E o Oscar de melhor livro do ano vai para...

Olá, eu sou a Carla Fernanda do blog Sonho de Reflexão e venho hoje falar um pouco sobre a série que para mim, merece levar o Oscar de melhor do ano. É difícil expressar em palavras qual o livro que me marcou este ano. São muitos, e de difícil escolha, mas optei por uma série que traz à tona alguns sentimentos que estão esquecidos por muitos, mas através da sua sensibilidade a autora retratou sobre alguns temas que ainda geram controvérsias em nossa atualidade e muitas reflexões.
Além disso, ela mostrou um pouco sobre as relações familiares e amorosas, o amor entre irmãos, a amizade, o companheirismo, o respeito, o carinho, o zelo, o amor incondicional, enfim... são tantas coisas que é difícil enumerar cada uma delas, porque o leitor vai descobrindo e se surpreendendo no decorrer da leitura.

Essa série reúne a história de duas famílias — os Bonatti e os Petri — que terão seus caminhos cruzados. Até o presente momento foram lançados dois livros e um spin-off de forma independente, mas recentemente a editora Charme adquiriu os direitos de publicação para os livros impressos. Serão quatro livros, mas de qualquer forma você pode lê-los separadamente, porque cada livro retrata a história de um casal.

Em INSPIRE!, que é um spin-off da série, o leitor fica por dentro de como era a infância de Layla e Lucas — dois irmãos que possuem um amor incondicional que chega a nos tocar por sua doçura e sensibilidade —, com seus pais em um conto com poucas páginas.
(...) logo dois bracinhos gordinhos envolveram meu pescoço e apertei Lucas em meu peito e sorri, porque ele era o meu maior orgulho. Como alguém tão pequeno pode provocar tanta emoção e amor?

Eu me diverti, caí de amores e também me emocionei com cada membro dessa família que emana um sentimento tão profundo, que chega a ser palpável: o amor. Entre brincadeiras, união, harmonia e muito amor, além de trazer à tona a doce ingenuidade do romance e o primeiro beijo na adolescência, onde tudo era mais simples e completamente descomplicado, a autora conduziu a narrativa com maestria e ensinamentos sem perder o foco central dos protagonistas.
Ao observar meus pais tão apaixonados e as lágrimas de emoção escorrendo pelo rosto da minha mãe, eu percebi que desejava aquilo. Um amor como o deles. Puro e bonito.

Há momentos que te arrancam um sorriso no rosto e outros que vai enternecer ou deixar o seu coração apertadinho, porque para quem leu ou ainda vai ler Inspiração vai se apaixonar ainda mais.

Em INSPIRAÇÃO, o primeiro volume da série, descobrimos como ficou a vida de Layla e Lucas após um evento trágico que mudou suas vidas para sempre. Eles têm apenas um ao outro. Com uma personalidade forte e doce, além de muita determinação e dedicação, Layla assumiu a responsabilidade de cuidar de seu irmão desde pequeno (porque após a morte do marido, sua mãe perdeu a vontade de viver) e isso cobrou um preço muito alto porque ela abdicou dos seus sonhos e de sua vida para dar uma vida confortável e digna para o Luquinha, como o chama carinhosamente. Ela só não abriu mão de uma grande paixão da infância: a música. Em suas apresentações no bar — que trabalhava à noite, já que de dia trabalhava num escritório de advocacia para sustentar a casa e custear os estudos do irmão — ela extravasava todos os seus sentimentos e colocava suas emoções em cada música.

E foi aí que seu caminho se cruzou com o do Dr. Bruno Petri, um médico altruísta de 29 anos, lindo, charmoso e dedicado à sua profissão, porém, ele é um solteiro convicto e um garanhão. Nunca quis um relacionamento sério, porque não aguentava mais ver a família se intrometendo em sua vida (a família dele é a melhor parte do livro, pois garante boas risadas). Assim que vê Layla, ele a quer a qualquer custo, pois sente que ela é a mulher da sua vida. Só que o seu anjo, como ele a chama, não sabe que ele será a sua grande recompensa. Em diversos momentos eu quis bater no personagem por sua arrogância e sarcasmo, mas a Layla tem uma língua ferina que nossa! Adorei essa química e a forte tensão sexual no estilo gato-rato entre os dois. Quando ele quer algo, luta até conseguir, mas ele vai penar muito para conquistar o coração de Layla, porque ela não queria saber de nenhuma confusão em sua vida, pois sabia que ele era um galinha.
— Eu tenho um pequeno problema. Quando quero uma mulher, eu a tenho. Não importa quanto tempo demore, e enquanto você estava naquele palco, tão linda, decidi que você ia ser minha.

