Doramas: Um amor que veio do outro lado do mundo


Oi Gente! Eu sou a Mara! E algumas pessoas podem me conhecer pelo meu IG literário Menina da Bahia e já participei de outros aniversários do SR. Leninha é uma pessoa muito querida para mim, faço questão de comemorar essa data. Mas hoje estou aqui para falar de outro vicio meu: Os doramas.

Comecei a assistir há uns 5 anos e desde então, cada vez mais eles se tornaram conhecidos por muita gente aqui nas terras brasilianas. Sei que muita gente aqui já conhece e também assiste. Eles tornaram uma parte importante da minha vida, assim como os livros e por esse motivo criei um perfil chamado “PQGD- Pra quem gosta de doramas” no instagram.

Mas para quem ainda não sabe do que estou falando, vamos começar pelo começo: O que são doramas?

Dramas – ou doramas, como eu e a maioria chama – são séries de televisão orientais, assim como existem as séries ocidentais: americanas, espanholas, mexicanas.
E o termo dorama em geral engloba todas as nacionalidades asiáticas, mas o termo correto/original é dramas. Porém devido a dicção da língua japonesa, a pronuncia ‘DORAMA”  se tornou popular.  Essas séries podem ser japonesas (j-drama), coreanas (k-drama), taiwanesas (tw-drama), tailandesas (thai-drama), ou chinesas (c-drama). 

Os doramas duram em média de 16 a 32 episódios de 30 a 60 minutos, cada. (Isso realmente é uma média, porque também existem mini dramas com apenas 3,5 ou 10 episódios, como existem dramas até com 60. Isso acontece mais com os dramas chineses.)

Uma grande diferença dessas séries asiáticas e as séries ocidentais é que muito raramente elas possuem mais do que uma temporada. Toda a sua história (início, meio e final) é contada em apenas uma. 

É difícil explicar o quanto essas minisséries nos conquistam e nos prendem. O que mais me atraiu foi a interpretação dos atores em retratar com muita fidelidade os sentimentos dos personagens, por não ter apelo sexual que está tão banal, além de ter uma produção de qualidade muitas vezes superior a muita série de TV ocidental. Eles são bem românticos, tem muito drama e paixão para dar e vender. Mas também temos doramas de vários gêneros: ação, fantasia, ou seja, para todos os gostos.

E onde você pode assistir?

*RakutenViki - Um site (que também possuem app para os dispositivos móveis) que exibe doramas e filmes asiáticos. No Viki também existem as contas premium (três tipos de níveis), que podem ser assinadas mensal ou anualmente, mas você consegue assistir vários doramas inteiros com a conta gratuita, a diferença é que possui comercial, então requer um pouco de sua paciência e tempo.

*Kocowa – Também um site (que também possuem app para os dispositivos móveis) que exibe doramas e programas de variedades de três emissoras de TV coreanas: KBS, MBC, SBS. No Kocowa existem dramas disponibilizados de gratuitamente, mas a maioria do catálogo só pode ser assistido com assinatura, mensal ou anual. 

*Netflix (Salve ó poderosa Netflix) possui vários doramas e muita gente não sabe (ou não sabia) disso. Inclusive cada vez mais está investindo em doramas exclusivos E PRODUZIDOS pela plataforma: Mr Sunshine, Vagabond, The king Eternal Monarch, Odisseia Coreana. 
E alguns doramas muito bons e populares estão por lá, como: Hello, My twenties, Oh my ghost, Strong Woman, Reply 88 e Noble, my love. Basta colocar na pesquisa dramas asiáticos.

*E por fim, existem vários grupos de dorameiras e sites que traduzem e disponibilizam chamados FANSUBS, que disponibilizam muitos dramas que não encontramos nas plataformas de streaming oficiais. Você só precisa se cadastrar e pode baixar os episódios dos doramas lá cadastrados ou assistir on-line também. 

Finalizo indicando 5 dramas para você conhecer na Netflix: Tudo bem não ser normal, Hospital playlist, Pousando no amor, Cinderella e os 4 cavaleiros e The King Eternal Monarch.

Vai por mim, deem uma chance aos doramas! E para mais dicas, me segue no instagram.

Abs Mara!

Maraíse

6 comentários

  1. Que legal esse post! Ah, eu sou do time das aficionadas pelos doramas. Estou nessa desde 2017 e não pretendo parar. Também me chama a atenção a forma como buscam evidenciar o belo, no campo moral e cultural principalmente. Gosto da atmosfera romântica e da maneira como os afetos são demonstrados de modo a preencher de significado uma simples troca de olhar ou um encostar de mãos, por exemplo. Aqui em casa, assinamos Netflix, Viki e Kocowa. Não faltam opções de estilos para atender a preferência pessoal dos dorameiros. Super recomendo.

    ResponderExcluir
  2. Amei esse tema e, além disso, gosto muito dos textos da Mara!👏🏻

    ResponderExcluir
  3. Mara!
    Nada melhor que uma grande paixão para comemorar o Sempre romÂntica.
    Já tivemos por aqui esse mês de comemoração, vários estilos e muitas novidades, como o dorama.
    Já conhecia alguns e tmbém acompanho algumas menninaas que gostam. Confesso que não é muito minha praia, mas gosto quando os filmes são bem feitos, sem apelos sexuais e ainda com drama e romance. Nada melhor para quem é romÂntica, concorda?
    Obrigada por dividir com a gente sua paixaão e seu conhecimento.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Tão bom quando a amizade é assim, vem no momento certo, está junto em todos os tempos! Leninha merece, o blog merece e nós? Ganhamos!
    Eu assisti poucos doramas, mas confesso que gosto, apesar de muitos só terem legendados( e meus olhos não aguentarem muito tempo)
    Mas acredito que seja um gênero que chegou para ficar e a gente agradece muito. Normalmente, são bem leves e isso ajuda o coração cansado a ter um pouco mais de alegria!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  5. Ola
    Nunca assisti dorama mas ja vi postagens sobre em outros blogs
    O legal é isso que voce resenhou .náo tem apelo sexual .existe muito o lado romantico das relaçoes e nos estamos precisando resgatar isso na vida de tanta gente .por tudo isso tenho vontade de assistir .

    ResponderExcluir
  6. Olá! Ahhh que eu tenho alguns doramas aqui na minha lista para um futuro próximo, mas confesso que hoje meu vício são as séries turcas, menina é um caminho sem volta, estou acompanhando umas 5, e acho incrível o quanto eles conseguem ser dramáticos, ainda mais que os mexicanos (risos), espero realmente assistir a um dorama em breve, pois sei o quanto eles são maravilhosos e viciantes, ai ai dormir é para os fracos.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!