Sob Águas Escuras - Robert Bryndza

Já faz mais de uma semana que li esse livro, mas ainda não tinha encontrado forças para sentar e colocar em palavras tudo que senti ao ler essa história. Prepare-se para fortes emoções, temos aqui um suspense incrível. Mais uma aventura da detetive Erika Foster, uma mulher forte, que não tem medo de encarar os piores situações para chegar ao término de uma investigação.

Nesse caso tão inusitado, Erika é colocada num local de desova, de um caso sem solução há 26 anos. O caso do desaparecimento da pequena Jessica Collins de 7 aninhos. Desde o fato ocorrido que um mistério ronda não só a família da criança, como também de toda uma cidade. Um desaparecimento que não deixou pistas e um corpo encontrado 26 anos depois submerso nas águas escuras de uma pedreira, todas as dúvidas deixadas na investigação passada submergem. Cabe a Erika rever todas as pistas de um caso esquecido no tempo e tentar elucidar um mistério que vai agitar uma comunidade inteira.

Fiquei impressionada com a desenvoltura da escrita do autor Robert Bryndza. Ele consegue unir passado e presente num caso que para mim não tinha condições de ser desvendados, e as pistas que vão surgindo são tão mínimas, tão efêmeras que você vaga durante toda a leitura numa dúvida constante. Daí, você começa a ligar os pontos, tenta junto da nossa detetive juntar as pontas soltas. Claro que nossa Erika tem uma ajudinha aqui e ali, o que torna bastante importante a presença dos personagens que investigaram o caso 26 anos atrás. Isso foi de uma sacada primorosa.

Porém nada me preparou para o desfecho do crime. Foram tantas as minhas tentativas de descobrir o criminoso que quando ele foi revelado eu fiquei tipo “de cara”, juro como até suspeitei, mas nunca adivinharia o culpado. Só isso já conta muito a favor do autor, que nos brindou com um suspense muito bem escrito, com as pontas muito bem amarradas e que de acordo com que ele vai soltando vai situando o leitor e dando lógica à narrativa. 

Como acredito que todo livro policial com esse tipo de crime deve ser bem apreciado, não irei falar nada sobre o enredo, cabe a cada um adentrar na história e descobrir junto da nossa protagonista a resolução do mistério.
Para quem não sabe, esse é o terceiro livro da Detetive Erika Foster, publicado pela Editora Gutenberg, e mesmo que de leve, o autor solta uns pequenos spoiler’s dos livros anteriores, o que só aguça a curiosidade do leitor. Eu, com certeza, lerei os outros na primeira oportunidade.
Recomendo a leitura!

“Puxado pelo peso das correntes, o corpo afundou rapidamente. Ela descansou ali, quieta e serena… durante muitos anos.”
Quando a Detetive Erika Foster vasculha, com sua equipe, um lago artificial nos arredores de Londres em busca de uma valiosa pista de um caso de narcóticos, ela encontra muito mais do que eles estavam procurando.
Do fundo do lago são recuperados dois pacotes: um deles contém 4 milhões de libras em heroína. O outro… o esqueleto de uma criança.
Os restos mortais são de Jessica Collins, uma garota desaparecida há 26 anos e que foi a principal manchete de todos os noticiários da época.
Erika, então, precisa revirar o passado e desenterrar os traumas da família Collins para descobrir mais sobre o trabalho de Amanda Baker, a detetive original do caso – uma mulher torturada pelo seu fracasso na busca por Jessica.
Muitos mistérios envolvem esse crime, e alguém que não quer que o caso seja resolvido fará de tudo para impedir que Erika Foster descubra a verdade.

8 comentários

  1. Comecei a ler hoje(digo, começarei a noite, pois é o único horário que consigo o danado do tempo para ler), o primeiro livro desta série do Robert, A Garota no Gelo!
    E mesmo que já tenha lido que os três livros possam ser lido separadamente, não vi muito sentido nisso, afinal, são os crimes desde o começo que ligam todos os livros.
    Então, deixa eu ler o primeiro e só depois com certeza, me jogarei nestes dois seguintes!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz certíssimo, sempre é bom ler o primeiro antes, mas eu sou dessas, leio o que vier, rsrsrs
      Breve lerei os livros anteriores, torcendo para ser logo.
      Bjs Angela.

      Excluir
  2. Leninha!
    Infelizmente não li ainda nenhum dos livros da série, nem do autor.
    Mas gostei muito de todas suas observações sobre o mistério na resolução do caso que ninguém consegue desvendar, isso faz com que o leitor, sinta-se preso e conectado com a leitura.
    E entendo bem as ressalvas que fez em relação a ser algo complexo, mas não chegar a sentir essa complexidade.
    “Não sei o que fazer do que vivi, tenho medo dessa desorganização profunda. “ (Clarice Lispector)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente essa foi uma história que demorei a suspeitar de alguém, são 26 anos de pistas esquecidas no tempo, mas que olhos atentos poderiam facilmente compreender. Mas esse é o ponto forte da trama, suspeitar do insuspeitável, rsrsrs
      Bjs, rudy!

      Excluir
  3. Eu resolvi ler os livros na ordem ou seja comecei lendo primeiro a garota no gelo porém me decepcionei muito com a história já que o segundo livro foi melhor que o primeiro e o terceiro é realmente o melhor do autor até agora. Acho que leram os livros na ordem foi um grande erro para mim porque eu cogitei por várias vezes abandonar a série por causa do primeiro livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura?! Nossa, sempre acho que o primeiro livro tem que ser o melhor para ganhar o publico. Ainda vou ler para conferir, mas obrigada por avisar.
      Bjs

      Excluir
  4. Faz muitiiiiissimo tempo que não leio livros deste gênero, juro que não é por falta de vontade, eu adoro livros de suspense, o problema é que é uma leitura que requer uma atenção um pouco maior, um dedicação mais intensa e sem filhas azucrinando na volta da gente, rsrs. Tá na lista de futuras prováveis leituras.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade isso, Van. Esse tipo de leitura requer muita atenção aos detalhes, qualquer falta de atenção vc pode perder o fio da meada.
      Mas leia, vc vai gostar.
      Bjs

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!