Apesar do fantasma do passado ainda rondar sua vida, Layla fechou seu coração para o amor porque a perda ainda assombrava tanto a sua vida quanto a de Lucas. Porém, Bruno lhe ensinará muito sobre o amor e também sobre valores deixando vir à tona os seus anseios mais profundos.

Em IMPULSO a história é centrada em Lucas Bonatti e Sabrina Petri. Ao lado da irmã, Lucas sempre teve uma vida regada de responsabilidade, amor e companheirismo. Apesar de ser o irmão perfeito, o homem que toda mãe sonha para ser seu genro e um médico brilhante, ele sempre ansiou por um amor incondicional. Porém, quando isso aconteceu, ele teve o seu coração partido. Então, desistiu desse amor e tornou-se um garoto rebelde, totalmente oposto do bom moço que sua irmã sempre respeitou e admirou, com o intuito de esconder essa mágoa.
— Você sabe que é inevitável, né? — falei baixo quase sussurrando. Mas percebi que ela me ouvia perfeitamente. Suas pupilas dilataram e entreabriu os lábios, me deixando louco. — Eu não vou desistir. Você é minha há muito tempo. Só não sabe disso.

Enquanto isso, Sabrina sempre teve o amor e o zelo de sua família, mas por conta de algo inesperado que lhe aconteceu há quatro anos, ela se fechou totalmente para o amor, deixando de ser a garota extrovertida e brincalhona que sempre foi. Quando conheceu alguém que traria sua verdadeira felicidade, ela não podia mais se entregar a esse sentimento tão puro.

Porém, quanto menos esperam, surgirá na vida desses personagens um romance intenso e impulsivo que os colocarão à prova diante de seus maiores pesadelos. Apesar de seus corações estarem dilacerados, eles têm algo em comum: anseiam por um amor. Agora se esse amor poderá curá-los de suas feridas, dores e mágoas, isso só o tempo dirá!
Eu me perguntei por quatro anos se algum dia poderia ser colada de volta depois de ser quebrada em mil pedacinhos. Será que algum dia poderia ser inteira? Render-me? O amor é capaz de curar uma ferida que sangrava o tempo todo?

Desde o primeiro livro, vemos o quanto Sabrina sempre foi uma personagem vulnerável, porém, buscou forças quando menos imaginava ser possível. Teimosa, sempre foi muito expansiva na sua forma de falar.

Lucas foi um personagem que mexeu comigo por conta da sua personalidade e sua complexidade cheia de nuances — seja por sua doçura, vulnerabilidade, força, gentileza, impulsividade, cavalheirismo, carinho, romantismo, possessividade, altruísmo — que ele vai deixando aflorar conforme vai deixando suas emoções e dores virem à tona.
— Por que, (...)? Qual o motivo desse sofrimento de tantos anos? Por que não se entregou de uma vez, se o que sentia era o mesmo que eu? Por que me deixou te magoar? Por que arrancou meu coração quando negou o meu amor?

Este livro superou o seu antecessor porque deixa mais evidente os sentimentos acerca da plenitude do amor e do perdão.
— Você finalmente consertou todos os meus pedaços quebrados, (...). Você é meu infinito. Não temos início, meio ou fim. Somos um.

É um romance que nos faz refletir sobre o quanto somos orgulhosos por não admitirmos nossos verdadeiros sentimentos, sempre fazemos quando é tarde demais e depois nos arrependemos de nossas atitudes. Um livro que fala sobre família, esperança e perseverança, nos mostra que não devemos desistir de nossos sonhos porque um dia eles acontecerão. Um dos momentos mais emocionantes foi sobre o perdão e a superação. Temos que perdoar a nós mesmos para superarmos qualquer dor ou obstáculo que se interponha em nosso caminho para depois aprendermos a amar. Sempre que caímos, tornamos a levantar independente do tombo que levamos. Mas é fundamental que alguém te apoie em todos os sentidos, seja para os bons e maus momentos e isso é o que faz a diferença. Nunca desista dos seus objetivos, um dia você chega lá. Além de entreter, Impulso tem muito a nos ensinar sobre o amor e os valores que se perderam com o passar dos anos.

Além de a escrita ser envolvente e fluída, a narrativa é intercalada sob o ponto de vista de cada personagem. Você se vê arrebatado desde o início, não tem como não nos identificarmos com os dramas vívidos pelos cativantes personagens porque a autora retratou-os de forma tão intensa que eles se tornam humanos aos nossos olhos por sua força, coragem, medos, anseios, sonhos, desilusões, frustrações e isso acaba aproximando-os cada vez mais do leitor, porque enfrentam as adversidades da vida com fé, persistência, coragem, romance, paixão e humor.

