Desafiados a Amar – Jorgeana Jorge

Vocês nem imaginam o quanto foi difícil iniciar essa resenha, ainda não sei como começar, por onde dar o pé inicial à minha dissertação sobre algo tão primoroso, bem escrito e gratificante.

Essa é a sequência do livro À Espera de um Adeus, que li e resenhei aqui no blog no fim do ano passado. Quem leu sabe o quanto fiquei estarrecida com o final da história, e claro, ansiosa por sua continuação. Agora eis-me aqui de pé, batendo palmas para essa história, que, com certeza, foi uma das melhores que já li.

Samantha está de volta, com todos os seus problemas na vida, na casa, com os filhos, mas principalmente com sérias dificuldades na sua relação com Douglas, seu marido. Entre os dois não existe mais diálogo, sempre que conversam acabam discutindo e o silêncio se torna palpável.

Apesar de Samantha ser uma mulher de Deus, ter sua vida com bases sólidas na vida em Cristo, ela se sente fraca para tomar uma atitude, para expor seus sentimentos, tomar as rédeas da sua vida. E sua fraqueza acaba dando brechas ao inimigo, e sua vida, que já não estava tranquila, de repente vira de cabeça para baixo.

Devo confessar a vocês que me senti na pele de Samantha em todos os momentos da narrativa. Jorgeana Jorge tem o dom de tocar na ferida, de fazer o leitor sentir todas as dores, as aflições de nossa protagonista e de todos que a cercam. Fica impossível não sentir as chagas deixadas por Douglas na alma de Sam, e ela nos coloca diante de decisões que somente aquele que já passou por situações semelhantes pode avaliar e decidir.

Em momento nenhum do livro me senti apta a julgar — quem sou eu, mera coadjuvante, leitora inapta, a entender o que levou Douglas a fazer o que fez?! Colocar-me no lugar de Samantha foi ainda mais doloroso, passar por tudo, sentir tudo, de certa maneira sozinha, não é para qualquer pessoa. Só que nossa protagonista tem a seu lado um ser aquém do nosso entendimento, que a apoia, entende, protege e a cura pouco a pouco. É lindo acompanhar o crescimento de Sam na palavra de Deus, e acabamos sendo tocados também. Com certeza, você leitor, vai se sentir revigorado com essa história.

Desafiados a Amar é uma leitura que levarei para a vida, todos os ensinamentos presentes na narrativa são de um embasamento na palavra de Deus que só uma pessoa conhecedora pode nos proporcionar, e Jorgeana Jorge têm esse conhecimento, esse dom especial. Essa leitura foi um bálsamo, cada página foi um aprendizado e que deixa uma marca no leitor.

À Espera de um Adeus e Desafiados a Amar são livros que devem constar em todas as estantes de leitores que buscam leituras primorosas, inspiradoras e revigorantes. Eu recomendo com entusiasmo com a certeza de que quem os leia tenha mais do que meras lembranças, mas que levem para a vida os ensinamentos, as palavras e os cuidados que constam nas histórias.

E, pela primeira vez, digo que esses são livros que devem ser emprestados, a palavra que aqui consta deve passar de mão em mão. Obrigada, Jorgeana, por me dar o prazer de conhecer sua escrita, sua história, seus protagonistas e me presentear com um pouquinho do seu conhecimento na palavra.

Recomendo a leitura com paixão e fervorosamente.

Os piores pesadelos não são aqueles que temos quando estamos dormindo; os mais devastadores são os que nos assombram quando estamos bem acordados. E desta vez Samantha estava! Ventos impetuosos de um inverno congelante se abateram sobre o lar dos Cadore. E quando Samantha percebeu tudo estava em ruínas. Principalmente, o coração daqueles que ela mais amava. Reconstruir sua vida e sua família lhe pareceu impossível. Só que ela não estava sozinha nessa luta. Samantha recebeu o maior desafio de sua vida: amar e perdoar aqueles que mais a ofenderam. Será que o coração de nossa protagonista aceitaria esse desafio? Perseverança, amizade, traição, perdão e muito amor temperam esse romance intenso e libertador.

16 comentários

  1. Oi Leninha!
    Eu sempre fico bastante interessada quando eu vejo alguma resenha que entra para os favoritos da vida de qualquer pessoa. Pelo que eu percebi a série é uma dessas pra você. Eu penso que se você resenha algum livro com 5 estrelas ou o que seja, e meus gostos são próximos, como é o caso, eu devo investir que no mínimo acharei o livro razoável pra bom, mas quando marca tanto é muito difícil o livro não ser bom pra excelente. Claro que tem exceções e depende um pouco da fase que a pessoa está vivendo.
    Pelo pouco que vi sobre Samantha, percebo que provavelmente nós leitores nos envolveremos e sentiremos tudo o que a personagem passa ao longo do livro, e em qualquer livro sentir o crescimento da personagem por si mesmo e com ajuda de Deus claro nos dar um prazer diferente, parece que crescemos também ao acompanharmos essa história.
    Com certeza me parece um livro pra ler, e ao longo da história sofrer um pouco com a personagem, mas no fim me sentir melhor. Gostei muito da resenha e digo que a autora está de parabéns por proporcionar esse misto de emoções. Aprecio o compartilhamento da história Leninha e com certeza quando eu ler eu sinto que vou sentir muito esse algo a mais que o livro nos trás.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Catarina, acredito que para você esse pode ser bom para excelente, mas só você lendo para me dizer depois.
      Leia os dois livros na sequência. No primeiro você vai ficar tão ansiosa para ler os dois que vai ser difícil controlar.
      Depois me conta.
      Bjs

      Excluir
    2. Lerei os dois na sequência com certeza Leninha.
      Bjs

      Excluir
  2. Amei o primeiro livro, e estou louca para ler o segundo. Assim como você vou levar os ensinamentos do livro para a vida toda, até o porque em alguns momentos da nossa vida poderá ser parecido com as do casal principalmente quando falo de sentimentos. Parabéns pela resenha.

    sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então você já conhece a Sam, não é Wanderléa, precisa ler o Desafiados, você vai ficar ainda mais impressionada com os ensinamentos propostos nele.
      Depois me conta!

