O Analisando a música de hoje traz uma canção do álbum No Balanço do Balaio, de 1999, interpretada na voz doce e melodiosa do nosso saudoso Vander Lee. Estou falando de Românticos uma das mais belas e descritiva canções de amor romântico já escrita. Na verdade sempre me senti representada nessa letra, porque românticos são poucos, mas são loucos como eu, que se entregam e se permitem amar sem reservas. Que saudade desse cantor que escrevia com o coração.
Minha análise foi bem pessoal, até porque como disse acima, me sinto descrita nessa canção. Hoje tô um nojo de romântica, então me perdoem a babação na análise, que acabou se tornando uma narrativa empolgante justificada em número, gênero e grau.
Então vamos deixar de enrolação e bora “analisar”:
Românticos – Vander Lee
Românticos são poucos
Românticos são loucos desvairados
Que querem ser o outro
Que pensam que o outro é o paraíso
Sim, os românticos além de escassos nos dias de hoje ainda são vistos como loucos que vivem a vida do outro, achando que no outro se encontra o paraíso.
Românticos são lindos
Românticos são limpos e pirados
Que choram com baladas
Que amam sem vergonha e sem juízo
Com certeza os adjetivos dos românticos são perfeitos, somos incuráveis, apaixonados, emotivos, amamos sem medos, sem reservas.
São tipos populares
Que vivem pelos bares
E mesmo certos vão pedir perdão
Que passam a noite em claro
Conhecem o gosto raro
De amar sem medo de outra desilusão
E nos entregamos, nos permitimos sonhar sempre em busca do objeto do nosso amor, pedimos perdão por erros dos outros apenas para não deixar de ver um sorriso no rosto amado.
Romântico é uma espécie em extinção
Romântico é uma espécie em extinção
Somos e estamos sim, mas os poucos que ainda existem são românticos para a vida toda.
Românticos são poucos
Românticos são loucos desvairados
Que querem ser o outro
Que pensam que o outro é o paraíso
Não acredito no louco desvairado, o que fazemos é por amor. Queremos viver pelo outro sim, no meu caso, sem tirar jamais a individualidade do outro.
Românticos são lindos
Românticos são limpos e pirados
Que choram com baladas
Que amam sem vergonha e sem juízo
Eu sou a louca que chora com baladas, que viaja nas canções que me trazem recordações de épocas vividas onde amei intensamente.
São tipos populares
Que vivem pelos bares
E mesmo certos vão pedir perdão
Que passam a noite em claro
Conhecem o gosto raro
De amar sem medo de outra desilusão
Eu conheço o gosto raro de amar sem medo e já até me decepcionei algumas vezes, mas não deixei de amar, mesmo assim.
Romântico é uma espécie em extinção
Romântico é uma espécie em extinção
Românticos são poucos
Românticos são loucos como eu
Românticos são loucos
Românticos são poucos como eu, como eu
Que a gente se multiplique.
Acredito que nem todas as pessoas conhecem o cantor Vander Lee. Mineiro, começou a carreira cantando em bares na década de 1980 em sua terra natal Minas Gerais. Suas canções variam desde o romântico, passando pelo samba, até a balada e rock. Suas letras falam de acontecimentos da vida cotidiana, sempre com um lado romântico.Faleceu em 2016 depois de uma cirurgia de correção de um infarto. Deixou várias canções de amor que tocam o coração de quem as escuta. Apesar de não ter alcançado o reconhecimento merecido por seu talento, deixou saudade nos fãs que o acompanhavam pela vida.
Música: Românticos
Compositor: Vanderli Catarina
Artista: Vander Lee
Álbum: No Balanço do Balaio (Remasterizado | 2020)
Data de lançamento: 1999
A melhor parte das músicas que ficam quando um cantor se vai, é que elas permanecem aqui, conosco. Sim, como se fossem cartas tatuadas na alma.
ResponderExcluirEu sou uma romântica assumida, mesmo sendo grossa e dura as vezes rs mas sei lá, eu gosto desse jeito de acreditar nas declarações, gestos, atitudes. Acredito no amor e sim, românticos hoje em dia estão quase extintos, infelizmente :/
Essa experiência de ouvir a música ao vivo é única e maravilhosa.
Eu quero ser taxada de louca..rs
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor
Infelizmente alguns cantores só são reconhecidos depois de sua partida, aí são feitas homenagens e tal. Valorizar antes os talentos só se pagar muito, pena isso.
ExcluirVander Lee nos deixou músicas lindas, melodias únicas e letras inspiradoras como essa.
Somos todas loucas, loucas de amor pela vida.
Bjs
Ah Leninha!
ResponderExcluirSomos loucos, somos poucos, totalmente desvairados, sem juízo, sem vergonha e beirando mesmo à extinção, ao ponto de sermos visto de forma diferenciada e descrente pelas pessoas mais pé no chão, mais frias e mais realistas...
A música é a descrição perfeita do romantismo que temos dentro de nós, capaz de nos entregarmos alucinadamente e sem reservas...
cheirinhos
Rudy
Verdade, Rudy, loucas e loucas por amar e demonstrar esse amor sem medos. Quem dera muitos outros fossem como nós.
ExcluirBeijos
Olá Leninha
ResponderExcluirQue bela canção !!hoje já não vemos mais melodias românticas como essas que embalam nossos sonhos .o tempo passa mas o romantismo continua dentro de nos afinal de contas seremos SEMPRE ROMÂNTICA.
bjs
Fofa, rsrsrs
ExcluirBjs
Olá! Hahaha, que se multiplique mesmo, estamos precisando de mais românticos no mundo. Apesar de pecar em alguns momentos no quesito romântica, por sinal, nem conhecia essa canção em especial, mas o cantor eu lembro de ter visto algumas notícias sobre ele uns tempos atrás, por aqui tento sobreviver aos meus dias de caos com a positividade que só os românticos têm (risos), e claro que super me identifiquei com o segundo parágrafo, que basicamente me descreveu, linda check, limpos e pirados #presente, que choram em baladas, choro até em comercial, que amam sem vergonha e sem juízo #culpada!
ResponderExcluir