História da Vida – Edmac Trigueiro

Em História da Vida, Edmac Trigueiro traça um panorama sucinto, porém altamente efetivo e elucidativo sobre a evolução da vida, desde o surgimento até os últimos e mais recentes estudos sobre esta complexa ciência que se dedica a estudar o desenvolvimento de qualquer forma de vida.

Guiado por um personagem central – Luca, o mais antigo ser vivo, “pai de todos nós” – o autor propõe que seu livro seja uma obra acessível, divertida e informativa. Mesmo tratando de um tema científico, cheio de pormenores técnicos e termos quase que incompreensíveis, seu anseio narrativo é fazer com que todos que o leem possam entender de maneira prática e didática sobre essa grande aventura na terra chamada vida.

O livro trata do tema puramente através da óptica da Ciência, dos estudos biológicos, e seu embasamento, para além de qualquer interferência, encontra referências em inúmeros pesquisadores cujas vertentes, inclusive, divergem sobre este ou aquele fato. Mas, o que importa para o autor, é fazer com que o tema seja interessante para o leitor, e este talvez seja seu grande mérito.

Dividido em cinco partes, História da Vida é um guia que, conduzido por “fases” de Luca, encontra na Biologia Evolucionária uma razão de ser para explicar quais foram os momentos decisivos em que determinadas espécies deixaram de existir, em que outras surgiram e como todos esses processos aconteceram.

Pessoalmente foi uma experiência de leitura incrível, não apenas pela curiosidade pelo tema, mas porque o autor faz com que ele seja realmente atrativo e palatável. Gostei especialmente das partes dedicadas às explicações sobre o modo de vida de dinossauros, por exemplos, e pela demarcação temporal de estágios da vida.

É uma leitura recomendável para todos que querem entender a ciência por trás da vida, explicada cientificamente, mas sem a abordagem normalmente feita pelos currículos escolares. Sobretudo é para estudantes que tentam ao máximo fugir do pragmatismo educativo por vezes proposto.

Além deste livro o autor também escreveu o “História do Universo” e “História do Homem”, que têm a mesma proposta do História da Vida, tratando temas científicos com a leveza de uma narrativa menos normativa, mas sem perder a veracidade.

Leiam e presenteiem com este livro. É curtinho, importante e, posso até dizer, divertido. 
Boa leitura!

Em História do Universo, a interface predominante foi com a Física e a Cosmologia. Neste segundo livro, o diálogo constante será com a Biologia Evolucionária.
O Universo e a Vida são cheios de mistérios. O ser humano, desde a pré-história, sempre sonhou em desvendá-los. Somos muito privilegiados por vivermos no séc. XXI, época em que já estamos bastante próximos de descobrirmos os grandes mistérios da origem e da evolução da vida, cujo véu, posto pelas religiões e pela mitologia, é, agora, desvelado pela Ciência.

2 comentários

  1. Engraçado que a gente se dá conta de que fica perguntando sobre isso da vida, do viver, só quando vê livros ou até posts assim, que nos jogam literalmente na vida!
    Quantas e quantas perguntas sem respostas temos dentro de nós?
    Ainda mais para pessoas como eu, que adoram "xaropar" no filosofar. rs
    Por isso, gostei muito do que li acima e se tiver oportunidade, irei conferir sim!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Conhecimento nunca é demais. Considero a escrita o mais importante nesses temas, porque se for muito científica a leitura se torna cansativa e o interesse acaba diminuindo. Que bom o autor conseguir informar de forma mais leve, realmente deve ser uma leitura divertida.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!