E o Oscar de melhor livro do ano vai para...

Olá! Eu sou a Rosana Gutierrez dos blogs Nora Roberts Brasil e Livrólogos e antes de tudo, obrigada, Leninha, pelo convite :D Adoro participar do aniversário do Sempre Romântica!

Claro que não poderia deixar de falar sobre um livro da Nora Roberts, kkkk
Apesar dos muitos livros bons que andei lendo, Mentiras Genuínas leva o Oscar.

Um livro escrito há 18 anos, só publicado em 2013 no Brasil, mas que não deixa absolutamente nada a desejar. A capa achei muito cheia de imagens e detalhes parecidos demais com os livros da Nora publicados em Portugal. Não me agradou.

Porém a trama é de matar! Literalmente kkkk
Confiram a minha resenha e também se apaixonem pela escrita da Diva Nora Roberts. AQUI.

Este livro não faz parte de série alguma (oba!!!) E já atingiu a maioridade penal, kkkk. Foi originalmente publicado em 1991 como Genuine Lies.
História extraordinária de amor, determinação, provações, mentiras, ascensão social. Explora segredos que, revelados, passam a vida a limpo, corrigindo erros do passado.

A vida de Betty Berenski é simples. Mora em uma fazenda, em Omaha, com a família. O pai, a quem muito ama, é caixeiro-viajante. Depois da morte da mãe, aos 18 anos, vai para Los Angeles. Queria mudar de vida, ser famosa. “Levava consigo um portfólio com fotos e recortes de jornal.” Ela já havia feito algum trabalho como modelo e participado de peças de teatro.”Mas eu percebi que era mais fácil o inferno congelar do que um olheiro me descobrir em Omaha. Eu era jovem demais para ter medo. Arrogante demais para achar que ia fracassar.” Por outro lado, sabia dos desafios e contratempos, mas não perde o idealismo e a esperança. Muda o nome. Agora é Eve Benedict. A Betty ficou para trás.

Em Hollywood, arrumou trabalho em um restaurante e “algumas aparições como figurante em filmes da Warner Bros.” Eve queria ser vista nos estúdios, nos sets, nos clubes. Trabalhou como voluntária no Hollywood Canteen, apenas para ficar perto das celebridades. Pura ambição. Conhece ali, CharlieGray que a introduziria no meio artístico, no mundo do cinema . “Eve queria o teste, da mesma forma que desejava tomá-lo como amante — mas tinha consciência da importância de escolher o momento certo.” É o início da escalada de Eve Benedict rumo à fama e à glória. Torna-se lenda: desejada pelos homens, invejada pelas mulheres.

Aos sessenta e sete anos (aparência de trinta) e cinquenta de carreira, Eve é uma “diva” de espírito indomável, mente perspicaz e atriz respeitada. Mora em uma bela casa em Beverly Hills. Desde que se separou de Rory, tem o enteado, Paul sempre por perto. “Rory nunca foi bom marido nem bom pai.” Hoje Paul é escritor. Eve está com intenção de publicar sua história de vida. Convida Paul a vir a sua casa e o informa sobre um projeto: escrever um livro de memórias — “Minhas memórias”. Descarta, logo, os protestos de Paul, pois já havia decidido, e faria esse trabalho por satisfação

Já escolhera a escritora, Júlia Summers, de Filadélfia.

Ela sai de Connecticut com o filho, de dez anos, e fica hospedada na propriedade de Eve, por alguns meses, enquanto trabalha no projeto do livro. Ele é, prontamente, iniciado com entrevistas dadas por Eve, desde o início de sua carreira, com as alegrias e frustrações e, é lógico, as pessoas com as quais trabalhou e participou de algum evento.

Eve recebe uma ameaça (por escrito) e a vê como sem importância. Achava até estimulante que as pessoas envolvidas começassem a se preocupar com o conteúdo do livro que mal começara a ser esboçado. No início, Paul se mantém distante. Estava cauteloso. À medida que o tempo passa, Eve e Júlia vão se entendendo, e Eve convence Paul de que Júlia é íntegra como pessoa, e o trabalho é eficiente. Eles acabam, finalmente se envolvendo.

Eve retrata, com cores fortes, o envolvimento que teve com algumas pessoas e eventos, e que por estarem interligados, excluir alguém como forma de proteção, comprometeria o resultado final do trabalho.

