Sorrisos Quebrados - Sofia Silva

Paola
Perante Deus, o meu marido prometeu me amar.
Cuidar de mim. Ser meu amigo.
Perante todos, disse que me amava. Que íamos ser felizes.
Viver para sempre juntos.
Mentiu em tudo.
Até que um dia, perante mim, ele disse que ia me matar. E não mentiu.
A partir desse dia vivi escondida no meu mundo, até o André aparecer.
André
Não procurava nada. Não queria ninguém.
Não depois de tudo que vivi.
O meu coração estava escondido na escuridão, até a Paola surgir com as suas cores, pintando a minha vida.

Começo essa resenha deixando bem claro o quanto é trabalhoso resenhar um livro: primeiro você escolhe o bendito, depois passa horas lendo, se emocionando, rindo, chorando com ele. Chega a seu final com a sensação de dever cumprido, totalmente extasiada com a história, daí vem a tarefa de resenhar e tentar passar para o leitor todas as emoções, os sentimentos, os conflitos pelo qual passou ao ler o determinado livro. Daí vem aquele momento de branco total, você fica totalmente letárgico e cheio de questões difíceis de responder: Como começar a escrever? Como externar tudo que foi lido sem deixar o leitor às vezes assustado, ansioso, e até mesmo temeroso de ler o dito livro?! Como fazer com que o leitor sinta o que a gente sentiu, como induzir à leitura, como salientar o quanto é imprescindível a leitura do livro. Aí você senta e começa mais ou menos assim.

Mais uma vez cá estou eu totalmente sem palavras para expressar tudo que senti durante a leitura de Sorrisos Quebrados, de Sofia Silva, essa autora portuguesa que vem conquistando o publico brasileiro de tal maneira que fica impossível esperar o livro físico ser lançado para começar a ler. Isso mesmo, mesmo com todo o meu problema para ler E-Book, não resisti a tantas opiniões positivas sobre esse livro e fiz dele minha primeira leitura no meu Kindle. 

Sinto informar que durante e leitura você será jogado literalmente num redemoinho de emoções, em cenas assustadoramente cruéis, que irão arrancar lágrimas e muita dor, por que fica impossível não sentir na pele tudo pelo que nossos protagonistas Paola, André e a pequena Sol passaram na vida. 

O prólogo do livro contém uma cena tão forte que pode afugentar o leitor, ou como no meu caso, atrair ainda mais a atenção e aumentar a vontade de ler. Nunca havia experimentado algo assim, tão pungente, dilacerante e sofrível logo nas primeiras páginas de um romance. Porém, preciso salientar que isso é só o começo de tudo, difícil mesmo é suportar junto a nossos personagens seus traumas psicológicos, suas marcas, suas dores e tudo que nos será apresentado ao longo da narrativa.

Sofia Silva escreve algo tão cru de uma maneira tão sensível e tão particular que é impossível não se apaixonar por sua escrita quase poética, mesmo em meio a tanta dor ela traz uma lição a cada página, a cada nova situação vivida ela vai curando as feridas, sarando as cicatrizes e sanando as dores, mesmo que seja só interiormente. E como é tocante ver Paola e André se curando, ao mesmo tempo que curam e amenizam as cicatrizes da pequena Sol, mesmo as não visíveis.

É impossível não sentir de maneira profunda toda a história, não se sentir esmagado, dilacerado, mas o mesmo tempo confortado e tranquilizado com o decorrer da trama, que diga-se de passagem, me deixou com os nervos à flor da pele tamanha a vontade que eu tinha de que toda a dor acabasse, que tudo tivesse um final feliz e que as marcas mais profundas ficassem só nas lembranças, porém não tem como saber nada antes de se virar a última página do livro. E que livro!

Dizem que quando a gente gosta de um livro ficamos impregnados dele durante muito tempo, e é assim que me sinto agora, pintada com as cores fortes e brilhantes que Paola usa para esconder suas cicatrizes. Me sinto parte da história, cheia de amor e de esperanças. 

Só posso render elogios para esse drama que amei de paixão, dando os parabéns à autora por sua sensibilidade, delicadeza e por nos presentear com essa história, com certeza, inesquecível.
Recomendo com toda a certeza.

P.S.: O livro será lançado em formato físico, pela Editora Valentina, na Bienal do Rio. 

24 comentários

  1. Senhor...
    Preciso urgentemente ler esse livro.
    Você é danada Lena.
    Sempre me deixando com água na boca a cada resenha sua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem ele na Amazon, mas se você tiver um pouquinho de paciência pode comprar o físico, o lançamento é na Bienal. Beijo amada e obrigada pelo comentário.