Uma série apaixonante e profundamente tocante que vale a pena ser lida por ser bem desenvolvida e também pelo conteúdo que traz (amor, cumplicidade, amizade, humor, lealdade, autoestima, temas sociais sérios, família, experiências vividas, esperança, superação, perdão, violência, etc.) e que nos mostra que por trás de tanta solidão e tristeza devido às tragédias que a vida nos impõe, é só termos fé que o sol ainda voltará a brilhar. E também nos faz acreditar em nossas crenças e convicções de que a felicidade é possível. Antes tarde do que nunca!

Se você gosta de músicas pra embalar sua leitura, a série Inspiração é um prato cheio! Não tem como não se emocionar com a playlist recheada de sentimentos e que reflete cada momento da história em cada página virada deixando nossas emoções à flor da pele o que torna a leitura ainda mais viciante e prazerosa.

Além das capas que são lindas, não tenho mais o que falar sobre a série que é arrebatadora, envolvente, sensual e inspiradora, com personagens cativantes, porque não quero estragar a surpresa que terão no decorrer da leitura porque a autora Gisele Souza transmite um torvelinho de emoções através de sua escrita. Você vai rir, chorar, esbravejar, se encantar, suspirar e, claro, se apaixonar!

Se você ainda não leu, dê uma chance e se surpreenda, porque são histórias que irão arrebatar o seu coração pela simplicidade com que nos toca.

E, mais uma vez, agradeço a Leninha, essa amiga tão querida, pelo convite. Que o Sempre Romântica continue trilhando por muitos anos de sucesso trazendo sempre o melhor aos seus leitores. Parabéns!

6 comentários

  1. Olá!!
    A série me chamou bastante atenção, principalmente por não ser o que eu geralmente leio, achei bem bacana.
    Gostei de saber que não preciso ler tudo em sequencia pois gostei muito de inspiração, mas já o segundo volume não me chamou muita atenção.
    De qualquer forma vou dar uma olhada nessa série.
    Obrigada pela indicação.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ahhh, Carlinha é uma pessoa muito especial em minha vida, tanto a profissional quando pessoal. Nos tornamos amigas por conta dos meus livros e é mais uma felicidade que tenho por ter escolhido a carreira de escritora.
    Essas palavras me emocionam demais, saber que eu consegui emocionar como eu desejava é maravilhoso!

    Carla, muito obrigada por estar na minha vida.
    Leninha, obrigada pelo espaço e seu blog é lindo.
    BJs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gi,

      É uma honra fazer parte da sua vida pessoal e também profissional. Sabe o quanto a admiro como pessoa e como escritora, porque você consegue passar essa sensibilidade através da sua escrita.

      É muito raro atualmente lermos um livro que nos fazem refletir sobre temas e sentimentos que estão se perdendo no tempo. A cada livro que escreve, eu sinto uma emoção diferente! E em cada um deles, você consegue o intuito de emocionar o leitor, que acaba se identificando com a complexidade dos personagens. E essa série se tornou a minha preferida por isso, você resgatou algo que eu sinto falta nos romances atuais: a simplicidade.

      Continue nos divertindo, nos emocionando e nos abrilhantando com suas histórias. Você tem um futuro lindo pela frente com essa carreira.

      Eu que agradeço pelo carinho e pela amizade.

      Beijos.

      Excluir
    2. Obrigada Gisele por sua presença aqui no Sempre Romântica.
      Carlinha é uma pessoa muito especial para mim também, e conhecer um pouco de sua obra por ela é realmente algo para se orgulhar.
      Curiosa com sua escrita e suas histórias.
      Obrigada pelo elogio referente ao blog, esse é o nosso cantinho.

      Bjs

      Excluir
  3. Hum achei super interessante essa série, mas a sua empolgação foi melhor ainda, pois livros que fazem alguém escrever com tanto entusiasmo e paixão sempre me fazem querer lê-los. Parabéns pela escrita me fez querer ler essa série urgente.
    =)

    ResponderExcluir
  4. Carla!
    Importante quando uma série deixa marcas em nós e podemos analisá-la com paixão.
    Para quem gosta de temas familiares, romance, drama e música, a série é perfeita e me incluo aqui, embora ainda não tenha ouvido falar sobre ela.
    Valeu a dica e a comemoração ao lado da Leninha!
    cheirinhos
    Rudy
    PS: Aqui não temos horário de verão!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!