Analisando a música: A Lista - Oswaldo Montenegro


Para fechar com chave de ouro 2021, trago hoje o último post do ano dessa coluna que surgiu aqui no blog, e brindo a todos com uma canção que além de linda nos faz refletir. Eu não poderia deixar de trazê-la hoje, nesse último dia do ano para levar meus amigos e seguidores a um momento de introspecção, de fazê-los pensar e ouvir a música dando suas respostas mentalmente. 

"A Lista é uma canção para quem sente saudades do passado. Nessa música, Oswaldo Montenegro se preocupa apenas em falar sobre lembranças que todos já tiveram. Além disso, o compositor ainda faz uma comparação com o que se fazia e o que se faz hoje.
A lista tem uma melodia calma, mas uma letra de fazer qualquer pessoa com mais de 30 anos se emocionar."
Então simbora à letra e minha analise pessoal.


A Lista - Oswaldo Montenegro

Faça uma lista de grandes amigos
Quem você mais via a dez anos atrás
Quantos você ainda vê todo dia
Quantos você já não encontra mais

Se sentarmos para pensar nos amigos que deixamos para trás nos últimos anos sei que serão muitos e por "n" motivos. Uns simplesmente se foram, outros se mudaram ou se afastaram e alguns na verdade eram só colegas, apenas conhecidos. Acredito que com os quais ainda temos contato, os que ainda então com a gente nos bons e nos maus momentos são os verdadeiros, esses realmente valem a pena manter em nossas vidas.

Faça uma lista dos sonhos que tinha
Quantos você desistiu de sonhar!

Sonhos... Aqueles que realizamos e os muitos que deixamos para trás, talvez por não fazer mais sentido ou apenas pela falta de vontade de ir à luta na luta para realizá-los. Eu realizei muitos e desisti de outros também.

Quantos amores jurados pra sempre
Quantos você conseguiu preservar

As lembranças desses amores eu ainda guardo dentro de mim, porém o maior e mais bonito está do meu lado. Considero "amores" tudo aquilo que me fez e faz bem: meu amor pelos livros e pela leitura, por minhas amigas da escola que mantenho até hoje, por minha família. Felizmente preservo em mim muitos amores.

Onde você ainda se reconhece
Na foto passada ou no espelho de agora
Hoje é do jeito que achou que seria?

O tempo passa, as rugas aparecem, a pele envelhece, mas os olhos são os mesmos, a esperança ainda está lá, o brilho e o desejo de ser feliz então refletidos neles. Eu acredito que hoje sou melhor, mesmo que as fotos me mostrem o contrário.

Quantos amigos você jogou fora

Não eram amigos...

Quantos mistérios que você sondava
Quantos você conseguiu entender
Quantos segredos que você guardava
Hoje são bobos ninguém quer saber

São muitos os mistérios e dúvidas que nos rodeiam, e claro, sempre queremos desvendar, não sei se valeria o esforço hoje. Os segredos guardados se vão com o tempo, e acabam nem tendo toda a importância de antes e se perdem no tempo.

Quantas mentiras você condenava
Quantas você teve que cometer

Quem nunca errou ou atirou a primeira pedra que se pronuncie. Quem nunca disse que não faria algo e se viu abrigado, tendo que fazer aquilo que repudiava para se livrar de alguma coisa, ou pelo simples fato de não ter outra opção. A vida faz isso com a gente.


Quantos defeitos sanados com o tempo
Eram o melhor que havia em você

"Mudar para melhor", é o que sempre buscamos, mas e se o nosso melhor era aquilo que deixamos para trás?! Vale a pena pensar se o defeito visto por nossos olhos não é a qualidade que muitos buscam. Vale a reflexão.

Quantas canções que você não cantava
Hoje assovia pra sobreviver

Lembra daquela música que você detestava e que tocava sem parar?! Você mudava a estação do rádio, evitava ouvir de todo jeito, e hoje quando a escuta vem a saudade, a lembrança de uma época que podia até ser ruim, mas hoje você vê que era uma época boa e que não volta mais. Aí você sente saudade da música que te fez viajar no tempo.

Quantas pessoas que você amava
Hoje acredita que amam você

Essa é a grande questão: será que somos dignos de amores para a vida inteira?! Aqui no caso, não pensemos só no amor do passado, mas também nos novos, nos de hoje.

Faça uma lista de grandes amigos
Quem você mais via a dez anos atrás
Quantos você ainda vê todo dia
Quantos você já não encontra mais

São poucos, mas são os que realmente valem a pena!

