Top 10 Melhores Leituras 2013 - Paty



Mês de dezembro, final de ano, momento de reflexão, ou melhor, retrospectiva do ano inteiro. Paira pelas nossas mentes, ou melhor, pela minha, as metas, os sonhos, e projetos, e faço uma análise para ver se foram alcançados ou não, e a leitura é uma das partes mais prazerosas da minha vida, e não poderia deixá-la de fora dessa reflexão. Então contabilizando o ano, posso dizer que em números foi inferior, mas em qualidade acredito que foi bem superior ao ano passado.

E através desse top dez pretendo pelo menos discorrer acerca dos dez livros que de alguma forma se destacaram aos outros tantos que li. Posso afirmar que não é uma tarefa frugal, e que refleti muito sobre quais livros antepor essa lista, então sem mais protelação.

Não teria como escolher dez livros, se O Grande Amor da minha vida - Cavaleiro de Bronze não estivesse no topo da minha lista, presente de aniversário de uma amiga muito querida.

O livro tem uma premissa impactante e emocionante, que se passa na Segunda Guerra Mundial, onde o ponto central é a história de amor entre Alexandre e Tatiana, com enredo emocionante e envolvente. Durante três a quatro dias, me vi envolvida nessa história de tal forma, que chorei, sorri e me emocionei. Não existe casal mais apaixonante, e sinceramente é impossível não se apaixonar pelo Alexandre, quem dera que no mundo existissem mais homens assim. 

O ponto negativo é que faz parte de uma trilogia e a editora já está há mais de um ano, para lançar a continuação. Santa agonia!

Desde sempre, fui uma aficionada por livros baseados em contos de fadas, e quando vi uma resenha sobre uma distopia, baseada no conto a Cinderela, não podia perder a oportunidade de me deleitar com essa obra literária.
Quem me conhece, sabe que não sou uma grande apreciadora de livros voltados para o público YA, mas Marissa Meyer, com sua protagonista, forte e lutadora, conseguiu me conquistar.

O primeiro de uma série chamada Crônicas Lunar, Cinder é um livro futurista cheio de mistérios, epidemias, ação e, é claro, uma história de amor envolvente, de uma ciborgue com um príncipe, antes que vocês pensem em virar a cara, por ela ser uma ciborgue, posso afirmar que isso não tira em nada o charme, e sim dá um ingrediente a mais. 

O livro é cheio de emoções e mistérios, homens e robôs convivendo juntos, e uma infecção que está prestes a destruir o mundo. Como se isso não bastasse, os moradores da lua, querem governar a terra. Com um enredo envolvente, Marissa Meyer criou uma distopia viciante, que mal posso esperar para ler a continuação.

A doçura da chuva é um livro que o título mesmo revela: uma doçura. Com a narrativa fluida de Deborah Smith nos envolvemos numa história, onde velhos preconceitos caem e mostra que o verdadeiro amor, pode vencer qualquer empecilho, seja físico ou financeiro. Uma história onde o bem sempre vence, e com a participação de personagens encantadores. Não tem como terminar a leitura sem um sorriso no rosto.

Sua história se passa numa fazenda no sul dos EUA, onde a protagonista resolve descobrir quem são seus pais biológicos, e nessa fazenda conhecemos um núcleo de personagens encantadores, e diferentes que nos faz torcer para que consigam tudo o que a vida pode oferecer, e que, com certeza, vai mudar nosso jeito de pensar em relação a vários temas da atualidade.

Não sou muito fá de livros eróticos, mas ao ler uma resenha de uma amiga, fiquei muito interessada, e resolvi ler Cretino Irresistível, e me apaixonei.

Cretino Irresistível é uma história de amor entre o patrão e sua estagiária, muitos diriam que é bem clichê, que até certo ponto não é mentira, mas o que faz diferença na trama é a forma na qual Bennet e Chloe se relacionam. No começo os dois se odeiam, mas um não consegue resistir ao outro, e depois a atração vai se transformando em algo mais forte. Num estilo bem gato e rato, o que dá uma ótima química ao desenvolvimento da história. 

Com cenas bem sensuais, Cretino Irresistível prendeu-me a atenção e li em um dia.

Não poderia fazer essa lista sem citar Simplesmente Irresistível e, apesar de ser uma releitura, lançado esse ano em terras tupis, resolvi novamente apreciar e me divertir com essa história, que foi uma das mais fofas e engraçadas que li esse ano.
Tudo começa quando Georgeanne, está fugindo do seu casamento e encontra o jogador de hóquei John Kowalsky, que a ajuda a fugir e nem imagina que ela está noiva de seu chefe. Durante a viagem surge uma atração forte entre os dois, e depois de uma noite de paixão John manda Georgeanne embora, e nem imagina que ela está grávida. Anos depois, ele a reencontra e descobre que teve uma filha com ela.

O livro é cheio de humor, cenas sensuais, sem contar que a filha de Georgeanne é muito fofa. Adorei! Um livro ótimo para se divertir.

Inspirado na primeira parte da Divina Comédia, Sylvian Reynard, escreveu uma história de amor entre um professor e sua aluna.
Assim como Dante, Gabriel também vive seu inferno pessoal, e a única pessoa que consegue resgatá-lo e trazer um pouco de luz à sua vida é Julia, sua aluna, mas esse amor é impossível, porque pode destruir tanto sua carreira como a dela.
O Inferno de Gabriel é uma das trilogias mais viciantes que li esse ano, adorei  o enredo e mal posso esperar pela continuação. 

