uma história completa, muito bem descrita, com cenários tão palpáveis quanto terra entre os dedos. São tantas as emoções e sentimentos que sentimos durante a leitura que não tem como não chorar, sofrer junto, sorrir com as pequenas vitórias e, enfim, abraçar o livro ao término da leitura, não só para tentar consolar, mas também para ser consolado, como se Elsa estivesse ali em nosso abraço.

Os Quatro Ventos é uma história que fica impregnada na gente, não tem como se desvencilhar da trama depois do término da leitura, é como se os personagens ficassem ali do nosso lado, presentes em espírito, como se suas histórias não terminassem depois de que se fecha o livro. Essa não é uma história fácil, não é uma narrativa para quem está passando por um momento delicado na vida. Elsa pode ser uma gota de esperança como também uma pedra amarrada na cintura num corpo jogado num rio. Então se você deseja ler Os Quatro Ventos esteja preparado para sofrer junto de Elsa, de sorrir com ela, de tentar mudar um destino tão sofrido. Entre na leitura imaginando que nunca existiu uma Elsa na história dos Estados Unidos durante a Grande Depressão, acredito que assim qualquer leitor conseguirá ler sem ficar como eu: dilacerada.
Super recomendo a leitura!

Texas, 1921. Passada a Grande Guerra, uma nova era de abundância parece surgir no horizonte. Mas, para Elsa Wolcott, considerada velha demais para se casar numa época em que o matrimônio é a única opção das mulheres, o futuro parece sombrio. Até a noite em que conhece Rafe Martinelli e decide mudar o rumo de sua vida. Com sua reputação em ruínas, ela acaba tendo que se unir a um homem que mal conhece.

Treze anos depois, o mundo é bem diferente: milhões estão desempregados devido à Grande Depressão e à seca que devasta as Grandes Planícies, dizimando plantações e provocando tempestades de areia. Tudo está morrendo na fazenda Martinelli, inclusive o casamento de Elsa e Rafe, e cada novo dia é uma batalha pela sobrevivência.

Nesse momento incerto e perigoso, ela deve fazer uma escolha angustiante: lutar pela terra que tanto ama ou deixar tudo para trás e partir para o Oeste, rumo ao desconhecido, em busca de uma vida melhor para sua família.

8 comentários

  1. Ai amiga, eu quero tanto ler este livro, assim como sempre quero ler tudo o que a autora publica, ela é uma das minhas autoras favoritas da vida, uma das poucas que consegue me apaixonar e me destruir ao mesmo tempo, mas agora não é um bom momento para mim, vou esperar uns bons meses para realizar esta leitura, mas com certeza não passa deste ano, quero muito!!!
    Sua resenha está impecável como sempre!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certeza que você tem que estar preparada para essa leitura, espere um tempo, mas não deixe de ler.
      Beijos

      Excluir
  2. Eu só tenho um livro da autora na estante, A Grande Solidão e acredita que ainda está no plástico? Pois é...eu ando realmente uma negação assumida para sair da "bolha de conforto" que criei em torno de minhas leituras, achando que só suspense e terror fazem uma leitora feliz.
    Mas oh, nesse mês de Maio, já comecei as mudanças que incluem inserir pouco a pouco, vários dramas e outros gêneros junto.
    Então com certeza, esse lançamento da Kristin eu espero de todo o meu coração ler e sofrer!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Angela, A Grande Solidão é tão intenso como esse livro aqui, leia e comece a se aventurar na escrita dessa autora inestimável.
      Não sei qual livro da Kristin eu indicaria para começar a ler os livros dela, difícil decidir qual me maltratou mais, rsrsr
      Aventure-se!

      Excluir
  3. Olá! Só pela resenha deu para sentir um gostinho do quanto essa é uma daquelas leituras que mesmo capaz de nos deixar em lágrimas se faz necessária, ainda mais pela oportunidade de sentir junto com os personagens cada emoção e sensação, confesso que ainda não me aventurei na escrita da autora, mas vontade não falta, ainda mais depois de mais uma resenha positiva em relação ao trabalho da Kristin, então já com os lencinhos preparados, espero desencantar em breve.

    ResponderExcluir
  4. Leninha!
    Não li esse ainda, mas sei que os livros da autora (já li alguns), traz sempre todo drama, muita dor e sofrimento, situações de dualidade e que arrasa nosso coração, ainda mais por saber que podem ser bem críveis as histórias na vida real.
    Talvez por isso nos identifiquemos tanto com os livros dela.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei ainda qual seria o melhor livro da autora já publicado aqui na terrinha, já que li todos. Cada um me pegou de um jeito diferente, mas certeza que me deixaram dilacerada e querendo mais livros da autora.
      Leia Os Quatro Ventos, você vai favoritar, com certeza.
      Bjs

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!