Memórias de Natal: o poder das histórias na infância


Quais são as memórias que o Natal desperta em você? Em mim, elas quase sempre passeiam pelo território da infância, o que, inevitavelmente, me leva ao cenário fértil da imaginação. E, mais inevitavelmente ainda, a um lugar onde os livros sempre existiram.

Desde muito cedo nutri amor pelas narrativas. Dos clássicos adaptados (como Alice no país das maravilhas) aos mais tradicionais contos de fadas, as histórias encontram espaço dentro de mim há tempos que não consigo mensurar. E, claro, os Natais, com toda a magia construída e repassada, me carregam para esse pedaço da vida chamado memórias.

Recordo de quando, à noite, inventava personagens que viviam uma vida absolutamente nova e diferente, guiados pelo tateio da imaturidade infantil. Não diferente, lembro de cada autor que impregnou suas próprias percepções de mundo através dos seus jeitos de mostrar que há soluções, há vida, até quando tudo parece fora dos limites. Enfim, lembro novamente como se eu me fosse tirado do hoje e colocado no centro dessa abstração lúdica, que em parte, obviamente, é remontada para parece melhor, mais bonita e que me salva constante.

Porque as histórias salvam. E não abandonam!

E elas nem precisam retratar o período, embora eu conheça ótimas que são firmadas nessa aparente magia, seja no sentimento universal compartilhado de bondade, seja na figura mitológica do Papai Noel. Autores nunca se pouparam na exploração apelativa da data - e ainda bem!

Mas você deve estar lendo e pensando "afinal, onde se quer chegar?". Talvez seja um devaneio provocado para dizer o quão importante é perpetuar isso em nossas crianças: as histórias, a magia, o acreditar.

Conte-as. Presentei com livros. Façam com que, desde cedo, elas tenham contato com o objeto, com o cheiro, com o tamanho e formato dos livros, das histórias. Dê cor ao mundo delas!

Começar agora não é tarde. Livros são os melhores presentes para repousar na árvore!
Feliz Natal!



3 comentários

  1. Olá! Ahhh que eu não poderia concordar mais com você, livros realmente ficam perfeitos embaixo da árvore (ouviram Família Silva), para ser sincera livro combina com tudo, me atrevo a dizer (escrever) que livro vai bem todos os dias (risos), mas que no Natal é ainda mais especial isso é, ainda mais sabendo que pode ser um incentivo e tanto para fazer nascer o gostinho pela leitura nos pequeninos e por que não nos mais grandinhos também. Feliz Natal (atrasado, mas de todo coração)

    ResponderExcluir
  2. Que lindo ler sobre as suas memórias infantis natalinas .Legal que ainda criança você já nutria um amor pelos livros .
    Sim as histórias devem ser cultivadas em nossas crianças Devemos sempre estimular elas a entrar nesse mundo maravilhoso da literatura pois ela tem a capacidade de nos fazer sonhar ,os livros tem esse poder de mesmo por uns instantes nos tirar da dura realidade da vida .

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    Que texto lindo e ótima reflexão sobre o valor dos livros e como suas lembranças adoçam a vida da gente!!
    Na infância eu era louca por livros, mas não podia comprar. Lia emprestado das bibliotecas, e hoje fico feliz e me sinto abençoadíssima, pois tenho aqui em minha biblioteca pessoal todos que quero!
    Bjs

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!