      Excluir
  3. Como não conhecia nenhum dos dois livros, já fui logo procurar pelo primeiro livro também.
    Falar de Deus, escrever sobre Ele é algo que nunca deixa de ser bom!
    Ainda mais quando traz todos estes questionamentos que todos nós,em algum momento fazemos a nós mesmos.
    Não conheço as letras da autora, mas já quero é demais poder conhecer e sentir tudo isso que você sentiu ao ler os dois livros.
    E sabe o que mais orgulha? Nacional!!!
    Os dois livros foram para a lista de desejados.
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Como se apaixonar por um livro só de ler uma resenha? Isso é possível sim.
    Eu senti calafrios e um desejo enorme de ler o que autora desse livro, a querida Jorgeana, tem a compartilhar. O que me surpreende é o fato de ser um livro que foge do habitual, pois não traz necessariamente um romance e sim um relacionamento, e tudo aquilo que vem de combo: tristeza, agonias, felicidade, amor, carinho, compaixão, amizade, sinceridade, angústia, medo... e além de tudo isso, Deus. Pois para mim, para que um relacionamento sobreviva aos desafios e às tempestades que aparecem, é necessário ter Deus presente! É preciso ser mantida a fé dos dois lados do relacionamento. E é tão bom saber que esse livro bem como o primeiro (que fiz questão de ler a resenha também), discute a história de um relacionamento baseado em Deus.
    Imagino aqui como deve ser a sensação de ler esse livro e aprender com ele.
    Os livros já estão definitivamente na minha lista de desejados! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei seu comentário, Jéssica. Você disse tudo ao citar o que encontramos num livro sobre relacionamento e família. Que bom que você curtiu e espero que consiga adquirir os livros e lê-los.
      Depois volta para me contar!
      Bjs

      Excluir
  5. Eu nunca tive o contato com nenhum livro que explorasse o lado espiritual dos personagens. E na vida real acho isso extremamente importante, me deparar com a resenha desse livro me deu uma vontade imensa de conhecer a história. Acho que essa leitura tem muito a ensinar e consigo até imaginar como a autora explorou isso, principalmente porque você gostou tanto da leitura. Confesso, eu teria a mesma dificuldade pra começar uma resenha nesse nível. Só não sei se conseguiria emprestar o livro, tenho ciúmes de todos (mas espero que você possa fazê-lo) <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu recomendo a leitura desse livro para todos, acredito que você vai amar. Ah, caso não possa comprar o livro físico eles estão na Amazon a um preço bem acessível. Corre e compra o seu.
      Bjs

      Excluir
  6. Leninha!
    Primeiro acho importante quando um livro traz ensinamentos para a vida e que se perpetrará para sempre em nossos corações.
    Apesar de ainda não ter lido, já fiquei tocada por toda situação de Sam...
    E acredito que é bem como falou: quem somos para julgar as atitudes de Douglas e questionar por que ele fez o que fez?
    Deve ser um livro delicioso e profundo, mesmo que doloroso.
    Desejo um mês abençoado!
    “Ando no traçado do tempo a procura de mim mesmo até hoje não sei quem sou, mas sou um caminhante e não um conformista.” (Augusto Cury)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA ABRIL – ANIVERSÁRIO DO BLOG: 5 livros + vários kits, 7 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  7. Oi Leninha.
    Tenho uma certa dificuldade com livros que falam sobre Deus, acredito que cada um tem uma crença, e essa deve ser sempre respeitada, fico com medo do autor(a) não conseguir me conquistar por conta disso. Mas, em contrapartida, e mesmo a história indo para um lado que eu não levaria, ela foi escrita de forma linda, e a Jorgeana sem dúvidas tem um coração tão lindo quanto para colocar tudo isso em palavras.
    Também não estou apta a julgar, mas sei que isso é difícil em algumas situações, mesmo que seja se tratando de uma história fictícia. Enfim, não dá para negar, eu gostei muito de sua opinião que me conquistou, então irei ler o livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou da minha resenha. Não se preocupe com relação ao tema religioso que existe no livro, acredito que esse seja mais para somar. Você vai gostar, ou pelo menos, irá aceitar o texto com tranquilidade.
      Bjs amore, leia e depois me conta!

      Excluir
  8. Amoreee, que linda resenha e que comentários maravilhosos! Espero que seus seguidores sintam a mesma emoção que você. Foi tão intenso escrever este livro, vocês nem imaginam! Mas acho que eu consegui passar a emoção que estava sentindo para o papel, hein? Agora é esperar o que mais leitores vão achar dessa história tão inspiradora. Obrigada, Leninha. Ficou espetacular a resenha. Já reli um montão de vezes, kkkkk. Xerooo. Jorgeana Jorge

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!