O Delegado - Marcos Bulzara


Quem nunca se imaginou combatendo o crime, lutando com criminosos e colocando na cadeia bandidos perigosos? Faz parte do imaginário de crianças, jovens e, até mesmo, adultos. 
Mas ser um agente da lei, um combatente real da criminalidade, não é nem fácil e nem muito menos, prazeroso. Requer muita dedicação, preparação constante e imensa coragem!

Em “O Delegado”, pode-se vivenciar todas as etapas da realização deste sonho, de ser um herói da lei. Além de fazer parte, mesmo que empiricamente, de todas as etapas da vida de quem galgou, degrau por degrau a carreira. Desde o início, de delegado ao mais alto posto da carreira policial!
Roberval Maurício Rodrigues, iniciou sua carreira como investigador, passou por diversos departamentos operacionais, com determinação e dedicação, obteve sucesso por onde passou. Evidentemente, muita sorte também, pois trabalhou diretamente com homicídios, por exemplo.

Superação é o foco. Desde o início, como investigador, até assumir o posto mais alto, o de Delegado Geral do Estado do Mato Grosso do Sul. Todas as histórias contadas apresentam as lutas e as vitórias, e consequentemente, as conquistas de Roberval detalhando todo o caminho ao sucesso.

Grandes feitos são relatados e reconhecidos durante toda a leitura. Desde a diminuição considerável  do número de roubos a malotes na cidade, quando fazia parte da DERF, passando pela repressão a explosões de caixas eletrônicos, quando na GARRAS até as grandes apreensões de drogas e prisões de traficantes, pela DENAR. 

O empenho e dedicação de Roberval sempre foram notáveis. Ainda foi responsável pela fundação da DEPAC (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário).

O livro contém 32 relatos/contos, finalizados com depoimentos de três companheiros de jornada: Cláudia Arcangelo (escrivã), Sérgio Tavares e Antonio de Barros Jafar. São 189 páginas, formato 16 x 23 cm, pela editora Life - Campo Grande - MS 
Leitura bastante agradável e empolgante. A história de Roberval foi transformada em romance pelo escritor Marcos Bulzara, baseado em fatos reais.



5 comentários

  1. Pois é, acho que todo mundo já se imaginou no lugar de um policial, delegado, juiz... mas concordo que não deva ser nada prazeroso, pelo contrário, deve ser desesperador e só tendo muito jogo de cintura para não enlouquecer.
    Interessante a história deste delegado e, deve ser inspirador acompanhar os depoimentos.
    Não conhecia o livro.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Maurício!
    Gosto de biografias, principalmente quando conheço a personagem, o que não é o caso aqui...
    Mas, como falou, sempre temos a curiosidade e o 'sonho' de passar por todas as fases para prender alguém, então, talvez seja um livro interessante, ainda mais porque o autor é excepcional.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Uau!!!Eu como não conhecia nada sobre o livro, adorei poder conhecer essa obra que traz relatos e sim, todo o caminho para se chegar onde era o sonho.
    Fico pensando na dificuldade, no trabalho e no estudo que tudo isso envolveu.
    Eu admito na minha pouca vergonha e com meu lado psicopata forte, que nunca sonhei em ser nada que fosse relacionado à justiça, mas ao mesmo tempo, já teve uma época que eu quis ser justiceira, mas sabe aquele tipo que encontra o malvado vai lá e pah? rs(eu juro que tento ser normal rsrsrs)
    Com certeza, se puder, lerei!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  4. Olá! Eita que graças ao blog, conheci o trabalho do autor e esse, trazendo esses relatos reais é praticamente imperdível hein, ainda mais por trazer a história de uma figurinha brasileira, confesso que não conheço a história do delegado, mas temos aqui uma ótima oportunidade para mudar isso né!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Maurício
    Ainda não conhecia, mas fiquei com vontade de ler, pois gosto de contos e também de romance policiais e preciso ler mais esse ano, já que li poucos policiais ano passado.
    Contos sempre dá um gás melhor na leitura.
    E imagino que sendo baseado em fatos reais deve ser ainda mais ousado e eletrizante.
    Ideia interessante do autor em escrever tudo!
    Vai pra lista!
    Bjs

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!