Ela e o Seu Gato – Makoto Shinkai


Olá, leitores do Sempre Romântica! Hoje eu quero trazer uma resenha um pouco diferente, ao tempo em que convidá-los a também embarcar nessa narrativa. Não sou acostumado a ler mangás, mas tenho tentado sair da minha zona e abraçar cada vez mais leituras, formatos e gêneros diferentes. Dito isto, resolvi começar com esse que li, escrito por Makoto Shinkai.

"Ela e Seu Gato" conta a história de Miyu, uma garota que acaba de 'entrar pra vida adulta' e precisa lidar com a solidão de ter que morar sozinha, encarar um emprego (cheia de inseguranças) e que encontra, em um dia chuvoso, um gato de rua.

A partir dessa acolhida, o leitor é convidado à rotina dos dois, quase sempre posta sob os olhos de Chobi, o gatinho, que começa a ter uma relação de trocas e afetos com sua dona.

O mangá segue sem grandes sobressaltos e a beleza da história está justamente nesse cotidiano partilhado. Se por um lado Miyu tende a perspectivas mais down da vida, Chobi, com seu miado insistente e sua necessidade de carinho, tenta fazê-la enxergar a vida de modo mais feliz.

A narrativa é pontuada por momentos importantes de silêncio e a ausência de palavras é preenchida pelos quadros e traços marcantes, que demonstram um entendimento mútuo entre os dois (afinal, humanos e gatos não se comunicam por palavras).

Foi uma experiência de leitura rápida, mas não superficial. Embora os arcos sejam quase sempre resolvidos de forma despretensiosa, essa 'normalidade' é que puxa as reflexões que Makoto Shinkai propõe (inclusive quero ler outros dele).
Boa leitura!



3 comentários

  1. As vezes só o que queremos é uma leitura rápida né. Claro que isto não quer dizer que seja superficial. Eu não tenho muita experiência com mangás, só li dois até hoje, mas compro muito pra minha filha que é viciada e tem coleção, este eu acho que ela ainda não conhece, mas parece ser uma delícia de se ler.

    ResponderExcluir
  2. Ronaldo!
    É muito bom nos aventurarmos em outro tipo de leitura e sairmos da nos zona de conforto.
    Desde o ano passado tenho tentado também ler outros estilos, embora ainda não tenha me aventura nos mangás.
    Esse parece bem existencialista o que o torna ainda mais interessante.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Olá! Eita que eu leio bem menos mangas do que eu gostaria, por isso ao me deparar com essa dica fiquei bastante animada, mesmo que minha relação com os gatos não seja tão boa assim (risos), o fato da leitura ser leve, rápida, mas também cheias de reflexões me ganhou.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!