Autor Talento Nacional: Elysanna Louzada

Sou a Carla Fernanda, do blog Sonho de Reflexão. Além de leitora voraz nas horas vagas e de possuir um grande amor pelos livros, trabalho como revisora e copidesque e devido ao meu trabalho tenho descoberto romances nacionais incríveis. Primeiramente, quero agradecer ao convite e parabenizar a Leninha por mais um aniversário e o quanto manter um blog requer tempo e dedicação, ainda mais se queremos compartilhar algo que amamos além de infundir o gosto pela leitura àqueles que não tem o hábito de ler.

Quando recebi o convite, confesso que fiquei em dúvida sobre qual nacional destacar, já que acompanho e trabalho diariamente com vários autores e me orgulho do belo trabalho que fazem. Foi muito difícil escolher um, mas como o blog Sempre Romântica lembra romance — e como a Leninha adora um drama — optei por falar de um livro que mexeu profundamente comigo na época em que o li e acompanhei todo o seu processo de criação.

Alguns sabem que a autora Elysanna Louzada publicou Eu sou o Galo, um livro infantil; Herdeiros do Trono, uma trilogia de fantasia que conquistou muitos jovens — e também adultos —, entre outros livros. É incrível como ela consegue fisgar o leitor, independente do gênero que se propõe a escrever, desde a primeira página. 

Porém, hoje destacarei o romance contemporâneo UMA LIÇÃO DE AMOR porque foi com ele que a autora abalou todas as minhas estruturas emocionais porque me modificou ainda mais como ser humano. Foi um livro que me conquistou desde o princípio, me trazendo um torvelinho de emoções e muitas reflexões.

Porém, o que me surpreendeu foram os temas abordados, entre eles: os médicos sem fronteiras. Quem assistiu ao seriado E.R. e se lembra das cenas que o Dr. Luka Kovac, juntamente com outros colegas, vivenciou em meio aos refugiados? Quem não sofreu junto? Então, um dos personagens nos mostrará algumas das atrocidades que pouco é mostrada na mídia. Teve um momento que fiquei com o coração partido nesse momento por toda dor e sofrimento que ele enfrentou em prol do seu altruísmo para salvar vidas.

Este romance nos mostra o quanto a nossa vida é frágil e que devemos valorizar os momentos ao lado de alguém que amamos porque pode ser tarde demais. Além disso, fala de família, amizade, amor, encontros, desencontros, anseios, sonhos, frustrações, fé, esperança, perseverança e altruísmo.

Um livro que mostra personagens tão reais quanto nós em suas qualidades e imperfeições, e que nos ensinarão a força do verdadeiro amor em meio aos percalços que enfrentam ao longo das suas vidas. Foi um dos romances mais altruístas e com ensinamentos para a vida toda que me trouxe muitas reflexões e, sem dúvida, entrou para a minha lista dos inesquecíveis.

Em vários momentos, você se pega se identificando em várias situações e se questionando o que faria se estivesse no lugar dos três personagens, porque a autora teve uma sensibilidade incrível em transportar para as páginas fatos comuns que vivenciamos em nosso cotidiano ou que podem vir a acontecer conosco: vivermos grandes amores, enfrentarmos duras perdas e caminharmos adiante. Além da escrita ser fluída, as cenas são tão detalhistas que você se vê dentro da história e cada sentimento que é emanado em cada uma delas é tão palpável que não tem como você chegar ao final do livro sem se debulhar em lágrimas.

Como grande fã de Nicholas Sparks e de Kristin Hannah, digo que este romance chegou ao mesmo patamar que as obras desses grandes escritores internacionais, porque nos traz uma grande lição de amor, de vida, de fé, de coragem.

Neste romance, a autora narra a história de Ana Luísa e os gêmeos Eduardo e Otávio.

Otávio é um jovem sensato, centrado e reservado. Como advogado, ele carrega o mundo nos ombros porque, além de cuidar da família, ser responsável, ainda tenta manter o império que a mesma construiu. Já Eduardo, quer viver a vida despreocupadamente sem pensar no amanhã. Por ser meio rebelde, ele tem um espírito aventureiro e altruísta. Apesar de terem personalidades díspares, ambos têm em comum o cavalheirismo e a generosidade.

