“Por que amo Romances de Época”, por Leninha

Fui convidada pela equipe da Convenção de Romances de Época, mais precisamente pela minha amiga e diva Elimar, para falar um pouco sobre  a minha paixão por Romances de Época, e devo confessar que até saiu um texto legal. Quero dividir com vocês meus queridos amigos e seguidores, e claro, deixar aqui meu amor incondicional contando como surgiu essa minha louca paixão.
Espero que vocês goste!


Olá, para quem não me conhece eu sou a Leninha, do blog Sempre Romântica, um espaço que nasceu da minha necessidade de compartilhar aventuras e experiências com minhas leituras. Estou aqui, hoje, para falar um pouco sobre minha relação de amor com os Romances de Época, e agradecer a Elimar pelo convite. Valeu Diva!

Desde a infância eu tinha fascínio pelas letras. Antes mesmo de começar a ler já me encantava com os livros nas bancas de jornal. Gosto de ler de tudo, mas minha primeira experiência foi com romances de banca, os ditos “Romances água com açúcar”. Sempre me considerei uma leitora de bom gosto, lia romances, dramas, quase tudo que me aparecia pela frente, mas sempre livros com casais apaixonados, intrigas intermináveis e, claro, finais felizes. Todas as vezes que eu me aventurava em um novo livro, um universo de imagens, cores, perfumes e sons se abriam para mim, era como descobrir um lugar seguro para viver.

Um dia, vi um livro na mão de uma colega de trabalho, que não conhecia. Logo eu, uma devoradora de romances me deparei com aquilo, o livro se chamava Flor do Pântano, de Patricia Potter. Tudo, naquele livro, me atraia: a moça bonita na capa, os detalhes da época, a sinopse, o titulo do livro escrito em relevo e até o cheiro. Não deu outra, peguei o livro emprestado e, desde então, nunca mais parei de ler o gênero. Foi como se novas portas se abrissem e me permiti descobrir um novo lugar, ainda melhor do que o anterior, e dele eu nunca mais saí.

Nunca me considerei uma viciada em romances (vicio para mim é algo ruim), me considero uma apaixonada por boa leitura, uma pessoa que abre mão de certas coisas da atualidade para ler. No universo dos romances de época a pessoa se perde em aventuras, se apaixona por personagens e se torna fã de autoras que antes nem sabia que existiam.

Qual não foi minha surpresa ao me deparar com autoras maravilhosas que escreviam séries, livros interligados por famílias, fatos históricos e diversos outros temas? Isso me abriu um leque de opções tão grande, que nunca mais me senti sozinha. Sempre aparecia um personagem que eu já havia visto em outro livro, e uma história puxava a outra e mais outra, difícil se sentir só assim.

Foi então que descobri Deborah Simmons, Margareth Moore, Ruth Langan, Jo Beverly, Hannah Howell, TerriBrisbin, Claire Delacroix, Janet Dailey, Penny Jordan, Diana Palmer, Cary Cameron, Susan Spencer Paul, entre tantas outras.
Se abria para mim um mundo de histórias inesquecíveis, famílias maravilhosas, mocinhos e vilões inesquecíveis, e tanto romance que dava crise de diabetes todo mês (risos).

Depois da minha febre pelos Clássicos Históricos de banca tive a sorte de ver algumas editoras apostando no gênero Romances de Época. Foi quando a Editora Arqueiro nos trouxe a princípio Julia Quinn, Lisa Kleypas e Madeline Hunter. Depois delas já temos diversas outras autoras publicadas pela Arqueiro, e muitas outras editoras apostando também nos nossos queridinhos de época. Acredito que a novidade já passou, o que restou foi uma legião de fãs que não sabe mais viver sem essas histórias.

