Autor Talento Nacional: Angeline Sophie

Oi pessoas!
Eu sou a Maraíse do Menina da Bahia, para quem não conhece, o Menina é um blog literário como o SP, que foi criado há pouco mais de 7 anos pela querida Natalia Alexandre, onde temos colunas super legais e resenhamos livros de todos os gêneros. Estou no blog há quase 02 anos a convite da Naty, como adm. e resenhista e amando esse universo da blogosfera. Participei ano passado aqui do niver do SP e ao receber o convite da Leninha novamente, não pude deixar de participar.

Meu texto mais uma vez foi enviado para Leninha nos 48 do segundo tempo, porque fiquei muito em duvida de qual autor (a) escolher. Tive boas surpresas esse ano com a literatura nacional, conheci autoras e livros que não devem em nada a livros estrangeiros ou que são até bem melhores que alguns que já li nessa minha vasta vida de leitora compulsiva.

E ao ficar  dividida entre três autoras me decidi pela que conheci primeiro e que acredito que merece ser conhecida por muita gente ainda. Com orgulho informo que a autora é baiana, aqui de Salvador, chamada Susane Dias e que usa o pseudônimo de Angeline Sophie. A Susane tem 24 anos, é baiana, estudante do último semestre de Administração pela Instituição Federal da Bahia, administradora do blog Uma Cacheada Incorrigível, e acima de tudo fascinada pelo mundo literário. Sua paixão pela escrita iniciou aos 11 anos, como uma forma de se libertar de suas próprias emoções e frustrações. Conheci a Susane através de um contato feito pela fanpage do blog e sou totalmente aberta a novos autores, novas leituras. 

Assim a Susane me enviou o livro Seguindo em Frente para resenha e que surpresa maravilhosa eu tive! A sua escrita é muito envolvente e as cenas são bem descritas, os personagens bem construídos. Não tem como não sentir o trauma, a situação ou sentimentos vividos pelos personagens em seus livros. Lembro que o que gostei bastante na historia de Seguindo em Frente é que ela conseguiu expressar de forma muito sensível e real  como uma pessoa que teve uma infância traumática tenta seguir sua vida, como procura superar o que viveu. Foi uma experiência diferente de muitos livros que li, mesmo livros que também tem personagens com histórias semelhantes.

Seguindo em Frente é um livro que posso classificar como sendo do mesmo estilo que as trilogias Cinquenta Tons e Crossfire: intenso, forte, emocionante, sensível, por vezes irritante e envolvente. Nesse primeiro livro, (sim primeiro porque serão 4 livros ao todo) conhecemos a história de Samantha, uma jovem baiana que reside no Rio de Janeiro e que está tentando seguir com sua vida, apesar das lembranças e traumas que viveu durante a infância. A Sam divide apartamento com sua melhor amiga, a Cris, com quem compartilha também seus medos e angustias.

O inicio do livro já é impactante, traz lembranças bem fortes da Sam e aguça sua curiosidade para saber mais sobre o que aconteceu com ela, mas aviso, as lembranças são fortes. A Sam vive sua vida com relacionamentos apenas superficiais, pois não se sente a vontade de dividir seu segredo com outra pessoa, mas (sempre existe um mas) isso muda quando ela conhece o herdeiro do Grupo Vasquez, o tudodebom Taylor Matheo Vasquez. Todo o controle da Sam cai por terra, pois o Taylor a desestabiliza emocionalmente e a sua vida até então certinha e satisfeita deixa de existir.

Quando li esse livro, que possui uma trilha sonora muito legal, foi inevitável fazer comparações, mas é justamente nesse ponto que a autora me conquistou, pois mesmo com as semelhanças ela criou uma historia própria. Nos apresenta um trauma psicológico mais complexo que vai sendo trabalhado durante todo o livro e mostra de forma mais abrangente e detalhada a vida de uma pessoa traumatizada que tenta superar seus medos e ter uma vida normal, realmente seguindo em frente.

Para não me alongar, quem quiser ler a resenha na integra e saber mais sobre os dois primeiros livros, os links no final do texto e a autora tem uma Fanpage, entra lá e conheça mais do seu trabalho.

A Editora Bezz comprou os direitos de seu novo livro Voltas que a vida dá ( livro que já li e mais que recomendo) e do primeiro livro da série Seguindo em frente. Os livros estão em processo de preparação de capa.
A Susane além desses livros lançou, pela Aped, um livro em ebook de uma comédia romântica chamada Domando La Luna. E todos seus livros podem ser encontrados na Amazon.

Para finalizar, gostaria de dizer que sei que muitos leitores (as) de romance ainda possuem certo receio de ler romances nacionais, eu mesmo confesso que me tornei adepta desse gênero e me tornei fã de algumas autoras brasileiras apenas há um ano. Mas posso afirmar que tudo que eu escrevi sobre esse livro e a autora são minhas verdadeiras impressões. Se você gosta de romance nacional, continue comprando e incentive seus amigos. Se não leu, não gosta, dê uma chance, com certeza a Leninha aqui e eu também poderemos te indicar bons livros, se quiser conhecer. Tem muita gente boa por aí que é muito mais mídia e “oba oba” e uma fraca repetição de livros que fizeram sucesso, mas tem gente que merece sim nossa atenção!!
Beijos

5 comentários

  1. Olá! Mais uma vez Parabéns ao Blog!
    Estava meio afastada da blogosfera e não conhecia a autora. Fiquei super curiosa agora.Gosto do estilo de livros que falou e quero conhecer Seguindo em frente.
    Como pode ainda ter gente com preconceito com a literatura nacional? Literatura boa ou Ruim tem em todo lugar e muitos autores nacionais são fera.
    Adorei conhecer mais uma *-*.
    Bjos!!!
    http://sentimentonoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Maraise!
    Acho importante valorizarmos nossos autores nacionais e ainda mais os autores de nossa terra. Temos mesmo de divulgar seus trabalhos, assim mais e mais pessoas poderão conhecer.
    Fiquei bem contente em poder conhecer a autora baiana e sua obra.
    “Quem comete uma injustiça é sempre mais infeliz que o injustiçado.”(Platão)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Ahh, Mara, minha conterrânea linda, eu amei seu post aqui no blog. Muitíssimo obrigada pelo carinho e fico contente por sua exposição a respeito de se valorizar mais os livros nacionais, porque, infelizmente, muitos leitores (incluindo-se aqui alguns blogueiros também) ainda resistem a apreciar a literatura nacional. Obrigada também ao blog Sempre Romântica por essa ideia fantástica!! Um super abraçooooo!!! ❤

    ResponderExcluir
  4. Oi Maraíse, tive o prazer de conhecer o trabalho da "Angeline" e fiquei totalmente envolvida pela escrita dela. Foi muito bom ver o talento dela sendo apresentado aqui.
    Bjs, rose.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela resenha Mara,
    Os livros da "Angelina"" são maravilhosos, sou suspeita pq sou super fã, as autoras nacionais mostrando que não deixa a desejar a nenhuma internacional, estamos com excelentes livros nacionais.
    Parabéns ao blog, muito boa a iniciativa!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!