      Excluir
    2. Quero muito ler esse livro. Está na minha listinha há algumas semanas. Depois desta resenha, meu desejo de ler subiu ao limite máximo! Beijos, Paty. Beijokas, Leninha. Você arrasa em suas resenhas.

      Excluir
    3. Obrigada Lu, leia e depois me conta. Se prepara para o prólogo.
      Bjs

      Excluir
  2. Esse livro é lindo. Vou tentar ir na Bienal para encontrar a autora que além de talentosa é muito simpática.
    Está com 20% de desconto na Saraiva!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também vou na Bienal para autografar meu exemplar.Ansiosa para conhecer essa autora que já virou amiga.
      Bjs

      Excluir
  3. Essa autora está arrasando e tudo merecido. Gente, como alguém sem editora e de outro país conquistou o público brasileiro na amazon é pra louvar. Tão bom ver um autor conquistando com sua escrita, sem panelinhas e amigas que vivem indicando. Já me ferrei com indicações toscas de livros rasos e sem história.
    Conheci ela por amigas que conheceram por outras leitoras e virei quebrada.
    Li esse livro e passou para favorito de tão lindo que é.
    A escrita dela, MEU DEUS DO CEU, a mulher sabe escrever muito. Tão bom encontrar alguém que escreva bem e a história tem tudo: amor, drama, passa odio, é sensual, tocante... Ah, amo essa história.
    Vou estar na Bienal para conhecer a autora.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Lena!

    Adoro livros que falam sobre superação, e sobre a luta contra um passado doloroso.
    A capa do livro é maravilhosa e adorei sua resenha. Sorrisos Quebrados com certeza vai pra minha lista de leitura, porque tem uma trama original e fiquei curiosa com a personalidade dos personagens...

    Beijos,Lu

    Blog: Apaixonada por Romances “A leitura é uma porta aberta para um mundo de descobertas sem fim.” 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai chorar, sorris, sentir tantas emoções que nem sei.
      Leia e depois me conta.

      Excluir
  5. Onde compro ele? Não leio digital.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kim, o livro está em pré-venda já na Saraiva, com 20% de desconto, mas o lançamento é em agosto/setembro. Se vc não lê E-Book vai ser o jeito esperar um pouco. Mas aproveite o desconto e compre logo o seu.
      Bjs

      Excluir
  6. Bem, se a intenção era nos deixar ansiosas pela publicação, tenho que te dizer que conseguiu! Eu já havia ficado interessada quando você me falou que estava lendo, mas agora, conferindo sua resenha, posso dizer que estou meeeega interessada. Como sei que nossos gostos são um pouco parecidos, já imagino que eu vá devorar este livro!

    Bj, Van.

    ResponderExcluir
  7. Leninha!
    Andei lendo algumas resenhas bem elogiosas mesmo sobre a forma de escrita da autora e dizem que ela arranca lágrimas com doces palavras...
    Mas também li que ela tem um grande problema com a magreza e que ele a auxilia a superar isso, mas, fiquei pensando:E se algo não der certo no relacionamento e ele terminar, como ela ficará? Ainda mais traumatizada, né?
    Gostaria mesmo assim de ler para apreciar como todo tema foi desenvolvido.
    Desejo uma ótima semana!
    “Demore na dúvida...E descubra a sabedoria que insiste em se esconder na ausência de palavras.” (Padre Fábio de Melo)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy, esse livro é maravilhoso, como já citei na resenha, mas esse alance de magreza que você diz aí, não tem nessa história, na verdade o problema é bem mais sério, é no emocional que existe o pior trauma, além das marcas no corpo.
      Leia, vc vai amar.

      Excluir
  8. Quando alguém resenha SQ é me avisa, leio sempre com curiosidade, para saber a opinião honesta, porém certas vezes a resenha passa os sentimentos que na escrita da obra eu queria criar no leitor. E isso é maravilhoso.
    Fico feliz por saber que sentiste as dores das personagens mas no final te deixaste pintar.
    Resenha linda e recheada de emoções fortes e sinceras.
    Obrigada pela leitura e atenção com a Paola, André e Sol.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que honra ter você comentando na minha resenha do seu livro Sofia, com certeza senti tantas emoções durante a leitura do livro que faltou palavras para expressar.
      Fico tão feliz em saber que irei conhecê-la em breve, que terei meu livro autografado, e mais, que teremos mais histórias suas publicadas aqui no Brasil.
      Um beijo enorme!

      Excluir
  9. A capa desse livro é muito fofa!
    Se não me engano tenho ele no kindle. Pretendo ler em breve <3
    Beijos

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!