Livros x Séries

Olá! Meu nome é Carissa Vieira e estou muito feliz em mais um ano participar do aniversário do Sempre Romântica, blog que tenho muito carinho. Eu tenho um canal com meu nome, onde falo basicamente sobre cinema e seriados; e um site chamado Malcriadas onde escrevo sobre cultura pop através de um viés feminista. 
Sou apaixonada por cinema, seriados e livros; então o post de hoje é claro que tem a ver com livros e audiovisual. Resolvi listar algumas séries e minisséries de TV (ou streaming) que acho muito interessantes e que são adaptadas de livros escritos por mulheres. Algumas possuem o perfil romântico que é a cara do blog da querida Leninha.

Tema: Séries de TV adaptadas de livros escritos por mulheres.

Norte e Sul

Adaptação do livro da Elizabeth Gaskell e que foi publicado em 1855, conta a história de Margareth, que tem que aprender a viver em meio às dificuldades que surgem por conta da Revolução Industrial. Em meio às questões de adaptação em um mundo em transição, ela tem que lidar também com os sentimentos complicados que possui por Mr. Thorton.
A série é muito interessante e consegue transmitir bem o universo do livro. A parte política é bem desenvolvida e permite que a audiência entenda bem as questões sociais da época. E o romance é lindo. Richard Armitage é excelente como o fechado Mr. Thorton. As românticas de plantão, fãs de romances ingleses vão adorar tanto a série quanto o livro.

Big Little Lies

Um dos maiores sucessos de 2017, a minissérie da HBO, produzida e protagonizada pelas atrizes Reese Witherspoon e Nicole Kidman é adaptada do romance “Pequenas Grandes Mentiras”, da autora australiana Liane Moriarty. Conta a história de algumas mães que vivem em uma idílica cidade e que parecem ter vidas perfeitas. O problema é que nada é tão perfeito quanto parece.
A série consegue fazer um trabalho incrível ao mostrar os problemas de cada personagem; as dificuldades que elas possuem por serem mulheres e mães; os desejos que escondem. As interpretações são incríveis e a mensagem que fica no final é muito positiva.

The Handmaid’s Tale

Mais um dos maiores sucessos de 2017. The Handmaid’s Tale é a versão para streaming do livro “O Conto da Aia” da autora Margareth Atwood. O livro foi escrito em 1985 e conta a história de um futuro não tão distante, onde um governo totalitário fundamentalista tomou conta e retirou todos os direitos das mulheres. Como o mundo passa por uma grande esterilidade, as mulheres que ainda são capazes de gerar acabam tornando-se aias dos grandes líderes do governo. O livro segue a protagonista e mostra todas as dificuldades que ela é obrigada a passar.
A série, apesar de algumas mudanças, adapta muito bem o romance de Atwood. Tem um lindo trabalho de fotografia e direção, além de interpretações incríveis. Só não é fácil de assistir. Não é um romance leve e que te faz sonhar. É uma história pesada e que te faz pensar nos problemas do mundo em que vivemos.

Outlander

Adaptação da série de livros escrita por Diana Gabaldon, Outlander é um sucesso de crítica e público. 
Conta a história de Claire, que após o fim da Segunda Guerra Mundial vai visitar a Escócia com o marido, com quem manteve pouco contato durante a guerra. Um dia, ela visita Craigh na Dum, um círculo de pedras que diz a lenda tem poderes mágicos. E Claire acaba descobrindo por conta própria que realmente o lugar é cheio de magia. Ela acaba voltando 200 anos e tendo que enfrentar as dificuldades de adaptação em um lugar onde ainda não existem as facilidades do século XX e onde o clima de tensão entre Escócia e Inglaterra é enorme. E ela conhece o escocês Jaime, um jovem cuja vida vai acabar ligada a dela.

A série é produzida pelo canal Starz e tem um dos casais com maior química que você vai ver na TV. O amor de Jaime e Claire é de uma beleza impressionante. Só que não é apenas das belas – e quentes – cenas do casal que a produção televisiva é feita. A enorme violência presente nos livros é mostrada completamente na série.
Se você tem estômago para alguns momentos bem violentos, vale a pena assistir; até porque as cenas de romance são as mais lindas.

Essas são algumas das minhas favoritas, mas existem várias outras séries e minisséries que são adaptações de livros escritos por mulheres. Girlboss, Pretty Little Liars, Orange is the NewBlack, Bones, True Blood, Sex & the City, Carrie’s Diaries, Shadowhunters, entre outras. E em 2018 várias outras escritoras terão seus livros adaptados para a telinha. Tem para todos os gostos. Vale a pena dar  uma chance.

Gostou do texto?! Então comente e participe do Comentarista Nota 10 - Especial de aniversário e concorra a prêmios. Saiba como AQUI!

Um comentário

  1. Carissa!
    Tão bom ter a opinião de uma especialista.
    Não sabia da série Norte e Sul, mas já conhecia o livro.
    A série Big Little Lies é bem conhecida e apreciada por muitos.
    Outlander com toda certeza é a mais queridinha tanto em livros como na TV.
    Acompanho Bones, mas nunca li os livros.
    Valeu por todas as indicações.
    Desejo um ótimo final de semana!
    “Saber quando se deve esperar é o grande segredo do sucesso.” (Xavier Maistre)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!