Seus caminhos se cruzarão com o da órfã Ana Luísa, quando Otávio a ajuda a se adaptar na cidade do Rio de Janeiro e a apresenta ao seu irmão gêmeo, após a morte da avó, que a criou. Cursando Serviço Social, ela é uma jovem forte e corajosa, que não se deixa abater pelos percalços impostos pela vida.

À medida que Ana vai se adaptando, a relação entre os três consolida-se em uma amizade sincera. Mesmo sendo amigos, ambos acabam se apaixonando por ela.

― Não, Ana. Você sempre foi minha amiga. Quanto a mim, eu sempre fui o cara que te amou em silêncio. Como você nunca pôde enxergar o que eu sentia por você? Será que sou tão invisível assim?

Mas, claro, por uma brincadeira do destino acontece muitas reviravoltas em meio a desentendimentos que colocam o amor, a amizade e a relação entre os irmãos em risco.

― Ana, eu te amo. E, sim, sou capaz de te perdoar. Mas todos os dias eu me pergunto se você é capaz de me amar?

Um dia, inesperadamente, Eduardo, já formado em Medicina, some. Isso faz com que Otávio se aproxime ainda mais dela, deixando-a cada vez mais dividida entre os dois.

E, a partir daí, começa um dos dilemas que move a trama. Diante dessa encruzilhada qual a encruzilhada que Ana deve seguir? Eis a questão: quem é, de fato, e sempre foi o seu verdadeiro amor? Por quem seu coração sempre bateu mais forte? Eduardo ou Otávio? Sabemos que qualquer decisão que tomar, um dos dois sairá abalado. Porém, só digo que Ana passará por muitas provas que abalarão seus alicerces, e vocês nem sequer imaginam!

A trama nos surpreende a cada capítulo e você se vê num redemoinho de sentimentos à flor da pele. Cheguei em um ponto que fiquei perdida porque não sabia qual seria o desfecho. Diante do desenrolar dos fatos, era óbvio qual seria o destino de cada um, porém, mais uma vez, a autora conduziu tudo com maestria e superou todas as minhas expectativas.

Foi um final crível, mesmo não querendo que o mesmo tivesse acontecido. Achei comovente, dilacerante, mas é algo que acontece diariamente conosco e que não queremos aceitar diante das imposições da vida. Até hoje, fico me questionando: Por quê? Por que tem de acontecer conosco? Mas são coisas que temos que conviver um dia. Espero que se emocionem tanto quanto eu. É um livro que vai tocar profundamente o seu coração.

E como um presente aos seus leitores, ela postou na íntegra este livro no Wattpad (onde você pode conferir a leitura do mesmo gratuitamente). Mesmo sendo histórias independentes, agora a Elysanna está dando continuidade a ele sob a visão de um dos personagens, que conquistou definitivamente o coração dos leitores.

Espero que gostem dessa dica e tenham a chance de conhecer outras obras da autora e de outros autores incríveis no aniversário do Sempre Romântica, que sempre está trazendo o melhor da literatura nacional a vocês, leitores.
Beijos.

4 comentários

  1. Gente, que coisa mais linda!!!
    Carla, muito, muito obrigada pelas palavras, pelo carinho e reconhecimento. Senti-me honrada por ser escolhida para esse post nomeado de Talento Nacional.
    Obrigada também ao Blog pelo espaço dedicado à literatura nacional.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ely.

      Foi uma honra ter falado desse romance, que até hoje não esqueci.

      Sabe o quanto suas histórias, independente do gênero que for, me emocionam. E me alegra o coração compartilhar para os leitores histórias que nos edificam como ser humano, porque Uma Lição de Amor tem esse propósito de nos mostrar que precisamos de alicerces para seguirmos em frente. E que o amor é a força motriz por trás de tudo.

      Feliz que gostou da surpresa. :)

      Beijos.

      Excluir
  2. Elysanna é diva também!
    Estou amando essa seleção verde e amarelo! ^^

    ResponderExcluir
  3. Carla!
    Embora ainda não tenha lido nada da autora, sei que os livros dela são bons porque a blogosfera literária sempre a a elogia.
    Um dia terei a oportunidade de apreciar a leitura de algum livro dela.
    “Temos a arte para não morrer da verdade.”(Friedrich Nietzsche)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!