Caverna dos Anjos – Raphael Magalhães Hoed


O crescente cenário literário de horror/terror nacional tem revelado nomes potentes nos últimos anos. Um desses, descoberto por mim há umas semanas, é Raphael Magalhães Hoed, que faz sua estréia no mundo dos livros com o instigante "Caverna dos Anjos".

Quem me acompanhou nos stories sabe que fiquei impressionado com a capacidade de Raphael em unir o macabro a uma narrativa que se desenrola em um arco enorme na vida do seu protagonista, Gabriel.

Gostei muito da construção desse romance porque, ao mesmo tempo em que ele flerta com os dramas de cada personagem em particular, entrelaça isso a um cenário realmente assustador - e tipicamente brasileiro, o que é um marco incrível e reconhecível da trama.

A comunidade de Brejo do Amparo cai como uma luva para o desenvolvimento do enredo. É uma cidade interiorana de Minas Gerais, cuja gruta/caverna parece ser assombrada por uma entidade maligna e de onde ninguém jamais saiu vivo.

Desse fio, o autor tece suas particularidades de escrita. Demarca bem seu território, traz o leitor para as cenas horripilantes e descritivas e vai acelerando o ritmo ao passar das páginas, dando passos precisos para se firmar dentro do gênero.

Claro que todas as referências também são perceptíveis. Quem é acostumado a ler/ver histórias desse tipo pega logo que Raphael bebe de clássicos para traçar esse romance - e essas referências são embaladas por uma voz autoral muito legal que, mesmo ainda tateando, consegue se mostrar.

Gostei e recomendo. Se tiver estômago leve, prepara que tem muito sangue, explosões e um medo que paira.
Boa leitura!

Nada parece abalar a calma de Brejo do Amparo, uma comunidade tipicamente mineira, bucólica e pacata do interior, em que todos se conhecem, e ainda recebe turistas que se encantam com o Morro do Brejo do Amparo, onde podem explorar duas cavernas famosas na região. Cenário escolhido para narrar a história do pequeno Gabriel e sua família, formada pelo pai Alberto, a mãe Dina, e o irmão mais velho Rafael, além da amizade com Nelsinho. Porém tudo muda quando o irmão, pré-adolescente, desobedece aos pais e resolve se aventurar na Caverna dos Anjos com uma turma de amigos. Tudo muda quando nenhum dos excursionistas retorna para casa.

P.S.: resenha publicada originalmente no IG @amantesporlivros.



5 comentários

  1. Só nessa segunda parte da resenha tu já me ganhou, eu adoro essa sensação de arranhar a superfície sabe, onde o livro te prende como uma teia de aranha, vou entrar pra minha lista de quero ler com certeza, não só porque tua resenha foi positiva como também porque fiquei muito curiosa sobre como se desenrolaria esse tipo de historia num cenário brasileiro e é obvio que eu quero saber exatamente qual o tipo de criatura (não sei se essa informação fica clara no livro, mas já fiquei curiosa).
    Sendo muito sincera, nunca li um livro de terror nacional, o mais próximo foi dias perfeitos do Raphael Montes, que eu só li porque achei que era um romance água com açúcar e não era, necessito urgentemente adicionar mais autores nacionais nas minha listas, e não tenho livro melhor pra entrar como meta depois de uma resenha dessas né.

    ResponderExcluir
  2. Eu disse algo recentemente que assustou quem estava perto de mim: Eu amo sentir medo rs
    Sim, eu amo terror,horror,suspense, na literatura, diga-se de passagem. Nos filmes, ainda tenho um certo receio, embora esteja quebrando isso devagar e conseguindo ver muito mais do que já via.
    Por isso, já adorei ler sobre esse livro que além de ser literatura brasileira de primeira linha, traz tudo que um amante do gênero precisa e gosta!!!
    Listinha de desejados pra ontem!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Ronaldo!
    Já gostei porque o autor ambientou no Brasil.
    Gosto do gênero, embora nunca tinha ouvido falar do autor, nem, do livro.
    Fiquei imaginando as cenas que se passam e o quanto devem ser aterradoras.
    Sem contar que a capa está dando aquele tom de mistério.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Olá! Eita que eu sou uma das que tem o estômago fraco, ainda mais para sangue (ai ai ai Yukito), então num primeiro momento considerei passar bem longe desse livro, mas confesso que por se passar aqui em terras tupiniquins e trazer um gênero pouco explorado pela minha pessoa, sempre fica aquela curiosidade.

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Não curto terror mas a sua resenha mostra que o autor tem talento para escrever esse gênero . O título é intrigante.
    Parabéns pela ótima resenha .

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!