14 anos de livros, amizades e histórias

Hoje o Sempre Romântica tem o prazer de trazer pelas comemorações pelos 14 anos do blog a presença de uma amiga muito querida com um texto que me emocionou muito. Com vocês minha amiga desde a época do Adoro Romances no Orkut... Elimar Souza.
 

O compromisso que se assume na hora que se cria um blog é imenso. Organizar postagens, resenhas, artigos, entrevistas e toda e qualquer matéria que possa interessar leitores de inúmeros gêneros, demanda uma energia e um esforço que é muito difícil de se mensurar. A aventura de fazer desse trabalho algo que valha a pena manter de pé, apesar de todas as coisas que venham a acontecer na nossa vida, já é por si só uma grande vitória. 

Esses 14 anos do blog Sempre Romântica nem sempre foram fáceis. Encontrar tempo para ler o que chega, o que se já tem na estante, o que ainda vai chegar... Aceitar novas parcerias, ter que negar algumas, planejar postagens com antecedência, não deixando os seguidores na mão, mesmo quando se é preciso viajar, ou assumir um compromisso que te obriga a ficar longe da internet por um tempo, ou até mesmo para descansar e pensar se ainda vale a pena continuar... 

Ler é um ato solitário. Isso nunca vai mudar. O blog foi a forma que Leninha encontrou de fazer com que sua voz, suas impressões, suas paixões, chegassem aos corações de outras leitoras, para descobrir o que elas achavam, o que elas gostavam, o que queriam ler... 

Esses 14 anos passaram com um piscar de olhos. Durante esse piscar, eventos, encontros, passeios, bienais... A dona do Sempre Romântica passou por todos eles e foi adquirindo amizades e muitas histórias para contar. Filas, correrias, abraços, encontros... Quem diria que o amor pela leitura a levaria tão longe. A chegada da quarentena tirou dela (e de nós) os encontros anuais com os amigos. Nada de correria pelo aeroporto, subidas arrastadas pelas escadas, ida ao banheiro com as amigas, ou aquele lanche tardio depois da bienal... Sem esquecer o café da manhã, onde se deitava o cabelo para economizar na hora do almoço. 

Pois é... A saudade tem batido forte nos últimos tempos, e só fica maior quando os aniversários chegam. 

Mas os dias ruins estão indo embora. Logo poderemos nos dar aquele abraço e rir das antigas e novas aventuras que só os eventos literários podem nos proporcionar. Não sei quantos aniversários ainda farei ao longo da minha vida. Nem quantos aniversários poderei acompanhar esse blog guerreiro e persistente, que tem como guia essa leitora voraz e decidida. O que sei com certeza é que várias pessoas começaram a ler por causa dele. E esse é o maior legado que o Sempre Romântica poderia deixar.


Elimar Souza

12 comentários

  1. O legado que o Sempre nos deixa e deixará é de amor aos livros, respeito à nossa literatura brasileira.
    São 14 anos onde os livros nos salvaram dia a dia e por mais que a gente agradeça o tempo todo, parece que ainda vai faltar agradecimento!!!
    Show de postagem, show de homenagem.
    Emocionante!!!!
    Beijo e que o restinho do mês passe bem devagarinho pra gente aproveitar cada segundo com vocês!!!

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. E a homenagem foi precisa.
    ter um blog e chamar a atenção dos leitores, estimulando-os a leitura é uma tarefa árduo, porém prazerosa.
    Seu legado ficará Leninha, disso tenha certeza.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Rudy. Espero sempre contar com sua presença por aqui.
      Bjs mil

      Excluir
  3. Ah, gente... Passou um filme na minha cabeça lendo esse texto da Elimar. Vocês são presentes muito especiais que a Adoro Romances trouxe pra minha vida. Que saudade de dar um abraço bem apertado em vocês.

    Parabéns, Leninha pelo teu trabalho aqui no blog. Vai ser sempre uma referência pra nossa comunidade literária!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deu um aperto no peito lembrar que não vejo vocês tem 2 anos já. Precisamos nos ver, que Deus nos livre de todo mal e nos permita nos encontrar em breve.
      Obrigada pelo carinho Drica.
      Beijo enorme!

      Excluir
  4. Olá Leninha
    Que texto lindo e emocionante !!Espero que o blog permaneça muitos e muitos tempos trazendo esse amor pelos livros.
    O texto traz um pouco do que é ter e manter um blog por tantos anos mas o mais incrível foi ver o quanto de amizades sinceras você fez ao longo do caminho .
    Isso é o mais gratificante!!!😍😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O brigada, Eliane. Sim, manter um blog dá trabalho mas também muito prazer, e os amigos que fiz ao logo desses 14 anos não tem preço, são amizades para uma vida inteira.
      Bjs

      Excluir
  5. Olá! Apesar de todas as incertezas que já eram muitas e de um tempo para cá se tornaram ainda maiores, a única certeza que fica é que o livro e amor que a gente tem por ele, consegue até mesmo o dito como impossível, ele é capaz de nos levar a milhares de lugares, diretamente do nosso sofá, ele nos faz “clicar” com aqueles que dividem a mesma paixão e trazer para a nossa vida pessoas maravilhosas, blogs incríveis e histórias únicas. Mesmo com todo esse distanciamento físico imposto, a gente sempre encontra um jeitinho de estar perto, mesmo que virtualmente e o que era antes improvável, está cada vez mais próximo, o reencontro, o tal esperado abraço está mais perto do que nunca, então, enquanto ele não chega, seguimos por aqui com os nossos abraços virtuais e muitas resenhas de dicas para encher nossa “listinha” e nessa tarefa o blog Sempre Romântica tem grande destaque (risos), parabéns mais uma vez pelos 14 anos de dedicação e inspiração a todos nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Elizete, vamos esperar com fé que logo o abraço vem, tenhamos fé e esperança.
      Obrigada por suas palavras.
      Bjs

      Excluir
  6. Acho que a melhor parte de andar pelas postagens e ler o conteúdo, tem sido não só a forma como as pessoas estão falando de assuntos variados e legais, como também é ver o quanto esse teu espaço ocupa um lugar especial no coração dos seus amigos e das pessoas que passam por aqui , é muito bom ver essa energia de pessoa pra pessoa sabe, faz com que a gente tenha um certo tipo de esperança sabe, principalmente hoje em dia, com tudo sendo muito caótico e com essa pandemia trazendo tanta coisa ruim pra gente, o simples fato de pegar um livro e estar entre pessoas e amigos que apreciam as mesmas coisas que nós, faz muito bem pro psicológico, o jeito agora é levantar a cabeça e esperar as coisas se estabilizarem, parabéns de novo pelo blog e parabéns a sua amiga pela homenagem, gente assim da vontade de guardar num potinho de tanto amor <3 e tomará que logo as coisas se acertem e os abraços que hoje são virtuais voltem a ser presenciais e com 100% a mais de carinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre um prazer fazer amigos, e depois de 7 anos ele são para a vida toda.
      Obrigada por suas palavras, Jaynne, o Sempre Romântica ainda tem muito para oferecer. Fique com a gente e descubra.
      Beijokas!

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!