E para quem achava que a coisa ia ficar apenas nos autores estrangeiros, quebrou a cara, a aposta mais nova e que desponta por aí são as autoras nacionais escrevendo Romances de Época, e são tantas, cada uma com um talento de deixar qualquer um de queixo caído. Exemplo disso são as autoras: Lucy Vargas, Roxane Norris, Marina Carvalho, Babi A. Sette, Louise Bennett, Bia Carvalho entre outras. Sucesso para vocês meninas, talento vocês têm de sobra.

E, para quem já lia o gênero desde muitos anos atrás, foi mais do que ganhar um presente. Saber que os Romances de Época estão aí, para quem quiser ler, é muito gratificante, e da mesma maneira que era difícil para a gente conseguir encontrá-los nas livrarias e sebos, é fácil hoje em dia para os novos leitores. Que sorte a deles, e claro, a nossa.

Desejo vida longa às autoras que nos brindam com suas histórias inesquecíveis; vida longa para as editoras que apostam no gênero; vida longa para os leitores que compram e fazem com que a editoras publiquem mais; vida longa para a gente, e muitos livros para encantar nossos dias!

Quero agradecer novamente o convite e dizer para todos os fãs do gênero: Nos vemos na Convenção de Romances de Época,  em dezembro,  no Rio de janeiro. Até lá!

E para mostrar como é grande o meu amor pelas divas dos Romances de Época, eis minhas primeiras fotos com uma delas.
Com vocês... Eu e Julia Quinn!

10 comentários

  1. Leninha!
    Você arrasa mesmo...
    Lembro que desde o início da minha adolescência (e já se vão quase 40 anos, mas abafa...), lia os romances de banca e já tinham alguns romances de époa com a diva Barbra Cathland que amava. Uns anos depois era época de vestibular e eu lá, "viciada" nas minhas leituras, e mainha brigando comigo, dizendo que aqueles livros não iriam me ajudar em nada para passar nas provas. E ela estava é enganada, porque na parte de literatura, fechei a prova...kkkk
    A felicidade em ver a 'onda' retornar e trazer várias autoras nacionais se aventurando em lindas histórias clássica, muito me enche de orgulho.
    E vamos ler os clássicos de época.
    Sucesso para nossas escritoras fabulosas!
    FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER!
    “Ninguém nasce mulher: torna-se mulher.” (Simone de Beauvoir)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem como não amar romances de época, né Rudy?!
      Bjs querida!

      Excluir
  2. Não há como negar a sua fidelidade ao gênero, Leninha. Ah, eu os li tanto no passado! Tenho a Judith Mcnaught como uma das favoritas nesse segmento. Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente amo o gênero. Tbm sou fã da Judith, mas li poucos livros dela, por ser tão difícil encontrar os mais antigos.
      Bjs Vivi.

      Excluir
  3. Arrasou!Também amo romances de época e como você me apaixonei por eles lendo os clássicos históricos.Depois conheci as obras de nada mais nada menos que Judith McNaught. Aí fui conquistada para sempre.E Julia Quinn é uma das minhas favoritas♡

    ResponderExcluir
  4. Leninha, que linda você a Julia <3.
    Devo confessar que ainda não li nenhum romance de época, mas esse tempo irá acabar, só estou esperando dois livros chegar. Eu amei ver sua paixão por esse mundo dos romances, deu pra perceber o quanto você é apaixonada por todos os gêneros, e como qualquer leitora, sempre tem um que somos mais atraídas, e o seu são os romances de época.
    Gostei bastante de você poder compartilhar sua paixão com a gente, e além de citar grandes autoras que pretendendo conhecer as obras algum dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que você tenha curtido Nicoli. Depois que vc adentrar no universo dos romances de época, vai ser difícil sair.
      Me conta quais você está esperando chegar, fiquei curiosa.
      Bjs

      Excluir
    2. "O Duque e eu" e "O Visconde que me amava", quero tentar completar essa série da Julia <3

      Excluir
    3. Vc vai amar esses livros, na verdade, vc vai amar todos. Rsrsrs
      Bjs

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!