Eventos Literários

Olá, para quem não me conhece eu só a Lu Zuanon, proprietária do blog Apaixonada por Romances e fiquei super lisonjeada com o convite para participar das comemorações de aniversário do blog Sempre Romântica, da minha amiga, Lena.

Tema escolhido: Eventos Literários. 
Com certeza muitos de vocês sempre que é possível, além da Bienal prestigiam esses encontros deliciosos onde o assunto é: LIVRO.  É bom saber que esses encontros incentivam a cada dia a leitura. 

O foco de um evento literário é fazer com que a galera conheça e divulguem todas as novidades, ter contato próximo com escritores, saber das novidades e ainda encontrarmos com outros leitores, fazendo novas amizades. É tudo de bom!  
Embora resida um pouco distante dos locais sempre que surge uma oportunidade tento participar e nos últimos meses, tenho marcado presença em diversos eventos, na  sua maioria aqueles promovido pelas editoras, e alguns lançamentos para autógrafos. 
Não há dúvida de que tudo é preparado com muito amor e carinho pelos organizados, mas sabemos que um evento SUPER organizadinho e muito bem pensado é garantia de sucesso!

Eu nunca organizei um evento e do jeito que sou tímida, acho isso improvável acontecer por isso acho legal essa oportunidade de conhecer pessoas que admiro e acompanho nesses eventos!  Com uma apresentação de livros já lançados, e novos lançamentos fresquinhos, e às vezes vídeos gravados pelos autores. Nesses encontros o leitor tem a oportunidade de ganhar brindes maravilhosos, e, ainda, garantir o autógrafo de um autor, caso seja um evento de lançamento. 

Tenho notado que minha participação nesses eventos tem influenciado a conhecer autores e gêneros literários novos. Digo isso, porque tenho certa resistência em sair da minha zona de conforto. Confesso que isso me deixa extremamente feliz, e ciente de que a dedicação dos organizadores vem sendo muito bem feito, e tem ajudado a fomentar o meu gosto por outras leituras.

Conversando com algumas pessoas, fiquei sabendo que não é tão fácil assim organizar um evento. Então pensa bem, antes de se responsabilizar por algo desse tipo, ok?  Porque saímos de casa e vamos até um lugar para encontrar um monte de gente, na sua maioria desconhecidos, e esperamos que o local seja um espaço acessível, bem estruturado e os apresentadores responsáveis tenha carisma para o bom andamento do evento.

Eu sei que não existe uma forma que vá agradar à todos, mas é legal quando tudo que citei acima dê certo. Mas dai nem sempre é o que aconteceu: tem brinde pra todo mundo, mas chega ser assustador ver que algumas pessoas só vão nesses eventos exclusivamente atrás de brindes, nada contra, pelo contrário, todos têm direito já que disponibilizou um tempo precioso pra prestigiar o evento. Ai você me pergunta: "você não pega também?". Bom queridos, longe de mim, dizer que não tenho interesse em ganhar brinde e pegar também para sortear no meu blog, mas o que me preocupa é que vejo nesses encontros pessoas simplesmente esquecendo-se do "amiguinho" e saí pegando praticamente tudo que vê pela frente. Tipo aqueles brindes que fica nas cadeiras, ou aqueles que estão à disposição na mesa. Eu posso até estar sendo uma chata, mas só Jesus, viu! Pra que isso, gente? Para que tá feio. Sejamos razoáveis, né, galera. 

O universo literário nos proporciona tantas coisas boas, que é difícil de imaginar um mundo sem os livros... Acho importante ficar por dentro das novidades das editoras e saber mais sobre as obras e sobre os autores. É uma experiência que vale muito a pena!Então meus queridos, prestigiem o trabalho dessas pessoas e sejam legais com os coleguinhas no momento que for pegar o seu brinde.

Sinto-me feliz e honrada por participar desse espaço que tanto amo. Termino desejando muito sucesso a esse Blog que é feito com tanto amor, dedicação e muita paixão pela literatura. Sucesso hoje e sempre para o “Sempre Romântica”.

Gostou do texto?! Então comente e participe do Comentarista Nota 10 - Especial de aniversário e concorra a prêmios. Saiba como AQUI!

3 comentários

  1. Lu Zuanon, faço minha suas palavras, realmente é muito prazeroso participar destes eventos, temos a oportunidade de conhecer autores que tanto admiramos, conhecer pessoas incríveis a que muitas vezes criamos laços de amizades muito forte como no nosso caso, mas infelizmente a falta de respeito ao próximo em marcadores e brindes muitas vezes atrapalha o andamento do evento.
    Parabéns a você e a Leninha por abordar este tema tão importante, e a este blog maravilhoso, que nos mantém sempre atualizadas.

    ResponderExcluir
  2. Que show ficou o post, realmente essa aproximação entre autores e leitores, entre leitores e leitores... É uma experiência bacana. Que venham mais e tão bom quanto alguns eventos que tenho participado. Você é uma fofa! Obrigada pelo convite ❤

    Beijos,Lu
    Blog: Apaixonada por Romances “A leitura é uma porta aberta para um mundo de descobertas sem fim.”

    ResponderExcluir
  3. Lu!
    Realmente participar de um evento literário é tão mágico para nós que vivemos nese mundo dos livros, não é mesmo?
    Devo concordar com você que alguns eventos não são bem organizados, mas para mim, o que vale é estar lá e poder participar.
    Já fui em alguns poucos, porque aqui na minha cidade é tão difícil ter, mas procuro apreciar ao máximo e participar.
    Adorei o tema explanado por vocÊ, parabéns!
    Um final de semana alegre e feliz!
    “Não há nada que faça um homem suspeitar tanto como o fato de saber pouco.” (Francis Bacon)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!