Gêneros Literários x Gosto Pessoal

Oi gente! Pela terceira vez faço parte da comemoração do aniversário do SR e estou muito feliz com isso! Leninha é uma amiga muito querida e é sempre um prazer participar e apoiá-la nas comemorações desse blog que tanto gosto. Me apresentando primeiramente para quem ainda não me conhece: Sou baiana, leitora compulsiva e blogueira no Menina da Bahia

Esse ano vim falar sobre o tema-título do post e confesso que quando escolhi esse tema tinha uma ideia diferente do que na verdade Leninha idealizou e depois de conversas e áudios no whatsapp clareei minhas ideias e gostei ainda mais do tema qual eu iria falar.

Gosto pessoal é algo que vamos desenvolvendo ao poucos no decorrer das nossas leituras. Quanto mais lemos, conhecemos novos autores, novos gêneros, vamos definindo o que gostamos e o que não gostamos. Quais tipos de livros no agradam, quais gêneros fazem parte do nosso dia a dia.

No início de minha vida literária, ainda no início da adolescência eu gostava muito de revistas em quadrinhos, de ler os textos dos livros de português da escola, até os clássicos que tínhamos que desenvolver trabalho. Até o dia que fui apresentada aos romances de banca ao encontrar um exemplar esquecido num quarto dos fundos de minha avó materna, acredito eu, herança da juventude de minha mãe ou minhas tias. Desde então o grande amor que desenvolvi por esses livros me abriram portas para conhecer outros tipos de livros, gêneros, até formar o gosto que possuo hoje.

Já gênero literário, acredito que praticamente todo leitor sabe o que seja: a classificação de uma história, a categoria da composição literária. E hoje possuímos diversos gêneros e subgêneros: terror, fantasia, romance que se subdivide em romance de época, romance erótico, romance clássico e assim por diante.
Eu, na minha vida de leitora, dividi os gêneros literários em três partes:

Gênero casa (meus gêneros preferidos, que me deixam confortáveis)

Apesar de ler praticamente qualquer gênero, tem os que mais gosto, mais me identifico com a história. Estilos esse que mesmo já tendo lido vários livros e prever mais ou menos o que pode acontecer, sempre me dão um bom passatempo, sempre me delicio ao lê-los. Romance de época, romance erótico, fantasia e New Adult são eles. Sendo algumas das minhas autoras preferidas desses gêneros a Julia Quinn, Judith Mcnaught, Megan Maxwell, Nana Pauvolih, Cassandra Clare, Richelle Mead, Colleen Hoover e Jamie Maguire


Livros que saem da minha zona de conforto

São livros de gêneros que eu leio, mas costumo ler pouco. Na maioria das vezes até gosto muito de quando leio livros assim, mas geralmente entre uma escolha em um gênero casa, eles sempre saem perdendo. Os gêneros Young Adult, romance policial, romances dramáticos são exemplos desses gêneros. Eu gostei da maioria dos livros que li desses gêneros, mas confesso que deveria dar mais espaço a eles... Exemplos de livros desses gêneros que não me arrependo que ter lido são: A trilogia Para todos os garotos que amei, A culpa das estrelas.


Livros que não leio de jeito nenhum (ou nem tanto assim)...

São poucos os gêneros que não leio porque não gosto, que não são a minha praia. Até já li, porque sou do tipo que para falar de algo ou para saber se gosto ou não, tenho que prova-lo. Mas não curti, ou não me conquistou ao ponto de sempre estar lendo ou comprando livros desses gêneros. Terror e livros de auto-ajuda praticamente não tem vez na minha estante.


Diante disso e dessa reflexão que fiz ao escrever esse texto vejo o quanto poderia ir mais além, expandir meu horizonte literário, isso é sempre bom. Seja uma experiência negativa ou não, sempre aprendemos.

Você que está lendo esse post agora, quais são seus gêneros casa? Qual gênero não gosta? Aproveito e te convido a fazer essa reflexão tambem e um acordo comigo: Você tem algum livro para me indicar? Prometo colocá-lo na minha lista e em troca indicarei um a você também

Bjs e até a próxima
Gostou do texto?! Então comente e participe do Comentarista Nota 10 - Especial de aniversário e concorra a prêmios. Saiba como AQUI!

2 comentários

  1. Oi me enquadrei exatamente na sua subdivisão,temos o gosto bem parecido em relação ao tipo de leitura e autores (fiquei feliz).
    Uma dica de leitura é Sangue na neve da Lisa Gardner, um livro maravilhoso!😗

    ResponderExcluir
  2. MARAÍSE!
    É bem como falou, livros são gostos bem pessoais.
    Gostei da forma como divide suas leituras, bem interessante.
    Sempre temos livros para indicar, principalmente porque como você, sou totalmente apaixonada por romances, de qualquer tiipo: de banca, erótico, policial, de época, com drama, enfim, adoro todos. E indico os livros da Babi A Sette.
    Em relação as outras classificações, entendo não gostar de terror e auto ajuda, embora goste demais de livros de terror e leio auto ajuda quando tenho oportunidade, acho que tudo que eleva nosso espírito e traz aprensizado, vale a pena!
    Adorei sua participação aqui.
    “Só a mágoa deveria ser a instrutora dos sábios; Tristeza é saber.” (George Lord Byron)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!