Quantos segredos que você guardava
Hoje são bobos ninguém quer saber

Eu não tinha grandes segredos, e eram tão bobos que sim, ninguém quer nem queria saber.

Quantas pessoas que você amava
Hoje acredita que amam você.

Dá para contar nos dedos, mas são amores para a vida inteira!


É difícil não ouvir essa canção e não responder as todas as questões que ela nos traz. A Lista é uma canção para refletir, para uma auto análise. Quem gosta de Oswaldo Montenegro não tem como não gostar de A Lista, a delicadeza e as verdades contidas nela nos cativa, e agrada até mesmo quem nunca ouviu nada do cantor.
Espero que tenham curtido minha humilde análise e que a música leve você à reflexão. Espero que as perguntas sejam fáceis de responder e que as respostas sejam positivas.




Artista: Oswaldo Montenegro
Compositor: Oswaldo Viveiros Montenegro
Álbum: A Lista
Data de lançamento: 2001
Gênero: MPB

8 comentários

  1. Amiga, esta música é linda e muito expressiva. Dá uma sensação de saudosismo e também um pouco de tristeza pelas sonhos e expectativas passados e muitas vezes não alcançados, pelas pessoas que cruzaram nosso caminho e hoje são apenas lembranças. Mas isto é viver, que bom que pudessemos conquistar tudo o que sonhamos ou pudessemos manter sempre em nossas vidas todos que por ela passaram.

    Eu adorei sua postagem e a música escolhida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bela reflexão, Van. Concordo com você, que bom seria se "pudessemos conquistar tudo o que sonhamos ou pudéssemos manter sempre em nossas vidas todos que por ela passaram."
      Você eu quero mais na minha vida em 2022. Combinado?!
      Bjs

      Excluir
  2. Me considero um cara feliz e privilegiado por ter tido a oportunidade de te conhecer ainda em nossa infância. Por motivos alheios à nossa vontade, ainda muito jovens, acabamos tomando rumos diferentes nossas vidas. Mas sou feliz de responder aos questionamentos levantados na letra de Oswaldo Montenegro, mesmo com tanto saudosismo, que você faz parte da minha seleta lista de amigos que trago durante toda a vida.
    Feliz Ano Novo pra você e pra todos os seus fãs e seguidores aqui do Sempre romântica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciso dizer que sua presença aqui é mais que especial, meu amigo?!
      Você sabe que na nossa última conversa ouvimos essa música e foi daí a ideia de colocá-la aqui hoje, no último dia do ano, com o intuito de levar à reflexão mesmo.
      Quando nos perdemos, lá na nossa infância, ficou um laço de amizade que é impossível de se quebrar. Somos amigos porque nossos corações se escolheram.
      Desejo tudo de bom para você e sua linda família. Amizade como a nossa é coisa rara, sempre com respeito, carinho e muita saudade. Beijo enorme!

      Excluir
  3. Olá! Mas menina, escolhestes a dedo a música PERFEITA hein, definitivamente para fechar 2021 com chave de ouro mesmo e claro nos deixar aqui com lágrimas nos olhos depois da leitura, mesmo não sendo tão fã assim do cantor, é praticamente impossível não ser tocada por esses versos e por essa melodia e claro lembrar do passado, daquele tempo bom que não volta mais, mas também daqueles momentos (e pessoas) não tão bacanas assim e que felizmente ficaram para trás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente essa música nos leva para uma reflexão profunda, dá um aperto no peito, não é?!
      Bjs

      Excluir
  4. Oi,
    Que linda análise e reflexão!
    Eu amooooo essa música!
    Ela traz nostalgia e, menina, que post nostálgico!
    A primeira vez que ouvi ela foi no primeiro dia de aula da quinta série.
    Era um colégio novo e eu tava morrendo de medo de não aprender ou passar bullying dos mais velhos kkk (de fato, passei /= ), e quando deu o sinal pra segunda aula e começou a tocar essa música, achei tão linda que me acalmei e comecei a curti-la a cada sinal que tocava kkkk
    E sobre os amores e amigos, infelizmente, muitos se vão, hoje vejo que só fica em nossa vida o que tem reciprocidade e respeito. Tem gente que passa e até nos machuca, mas é aí que aprendemos, sobre a vida e sobre dar valor pra quem merece mesmo!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coincidência, eu também mudei de escola na quinta série e quase sofri bulliyng, mas graças a Deus na escola fui acolhida de braços abertos por minhas amigas que fazem parte da minha vida até hoje, e lá se vão mais de 30 anos.
      Valeu por me fazer lembrar...
      Bjs

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!