Analisando a música: Se - Djavan


O Analisando a música de hoje traz a canção doce e significativa chamada Se, de Djavan. A música faz parte do álbum Coisa de Acender, de 1992, e ganha suavidade na voz de seu compositor. Uma música para tem sim um cunho sexual, mas que em momento algum o cita, tudo fica nas entrelinhas o que abre um leque para interpretações. Lembro-me da primeira vez que a ouvi e me deixei levar pelo meu lado romântico e apaixonado, mas depois de analisar bem percebi suas nuances e nunca mais consegui interpretá-la de outra maneira se não imaginando algo que fala de amor, de entrega.  

Então vamos parar de enrolação e nos focar na letra e na minha análise:

Se - Djavan

Você disse que não sabe se não
Mas também não tem certeza que sim
Quer saber? Quando é assim
Deixa vir do coração

Toda mulher antes de entregar seu corpo, seu coração faz uma análise profunda de seus sentimentos, são dias e dias de um “se” constante, e nem sempre dá para confiar apenas no coração.

Você sabe que eu só penso em você
Você diz que vive pensando em mim
Pode ser, se é assim
Você tem que largar a mão do não
Soltar essa louca, arder de paixão
Não há como doer pra decidir
Só dizer sim ou não
Mas você adora um se

Nem sempre é tão simples assim, se fazer de louca pode trazer consequências bem catastróficas. Se existe amor não precisa pressão. Dizer que pensa pode significar muitas coisas, entre elas  paira a dúvida e o “se” faz a diferença aqui.

Eu levo a sério mas você disfarça
Você me diz à beça e eu nessa de horror
E me remete ao frio que vem lá do sul
Insiste em zero a zero e eu quero um a um

Muitas das vezes o homem logo relaciona a dúvida da mulher com frieza, nem sempre estamos dispostas a nos entregar sem certezas, pode ser fácil para o homem, mas a mulher quando se entrega ela vai inteira. Se existe dúvidas o certo é deixar o “pretendente” na incerteza dos sentimentos sim, ele também tem que valorizar.

Sei lá o que te dá, não quer meu calor
São Jorge por favor me empresta o dragão
Mais fácil aprender japonês em braile
Do que você decidir se dá ou não

Sempre afoitos, sempre querendo apressar a mulher. Sim, é mais fácil aprender um idioma difícil em braile do que uma mulher entregar seu coração apenas para aquecer um homem. Vai esperando, rsrsrsrs


Muitos acreditam que essa letra se refere simplesmente ao ato sexual, uma mulher em dúvida sobre se entregar a um homem do qual ela não tem certeza se deseja ou ama. Porém eu quis analisar a música imaginando que a letra fala de amor. Perceber o “dar” não como ato do sexo em si, mas sim na entrega do coração, de se entregar de corpo e alma. Djavan carrega suas letras com metáforas e combinações que levam o ouvinte as mais variadas interpretações, então, espero que tenham gostado da minha.


Artista: Djavan
Compositor: Djavan
Álbum: Coisa de Acender


5 comentários

  1. Leninha!
    Adorei sua análise precisa e favorável às mulheres... embora ame Djavan de todo meu coração, um dos melhores compositores para mim...
    Homem tem de entender o 'time' feminino.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Rudy. Entender nosso "time" é imprescindível para a evolução de qualquer relacionamento.
      Bjs

      Excluir
  2. Eu acredito que toda a música seja o Se. Essa palavrinha tão pequenina, mas que muda todo um pensar, todo um sentir.
    Djavan é mestre em fazer poesia em suas letras, isso é nítido. Verdadeiras cartas poéticas e mulheres? Verdadeiros poços de decisões, indecisões e? Se! rs
    Adorei, adorei!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Olá! Mais uma música maravilhosa e quem sem dúvida fez/faz parte da vida de muitos casais por aí hein. Amei essa visão mais romântica da música, me fez gostar ainda mais dela (risos), esse refrão é chiclete demais e eu estou aqui cantando enquanto escreve meu comentário.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!