O projeto ganha dimensão, e remexer no passado de tanta gente está provocando uma ebulição no meio artístico e social. Mal sabe Eve que a avalanche poderá afetá-la.

Aos poucos, Eve revela seus verdadeiros sentimentos por determinadas pessoas e como os destinos se entrelaçam: a vida destrutiva que Travers, a governanta, e Nina, a secretária, levavam antes de a conhecerem. Kennete, que Eve havia tomado de Charlotte por despeito. Michael, Tony, Rory (pai de Paul) e Damien, ex-maridos, todos com seus erros e diferentes consequências. Michael Delrikio mexera com sua vaidade e arrogância.

De todas as pessoas que conheceu no decorrer da vida, Eve cita duas que mais a influenciaram: Victor e Glória pelas semelhantes histórias e segredos não revelados.

Júlia, assim como Eve, recebe ameaças.Desta vez foi sabotagem. O avião em que Júlia estava, a caminho de uma entrevista, quase caiu. Paul quer que ela desista do livro, abandone tudo . Ela não vai deixar o projeto inacabado, porque apesar de saber coisas demais sobre gente demais(segredos, mentiras, traições, situações constrangedoras), não tinha como apagar tudo o que Eve havia lhe dito, além da obrigação firmada em contrato.

Restava apenas um segredo a ser revelado que caberia a Eve fazê-lo. Ela já aprendera tudo com a vida. Júlia também aprendeu muitas coisas. Algumas a deixara mais forte, outras, com cicatrizes cujo tempo apagará; mas o destino traz para sua vida tudo o que nunca pensou encontrar… Será ela capaz de lidar com a avalanche de sentimentos que virão?

Neste romance envolvente, a autora celebra os espíritos indomáveis de personagens, tão vívidos, capazes de conquistar nossa paixão pela leitura da história.

A diagramação do livro ficou ótima, mas não gostei muito do acabamento, por conta do papel, apesar de ser ecológico. Eu gostei mais da primeira capa apresentada. Veja no post de fevereiro.

Boa leitura

See ya!

7 comentários

  1. Nunca li nada na Nora Roberts, não sei por que isso. Esse livro parece ser muito bom, muito envolvente. Amei muito a premissa.
    A capa não parece ser muito atraente mesmo, mas vou me controlar pra não julgar pela capa haha
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Amo os livros da diva nora Roberts. O primeiro livro dela que li foi Segredos. Este eu tenho mais ainda. Não li.

    ResponderExcluir
  3. Oi Rosana, Leninha...
    Estou com o livro aqui, mas INFELIZMENTE ainda não li, e agora que li sua resenha estou querendo me bater, mas vou fazer melhor, vou trazê-lo para ficar aqui do meu ladinho, assim já leio logo.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Ai, eu vi esse livro na Saraiva, peguei nele, mas minha pobreza não me permitiu levá-lo.... ='( Como foi difícil deixá-lo lá. E saber que ele é tão bom assim só me deixa com ainda mais vontade de lê-lo. Um dia eu consigo, hehe!!!

    Suelen Mattos
    ____________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  5. Humm "A capa achei muito cheia de imagens e detalhes parecidos demais com os livros da Nora publicados em Portugal. Não me agradou." Não percebi muito bem o argumento. Vc acha as capas portuguesas feias ou só porque é parecida com as portuguesas já é suficiente para não gostar??

    ResponderExcluir
  6. Rosana!
    E que bom que escolheu um dos melhores livros da Nora para nos presentear no aniversário do blog da Leninha!
    A trama do livro é tão envolvente que só em ler a resenha deu para perceber toda plenitude da escrita da Nora.
    Não é atoa que ela é diva.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Sabe aquelas resenhas que chegam a encher a boca da gente de água?
    Nossa, eu não sei como, mas sou perdidamente apaixonada pela Nora Roberts sem nunca ter lido nada dela, infelizmente.
    Mas as minhas amigas sempre me falam tão bem, que é impossível eu não ser cheia de interesse pra conhecer essa autora, tão incrível.
    A história desse livro em especial é maravilhosa, cheia de emoção e o melhor de tudo o livro é filho único. Acho que quando eu tiver com grana, vai ser nele que eu vou apostar pra perder a minha virgindade de Nora, rsrsrs
    Beijos, adorei o Post.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!