O Melhor do Cortella - Mário Sergio Cortella

Em um primeiro contato com Mário Sergio Cortella o assombro do leitor é evidente diante da simplicidade com a qual sua abordagem expõe o que nos é aparentemente complexo no mundo. De fato, talvez seja um pouco difícil que hoje qualquer leitor, por mais desacostumado que seja com a leitura de temas filosóficos, não tenha ao menos ouvido falar do Cortella, um dos mais famosos pensadores contemporâneos brasileiros.

O Melhor do Cortella me proporcionou esse assombro não pelo desconhecer, mas por ter sido, de fato, meu primeiro contato com suas ideias em um livro. Eu o conheço por vídeos, textos aleatórios, mas nunca antes tinha lido algo seu tão extenso e corpóreo.

E não apenas sendo uma grata surpresa, o livro se firma na estruturação de fragmentos de outras obras do autor, sendo este o resultado das "melhores partes" de temas em comum que foram escritos ao longo dos trinta anos de publicação do Cortella.

Para alguns e até para mim, num primeiro momento, o livro parece desconexo porque não nos é admitido que assuntos tão intricados possam ser absurdamente resumidos em frases que, por vezes, não ultrapassam mais que duas linhas. Mas calma, se você também esbarrar nessa percepção quando estiver lendo, talvez seja bom oferecer um conselho: relaxe e curta o momento - com os neurônios fervilhando com as doses de filosofia cotidiana oferecida. Sim, relaxe e curta o momento.

Porque é importante entendermos que o livro não é uma obra que se basta de maneira autêntica, já que é mesmo essa festa de trinta anos de livros sendo escritos e ali temos apenas partes desse livro - escolhidas, inclusive pelo próprio autor.

E no livro esses fragmentos estão organizados por temas em comum, que vão desde Filosofia, passando por Política, Religião e assuntos que dizem respeito a ideia de morte, de vida em sociedade, omissão, percepção de mundo e moral. Os temas caminham por outras trilhas também, várias, e é uma delícia se perceber estranho diante de situações automáticas no nosso dia a dia.

Acho que esse é o maior mérito de O Melhor do Cortella: além de ser um livro rapidinho de ler, ele nos desloca e nos causa estranheza e reflexão nos atos.

Então, eu diria que é um livro que serve tanto aos fãs do autor (tem uma introdução inédita no início, na qual Cortella se coloca diante de sua própria trajetória de autor) quanto para os que querem ter contato com sua vasta obra - e sabendo que é apenas a menor parte do micro que nos leva ao macro de sua produção. 

É importante dizer também que o livro é a comemoração desses trinta anos de publicações do Mario Sergio Cortella, e faz parte de uma trilogia. Os próximos dois livros também serão uma celebração pela contribuição do autor para se pensar a sociedade.

Leiam Filosofia. Leiam Cortella. Nos faz bem diante do que vivemos hoje - nos ensina a olharmos o passado, nos ajuda a reconhecer e buscar propósito (sem a usualidade da autoajuda como guia) e nos faz entender um pouco essa loucura frenética chamada viver.

Um dos mais populares intelectuais brasileiros, Mario Sergio Cortella está completando 30 anos da publicação de seu primeiro livro – Descartes: A paixão pela razão. Grande frasista e dono de uma enorme capacidade de síntese, Cortella coleciona ideias e pensamentos nos quase 40 livros que publicou. Essa trilogia da Planeta apresenta as melhores frases de Cortella divididas por temas. O primeiro volume apresenta ideias sobre filosofia, política, religião, ciências e artes.
Alguns temas deste volume:
• Pensar e existir
• Escolhas, erros e acertos
• Participação x omissão
• Os seres e o mundo
• Tecnologia: espaço e memória

2 comentários

  1. Sou completamente apaixonada por tudo que este homem faz! Acompanho diversos vídeos, frases, trechos soltos pela internet. De fato, nunca li nada assim, inteiro. Por isso, estou aqui encantada com tudo que li acima.
    Ele tem ao mesmo tempo uma calma para nos acalmar, mas também um jeitinho todo dele, de nos tirar da zona de conforto que nós mesmos criamos e nos jogar de cabeça na torrente da vida.
    Sempre com lições simples, fáceis e que sim, a gente sabe que é assim, mas que nunca segue..rs mas oh, tentamos!!!
    Com toda a certeza do mundo, o livro vai para a lista dos mais desejados!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Ronaldo!
    Como você sou fã do Cortella apenas pelas entreistas que vejo, vídeos, e citações, nunca li um livro dele.
    E pelo jeito esse livro é um 'retalho' de cada observação feita por ele em relação aos temas aboradados, deve ser um deleite de leitura.
    Hoje com tantos romances e fantasias que lemos, esquecemos de filosofar um pouco sobre todos os assuntos importantes. Muito bom ele trazer esse resgate do pensamento para nossas vidas.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!