Bem diferente dos outros livros da lista, Amor em terra de Chamas, é uma história verídica narrada por Jean Sasson, que nos relata sobre a vida de Joanna al-Askari, uma curda de coração, que sofreu e lutou por sua pátria.

Narrada de uma forma descontraída e informal, descreve com clareza o sofrimento da guerra que o povo curdo passou nas mãos de Saddam Hussein.

Não tem como não sentir uma empatia e simpatia por Joanna, que começa sua história criança e termina em sua fase adulta casada, e não se emocionar com relatos horríveis do ataque químico que Saddam infringiu aos curdos. Adorei a história e me emocionei muito, é um livro que vale a pena ler.

Mais um livro que não poderia faltar nessa lista seria o livro da Lisa Kleypas, já faz alguns anos que várias fãs assim como eu, esperavam que alguma editora trouxesse para o Brasil livros históricos românticos, e parece que Deus ouviu nossas preces. =)

Amélia é uma jovem pragmática que precisa se casar para ajudar sua família, quando conhece o cigano Cam e acaba se apaixonando e não consegue resistir a esse amor.

Com a narração fluida e envolvente da autora Lisa Kleypas, Desejo à Meia-noite é um livro marcado de cenas sensuais e alegres que é a marca da autora. O núcleo de personagens secundários são maravilhosos, e os veremos nos próximos livros da série Hathaways.

Com uma trama bem fluida e interessante Cative In The Dark foi um dos livros mais polêmicos que li esse ano, que me deixou com sentimentos conflituosos durante toda a leitura.
Com um tema, um tanto controverso, sobre tráfico humano conhecemos a história de Olivia que foi sequestrada por Caleb, não por amor, como vemos em vários livros, e sim para transformá-la em uma escrava sexual. 

Após vários dias em seu cativeiro, Olivia passa por todo tipo de humilhação que uma pessoa pode passar. Trancada, ela começa a criar uma dependência pelo seu captor. Caleb vê Olivia como uma arma para sua vingança, mas ao conhecê-la, seus sentimentos vão mudando, mas ele nunca abriria mão de sua retaliação, por ela.

Com cenas um tanto fortes e conflituosas, C.J.Roberts cria uma história de amor, com um clima um tanto negro, onde há momentos em que você odeia Caleb, e em outros momentos temos um vislumbre do que ele já passou quando conhecemos sua história. Olivia é uma personagem forte que não aceita a sua situação, e a todo o momento tenta fugir, dando certo ritmo a trama.

Adorei a história, e não consegui parar de ler, mal posso esperar pela continuação. 

Um tempo atrás uma amiga, me recomendou ler um livro da autora Lycia Barros, e fui pesquisar na internet sobre seus livros quando certo dia me deparo com o primeiro livro da trilogia Uma Herança de Amor numa livraria. A princípio já tinha lido algumas resenhas de seu livro, estava com vontade de ler, então resolvi adquirir a obra.

É claro que não me arrependi. Com uma trama envolvente, conhecemos a história de Amanda que teve sua vida marcada por tragédias. Após a morte de sua avó, ela se vê obrigada a reconciliar com sua mãe que um dia a abandonou, e vai para Minas Gerais cumprir o testamento de sua avó. Amanda se muda para a casa de sua mãe, onde  ela nunca imaginaria que encontraria o amor, o perdão e uma família.

Com uma história surpreendente, sobre amor e perdão, Lycia Barros nos envolve e nos emociona com seus personagens encantadores e humanos, adorei!


Então pessoal esses são os livros que estão entre meus favoritos. Apesar de serem dez, tem alguns livros que adoraria ter acrescentando à lista. Espero que as leituras de vocês também tenham sido tão gratificantes  quanto  as minhas, e espero que 2014 seja um ano repleto de coisas boas e livros bons.
Beijos.


11 comentários

  1. Nuss, Paty!
    Quase todos estão na minha lista de espera. Só li o do Gabrielzão, mas não gostei taaaaanto.
    Já o Cative In The Dark, estou pra iniciar a leitura, hoje ou amanhã. Inclusive, já estou tensa, meu estado de espírito padrão antes de um livro nesse estilo.
    O Cinder, vou ter que ler, embora a distopia não seja lá muito a minha praia.
    Muito boa a sua lista. ; )
    bjoooooooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tícia!
      Obrigada, escolhi esse livros a dedo rsrsrs.
      Menina amei o Gabriel, me apaixonei pela serie =D, Cinder é um livro que guardo no meu coração rsrs e Cative In The Dark, nossa só isso que tenho para falar, espero que vc também goste.
      Bjs

      Excluir
  2. Que lista bacana Paty! Infelizmente só li Cretino Irresistível e concordo com você, é um livro muito divertido. Mas, estou correndo atrás do prejuízo e vou começar pela Rachel Gibson.
    Feliz 2014 e boas leituras,
    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sueli obrigada, adorei esses livros!
      Tenho certeza que vc vai se divertir muito com o livro Rachel Gibson.
      Feliz 2014 para você também!
      Bjs

      Excluir
  3. Gente li quase todos esses mas vocês já ouviram falar em Rock Pie??? De uma autora brasileira? O livro é muito bom!!! Para mim foi o melhor do ano de 2013. Ela lançou agorinha o ultimo da trilogia....fiquei contando os minutos para ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ludmila.
      Ainda não li não, nem sabia desse livro, vou dá uma pesquisada no skoob.
      Obrigada pela dica.
      Bjs

      Excluir
  4. Oi Cinai obrigada!
    Os livros são ótimos, com certeza vale a pena ler.
    Eu sei com é, tanto livro bom para ler que precisamos de duas vidas para ler todos rsrs.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. acessem http://doceliteraturatudosobrelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!