A Reinvenção dos Clássicos

Olá galera, meu nome é Klau, do blog Music With Books, e estou aqui hoje para falar sobre a reinvenção dos clássicos. Como bons amantes de livros, sempre estamos ligados nas inúmeras novidades do mercado editorial, então vou falar um pouquinho das histórias que são roteiros novos para personagens bem antigos. Não está entendendo? Vamos simplificar. Quantas vezes você já ouviu falar da Alice, o chapeleiro maluco, Sherazade, Dorothy, o mágico de OZ. Sim, são personagens pra lá de conhecidos. Mas nem sempre temos disposição para lermos histórias que foram escritas no tempo da nossa bisavó, não é pecado nenhum admitir isso. 

Mas e se Sherazade fosse uma moça de apenas dezesseis anos, cujo propósito é matar o terrível califa? Ou ainda uma história em que Alice é uma adolescente com uma mãe internada no sanatório? Assim é a revisitação dos novos clássicos, uma trama muitas vezes de tirar o fôlego, com personagens que aprendemos a amar durante os anos, com uma roupagem nova e atraente. Sem dúvida uma maneira de valorizar e incentivar o gosto pela leitura,

Meu top 05 indicações literárias envolvem apenas livros que podem ser lidos sem medo por adolescentes também.

1 - Rene Ahdieh - Trilogia A Fúria e a Aurora

Relata as aventuras e desventuras da jovem Sherazade, a califa-pirralha, que tenta com todas as suas forças lutar contra o cruel menino rei, o terrível Califa de Korassan. Mas, mesmo a grande vingança de Sherazade não é páreo para tudo o que ela acaba descobrindo. Talvez o califa não seja o cruel monstro. Perigos, magia e um toque de auto-descobrimento.



2 - A. G. Howard – Trilogia Splintered
O verdadeiro pais das maravilhas é um local mais escuro que poderíamos imaginar. Alyssa ouve sussurros de flores e insetos, e precisa passar por inúmeras provas para provar sua sanidade. Além de tentar descobrir se deve confiar em Jeb ou Morpheus.


3 - Gregory Maguire – Wicked

Conhecer a origem de Elfaba muito antes de Dorothy aparecer, bem, Wicked traz uma perspectiva brilhante a respeito da jovem bruxa, tão temida em o mágico de Oz, mas que sempre foi má. Alguns começos são melhores que outros, e nessa história temos uma trama precisa de que às vezes precisamos tomar decisões que afetam toda uma vida.


4 - Marissa Meyer – As crônicas Lunares
Os contos de fadas nunca mais serão os mesmos, uma distopia futurista com elementos bem diversificados e claro, o famoso felizes para sempre. As crônicas Lunares trazem tramas que nos prendem à atenção, somos sugados para um outro universo em que torcemos para nossos personagens favoritos.


5 - Alyssa B. Sheinmel – A Second Star

Wendy, com dezessete anos, parte em busca de seu irmão perdido, e acaba encontrando muito mais, um grupo de surfistas renegados, segredos e mentiras, em uma parte obscura da costa, Wendy precisa aprender em quem confia e o enigmático e sexy Pete não é o caminho.



Essas são apenas algumas sugestões de livros reinventados. O universo literário é amplo e nunca saberemos o que podemos encontrar em um próximo livro. Mas com certeza iremos nos maravilhar com essas reinvenções, de personagens que amamos com tramas mais que atuais.


4 comentários

  1. Klau!
    Pois é... as releituras tem entrado com força no mercado e adoro a criatividade com que os autores modificam o enredo original, geralmente tornando os 'bonzinhos' em vilões.
    Adorei as indicações, obrigada!
    “A simplicidade representa o último degrau da sabedoria.” (Arthur Schopenhauer)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de OUTUBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post e dessa lista só li o primeiro,mas já quero demais ler todos os outros,adoro releituras,ainda mais quando são bem escritas e fazem nosso amor pelos clássicos renascer muito mais forte !!!!

    Mandou super bem Klau !!!!!

    ResponderExcluir
  3. Klau adorei o post. E agora parei para pensar que tem muitas editoras investindo nessa onda de reinvenção dos clássicos mesmo. Alem desses citados tem a Universo dos livros que esta lançando os livros pela ótica dos vilões. Já saiu da Rainha má e da Fera. Se conhecer outros me fala! Ah e essa trilogia Splintered saiu aqui no Brasil?

    ResponderExcluir
  4. Olá Klau! Ainda não li nenhum dos livros que você indicou dessas releituras. Apesar de querer muito ler a 1ª e a 4ª indicação. Quanto a 2ª eu ainda tô na dúvida se gostaria ou não de ler.
    Eu adoro todo e qualquer tipo de leitura, inclusive essa reinvenção. Obrigada pelas dicas.
    Bjos!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!