As Violetas de Março - Sarah Jio

Emily Taylor é uma mulher jovem e escritora de sucesso, mas não gosta muito de seu próprio livro. Também tem um casamento que parece ideal, no entanto ele acabará em divórcio.Sentindo que sua vida perdeu o propósito, Emily decide fazer as malas e passar um tempo em Bainbridge — a ilha onde morou quando menina — para tentar se reorganizar.
Enquanto busca esquecer o ex-marido e, ao mesmo tempo, arrumar material para um novo — e mais verdadeiro — livro, um antigo colega de escola e o namorado proibido da adolescência tornam-se seus companheiros frequentes. Entretanto, o melhor parceiro de Emily será um diário da década de 1940, encontrado no fundo de uma gaveta.
Com o diário em mãos, Emily sentirá o estranhamento e a comoção causados pela leitura de uma biografia misteriosa que envolve antigos habitantes da ilha e que tem muito a ver com sua própria história.
Assim como as violetas que desabrocham fora de estação para mostrar que tudo é possível, a vida de Emily Taylor poderá tomar um rumo improvável e cheio de possibilidades.

Eu nunca havia lido nada da autora Sarah Jio, mas depois de conhecer As Violetas de Março posso afirmar que, sem sombra de dúvidas, me tornei fã. Ela tem uma maneira de escrever que prende o leitor desde a primeira página. Seus personagens são pessoas comuns que tem seus defeitos, segredos e manias e não é difícil se reconhecer em alguns deles.

Aqui conhecemos Emily, uma escritora bem-sucedida que está passando por um momento complicado em sua vida. Além do bloqueio literário que ela tenta enfrentar bravamente ainda é surpreendida com a notícia de que seu marido tem outra mulher e que por esse motivo vai embora. Uma notícia dada assim, de maneira abrupta e sem anestesias, mexe com o psicológico de qualquer um.

Emily parte então para um recomeço, indo para a casa de sua tia Bee, numa pequena ilha onde passou por momentos inesquecíveis na infância. Lá ela reencontra seu primeiro namorado e revive uma época já esquecida no tempo, e conhece também um outro homem que mexe com seus sentidos. Mas o mais importante, ela encontra escondido em seu quarto o diário de uma desconhecida chamada Esther. Começa aí a sua longa busca para descobrir um segredo que pode revelar muito sobre seu passado e mudar seu futuro.

Uma leitura que me arrebatou! Não esperava ser tragada para as páginas do livro da maneira que fui, era como se eu fizesse parte da história. Os personagens são tão fáceis de serem assimilados que é difícil não vê-los como amigos, velhos conhecidos.

Emily é um personagem que demonstra a princípio uma fragilidade devido aos percalços pelo qual está passando, mas ela é forte e apaixonante. Apesar de tamanha ruptura familiar com o término de seu casamento, ela é capaz de superar e se permitir amar outra vez.

Sua tia Bee é uma graça, com seu ar misterioso e seu jeito de escapar furtivamente de assuntos complexos e reveladores. Todos os personagens têm um papel fundamental na história e a autora soube introduzí-los no momento certo na trama.

Ao término da leitura me senti extasiada tamanha a felicidade por ter descoberto entre meus livros uma história tão bem escrita, tão enigmática e que abre várias portas para a imaginação. Peguei-me tentando desvendar os mistérios que cercavam todos os personagens descritos no diário de Esther. Quem seriam essas pessoas, o que será que aconteceu, onde isso tudo vai parar?

Grata surpresa com o final da história, que me rendeu sorrisos bobos no rosto, risadas furtivas e uma alegria que não pude evitar.

Fui surpreendida pelo enredo tão bem amarrado, porém percebi alguns problemas na revisão, como erros de pontuação, palavras repetidas na mesma frase ou faltando letras. São errinhos bobos que passam despercebidos a olhos desatentos, mas seria bom que a editora desse uma atenção maior na revisão para não deixar passar coisas tão simples.

Se você gosta de uma história leve, com um mistério bem elaborado, personagens cativantes, esse com certeza é o livro certo. Mas se você procura apenas uma distração, um livro fácil de ler (olha a surpresa), o indicado também. Porém não fique surpreso se terminar a leitura rindo feito bobo, como aconteceu comigo.

Com certeza um livro que recomendo aos amigos!

17 comentários

  1. Leninha, sua risonha

    Confesso que nunca ouvi falar dessa autora, mas com esta essa resenha tao apaixonada, como não coloca-lo na lista?!

    bju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você vai gostar Flaveth.
      Ótima leitura com certeza!
      beijos!

      Excluir
  2. O livro começou a me conquistar pela sinopse (escritora divorciada tudo a ver comigo, rsrs...) e sua resenha deliciosa como sempre me deixou com água na boca. Com certeza entrou na minha lista de desejados. Bjks...

    ResponderExcluir
  3. Adoro quando gosto do livro de um escritor desconhecido. Fico com a impressão que a fonte da minha alegria fica inesgotável.
    Excelente resenha, vou correr atrás do livro!
    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você leia e goste da história assim como eu gostei Sueli.
      Depois volta e me conta o que achou!
      Beijos...

      Excluir
  4. Oi Lena!
    =O estou vendo que preciso passar esse livro na frente dos outros \o/
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Leninha!

    Estou com esse livro aqui na pilha de leitura. Já haviam me dito que o livro era bom, mas sua resenha me deixou completamente ansiosa para conferir a história! Bom saber que você gostou tanto assim!

    Beijos,
    Inara (http://www.lerdormircomer.com.br/)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que você também irá gostar muito Náh!
      Bom ver você por aqui!
      beijos!

      Excluir
  6. Eu que agradeço suas palavras!
    Depois não esqueça de voltar e me contar o que achou do livro!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oii

    Eu tinha amado a capa do livro mas ainda não tinha olhado sinopse, mas sua resenha me chamou a tenção, amo livro assim .Ele não estava na minha lista de "vou ler" mas já corrigi isso.
    bejoca

    ResponderExcluir
  8. Eu amei a história, só pela sinopse ela já parece ser bem interessante.
    Fiquei curiosa pra saber porque Emily se identifica tanto com o diário de Esther e mais ainda porque você terminou a leitura sorrindo feito boba, Leninha.

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei feito boba porque ta complicado achar uma história assim nessa época cheia de modinhas de leitura.
      Acho que você vai ler, se apaixonar e querer outros livros assim.
      Beijos Déborah!

      Excluir
  9. CMachado... Também senti uma pontada de tristeza, mas se pensarmos no geral da história o sorriso vem novamente.
    beijinhos!

    ResponderExcluir
  10. Menina do céu,o que faço?..Tô apaixonada pelos livros daqui,só falta o dinheiro..rsrs..

    Beijos!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!