O Meu Melhor - Martha Medeiros

É sempre um prazer inenarrável ler as crônicas, os pensamentos, a poesia das palavras escritas por Martha Medeiros. E só assim, lendo e relendo suas crônicas é que percebo o quanto estava com saudades, tanto que mesmo já tendo lido alguns textos que me remetem há tempos atrás, a saudade faz morada e traz ótimas sensações e lembranças.

É impossível não se envolver, não sentir que cada palavra escrita em suas crônicas é apenas ou nada mais, que verdades que sentimos, emoções que esquecemos, sentimentos que adormeceram num espaço remoto da mente, numa janela fechada pelo tempo, numa veneziana entreaberta. E como é bom recordar.

Martha Medeiros tem o poder de abrir a porta de nossos sentimentos, deixar o sol entrar e o vento bagunçar as folhas do tempo. Nos deixam pensativos, nos fazem questionar e até mesmos nos inspira à poesia. E é assim que me sinto agora depois de passar dois dias lendo, saboreando e apreciando seus textos. Cada um é inovador e nos desnuda a alma, nos faz refletir, nos remete ao passado e ao futuro, difícil decidir para que lado olhar, se para dentro de nós mesmos ou para o que está ao nosso redor.

Seus textos são para ficar em nossas cabeceiras e precisam ser lido, relidos, pois a cada nova leitura de um texto antigo, uma nova experiência nos traz, e além disso ser incrível é imprescindível para a inovação e para a leveza da alma.

Devo confessar que estava mesmo com saudades, que ler e reler essa autora tão sensível, num fim de semana comum, apenas o torna especial, abrilhanta os dias. Sem sombra de dúvidas cada uma de suas crônicas nos leva a um momento, a um lugar diferente onde nos vemos com outros olhos, nos permitimos ver um lado real da nossa trajetória onde criamos sonhos, e onde é sempre bom revisitar.

Recomendo os livros de Martha Medeiros sem nem mesmo pestanejar. Suas crônicas nos elevam a outro nível, nos inspira e nos faz suspirar. São verdades assim que eu gosto de ver jogadas na cara.

Coisas da vida. Uma das mais bem-sucedidas escritoras brasileiras, Martha Medeiros completa 25 anos escrevendo crônicas semanalmente publicadas por jornais em todo o país. Fazer sucesso neste tipo de escrita é algo raro no Brasil, mas Martha tem o dom de encantar e instigar; de questionar e inspirar. Tem milhares de leitores fiéis que a tratam como uma amiga, uma pessoa da família. O poder da crônica é justamente oferecer um papo onde quem lê se sente íntimo de quem escreve.
Para celebrar este aniversário, ela selecionou as 100 crônicas de maior sucesso em toda a sua carreira. A maioria das colunas é sobre relacionamentos – amorosos e consigo mesmo. Alguns desses textos viralizaram na internet – como Uma oração para os novos tempos, escrito em 2013 e que ganhou as redes em 2018. Há textos que foram equivocadamente atribuídos a outros escritores, outros costumam ser citados em palestras e muitos fizeram diferença na vida de pessoas.
Entre eles estão: O mulherão, A melhor versão de nós mesmos e A morte devagar – conhecida nos países latinos como Muere lentamente e nos países de língua inglesa como Die slowly.
E há também alguns textos inéditos. No último, A sério, que encerra este livro, ela escreve: “Somos um grão de areia, daqui a alguns anos nem seremos mais lembrados, a não ser que tenhamos sido generosos, agradáveis e tivermos repartido nosso conhecimento.” Com certeza, Martha Medeiros será lembrada por muitas e muitas gerações.

7 comentários

  1. bom dia LENINHA
    AINDA não li nada da autora mas seu post me instigou a querer ler suas obras dica anotada
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se arrisque seguindo a autora no Instagram @marthamedeirosfrases
      se você gostar já pode comprar o livro.
      Bjs

      Excluir
  2. Martha é única!!!! Parece que ela já teve milhares de vida. Que se colocou dentro de cada mulher que existe. Fala verdades, escreve com maestria os problemas cotidianos. Transforma dor em esperança numa facilidade. Minha irmã sempre diz: tá infeliz? Leia Martha! Ela tem esse poder de nos levantar, de nos tirar da tristeza e nos colocar pra viver de novo, sem nos sentirmos fracas por nenhum momento!!!!
    Preciso deste trabalho da autora!!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Leninha!
    Sua análise foi precisa em relação aos textos da Martha Medeiros. Ela nos atinge de forma absoluta e nos faz questionar muitas coisas e quebrar vários paradigmas.
    Leitura essencial.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Oiii ❤ Quero muito ler esse livro, pra um amante de crônicas tem coisa melhor que um compilado com 100 crônicas?! Rsrsrs. Pura diversão! ❤
    É muito raro mesmo no Brasil encontrar alguém que seja reconhecido por suas crônicas, o que é triste. Se as pessoas dessem mais chance à essa escrita, iriam se surpreender.
    As crônicas da Martha têm o poder de encantar e refletir ao mesmo tempo. Sua sensibilidade em tratar assuntos cotidianos, situações da nossa vida impressiona. Ler suas crônicas é se sentir compreendido em meio aos parágrafos. Isso é uma sensação tão boa, de saber que não estamos sozinhos, que tem alguém que nos entende ❤
    Não vejo a hora de poder ler esse livro ❤

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!