Magia do Sorriso - Babi Barreto

Pode a vida determinar o seu caminho antes mesmo de nascer?
Ester Públio descobriu isso da pior maneira. Veio a esse mundo marcada pela tragédia e por uma maldição. O que parecia ser uma grande ajuda acaba tornando-se um fardo pesado. Embora considerada a maior modelo internacional, sua carreira não substituía o vazio da sua vida. Existiria no mundo, alguém imune aos seus encantos? E se surgisse um homem que pudesse preencher o vazio de seu coração? Uma explosão de sentimentos finalmente poderia acontecer... se essa história não fosse regada de inveja e maquinações.
Os inimigos estão à espreita, e esse amor deverá transpor todas as barreiras do passado. Será ele forte o suficiente para ultrapassar, inclusive, uma artimanha do destino?

Para quem pensa que os autores nacionais vão deixar a gente em paz com sua criatividade, coragem e espírito aventureiro, estão muito enganados, e que bom por isso. Cada dia que passa me deparo com textos empolgantes, histórias que fazem o maior sentido, apesar de seu teor ser um tanto fantasioso, e com personagens que dão aquela irritação e apego.

E aqui estou eu novamente com uma história nas mãos que fica difícil de qualificar, são tantos os adjetivos que prefiro não citar, então vou tentar passar minhas impressões em poucas palavras. Babi Barreto ousou ao criar uma história com um toque de magia que deixa o leitor preso às páginas. Eu me encantei por tudo que encontrei nessa história.

Ester é uma mulher que encanta por sua beleza e seu sorriso. Logo de cara, o leitor fica pensando que isso é algo normal acontecer quando se é linda, deslumbrante e famosa. Mas saber como Ester conquistou tudo o que possui é o mote da história, aquele “Que” que fica permeando toda a narrativa. E não se assuste quando perceber que o título do livro é bem mais significativo do que se espera, e que faz todo o sentido na trama.

Qual mulher não gostaria ser Ester Públio?! Que mulher não iria querer ter todos os homens a seus pés, sua fortuna e sua vida perfeita?! Pois é, para começo de conversa e, ao longo da leitura, você percebe que nem tudo são flores na vida de Ester, e que, apesar das aparências, ela não é a mulher realizada e feliz como aparenta ser nas manchetes dos jornais e páginas de revistas. Que preço ela tem que pagar por tanto sucesso, por tanto prestígio e por ter o mundo a seus pés?! Caro leitor, só mesmo lendo o livro para entender.

Babi Barreto teve a sensibilidade de escrever um livro incomum. O que torna sua história atípica é a fantasia que encontramos no enredo, um tipo de magia que deixa aquela dúvida na cabeça do leitor: Será possível que uma coisa assim pode acontecer? Creio que não, mas será?! Mas esse é o bom dos romances de hoje, no qual o inesperado nos aguarda a cada página, onde se nota a criatividade do autor que tenta inovar para fugir do clichê, e acaba presenteando o leitor com uma leitura única. Agradeço a Babi por essa experiência.

Eu gostei bastante da história apesar de em alguns capítulos senti uma urgência da autora em passar uma ideia completa em poucas palavras, o que tornou alguns capítulos um pouco corridos, pois nota-se a urgência na escrita. Para alguns isso pode ser um ponto negativo, e até é, mas não me preocupei tanto com esse fato depois que fui chegando às páginas finais. Aí sim, se nota que a autora teve o capricho de narrar um final com uma calma, atenta a todas as pontas que ficaram soltas e nos brindando com algo leve e gostoso de ler.

Sinto que posso ter deixado o leitor dessa resenha um tanto quanto curioso para saber mais, porém não gostaria de falar mais do que já se descobre lendo a sinopse. Acredito que a grande aventura é pegar o livro, seja físico ou digital, e passar suas páginas deixando-se envolver pela história e seus personagens. Entreguei-me assim a Magia do Sorriso e não me arrependi.

Temos aqui uma protagonista que narra sua história de maneira empolgante, Ester é marcante, vista a princípio como fútil, mas é notável seu crescimento em meio a tantos contratempos e turbulências. Temos também personagens que conseguem nos tirar de nossa zona de conforto, em alguns momentos tive ânsias de estapear Ester, Daniel e Fábio e dar uns safanões em outros — acredito que outros leitores também tiveram essa vontade —, porém isso é o bom em uma leitura: quando o personagem cria laços com o leitor a ponto dele se sentir no direito de interferir na história.

Uma leitura fácil, fluída, um pouco corrida em algumas partes, mas com um final plausível que dá aquele gosto de quero mais, ou seja, quero mais livros com outros personagens da trama.

Fica meu apelo a Babi: escreva um livro para o Guilherme e a Karine; não se esqueça de uma aventura para Alessandra; e nos conte mais sobre dona Fabiana, sua vida e seu amor. Será que dá para esperar isso para um futuro não tão distante?!

Espero que você, caro leitor, se encante também com essa história. Recomendo a leitura.

12 comentários

  1. Parabéns a autora e pra essa linda resenha!!! Mais livros de fantasia no mundo, please!

    ResponderExcluir
  2. Não tem como eu estar mais feliz com uma resenha.
    Como te disse, Leninha, acompanho você a muito tempo, e me sinto honrada por ler meu livro.
    Obrigada pela resenha maravilhosa... ficará marcada em meu coração.
    Bjux

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço pela oportunidade de ler mais um livro nacional com conteúdo.
      Beijos e seja sempre BEM-VINDA.

      Excluir
  3. Leninha!
    Acho ótimo cada nova autora nacional que nos presenteia com um romance digno.
    Não conhecia a autora, nem o livro, porém sua resenha me deixou mesmo curiosa pela leitura.
    “Olho por olho, e o mundo acabará cego.” (Mahatma Gandhi)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista de Dezembro, serão 6 livros e 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente não conheço o trabalho desta autora, mas este livro pelo o que pude notar na resenha, me pareceu ser muito bom. Espero ter a oportunidade de ler esse livro em 2016.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você tenha a oportunidade de ler o livro Jessica, inclusive ele se encontra à venda no Amazon, se você gosta de ler no Kindle é uma boa oportunidade.
      Se joga!
      Bjs

      Excluir
  5. Olá, Leninha!

    Pelo menos essa magia do sorriso não veio de nenhum comercial de pasta de dentes e sim de algo mais sobrenatural, mas que mesmo assim trouxe dor e tristeza além da fama para a Ester.
    Parabéns para a Babi, que conseguiu criar essa história emocionante e instigante. E que pode ser real, mesmo sem a tal magia do sorriso da Éster.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rindo do seu comentário Leti. Imaginei a Ester sorrindo e saindo brilhos entre os dentes, rssrrs
      Você vai gostar da leitura, rsrsrs

      Excluir
  6. Cada dia mais me supreendo com a literatura nacional, melhor a cada dia. Não conhecia a autora, nem o livro, mas depois da resenha fiquei com muita vontade de descobrir os mistérios dessa história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os autores nacionais não me surpreendem mais, adoro suas histórias e motes. Espero que você decida conhecer a escrita da Babi e se encante com Magia do Sorriso.
      Bjs

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!