A Culpa é das Estrelas - John Green

Mais uma resenha da Nanda aqui no seu cantinho, hoje com vocês: A Culpa é das Estrelas - John Green.

Sinopse:
A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas. Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A culpa é das estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar.


Ainda não sei bem o que dizer desse livro. Quando terminei, fiquei pensando qual nota ele merecia. Ou seja, não foi aquela história que você já termina sabendo ter sido maravilhosa, 5 estrelas, perfeita, favorita... Acho que estava com tanta expectativa que acabei me decepcionando um pouco, porém a história é realmente cativante.

Hazel é uma paciente terminal que tem câncer desde os 13 anos, estando agora com apenas 16. Ela narra o livro, falando de seu dia a dia lidando com a doença e andando pra lá e pra cá com um tubo de oxigênio.

Hazel também participa de um Grupo de Apoio de Crianças com Câncer, onde tem um amigo que está quase ficando cego. Lá ela conhece Gus, um garoto de 17 anos que teve câncer nos ossos e precisou amputar uma perna.

O Gus realmente rouba a cena no livro todo. Ele foi meu personagem favorito. Amei o jeito como ele lidava com sua doença e com Hazel. Os dois se tornam amigos e ele ajuda Hazel a encontrar o autor de seu livro favorito. Porém eu esperava mais do relacionamento dos dois. Algo mais intenso, afinal Hazel tem seus dias contados, mas não foi assim. Aliás, durante vários momentos no livro, percebi uma narrativa muito morna, sem atrativos, descrições cansativas que não me atraiam.

E um personagem que eu detestei foi o autor do livro que Hazel estava procurando. Hazel só queria saber como terminava o livro que ele havia escrito, mas ele foi bem detestável. Eu estava esperando um personagem bem diferente, ainda mais com os motivos que ele tinha para ser daquele jeito.

O final da história me surpreendeu, apesar de já esperar algo do tipo. Fiquei emocionada, mas esperava um pouco mais. Acho que ficou faltando alguma coisa. Enfim, apesar de tudo isso, eu indico para quem gosta de histórias com personagens com câncer. Não são minhas favoritas, mas sempre nos fazem refletir.

9 comentários

  1. Oi fofa


    Tb tive essa mesma sensação viu? Espera mais, achei que ficou faltando alguma coisa, mas o final me surpreendeu.

    bju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, tanta gente falando maravilhas e a expectativa fica lá nas alturas!
      Mas no geral é um bom livro ^.^

      Excluir
  2. Oi Nanda, eu amei este livro e com certeza para mim um dos melhores que li no ano passado.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele não entrou pra minhas lista de favoritos, mas sem duvidas é uma daquelas histórias q a gente sempre lembra rsrsr
      Bjus

      Excluir
  3. Amei esse livro, chorei muito lendo! A história é linda sem ser clichê! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahhh, no final não tem como não chorar né?!
      Realmente, nada de clichê rsrsrs
      Bjus

      Excluir
  4. Bom livro, mas não entrou na minha lista de favoritos. Também gostei do Gus, um verdadeiro cavalheiro apesar de todas as dificuldades.
    Mas não gostei muito do final. Depois de ler PS Eu Te Amo e O Que Eu Era entes de você fiquei mais resistente a estórias tristes e não chorei durante a leitura. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Para começar gostaria de elogiar sua resenha pois descreve o livro de um jeito que eu mesma não saberia explicar. Acabei de ler o livro essa semana, e assim como você falou também houve certas partes do livro que foram muito cansativas e certas partes que para mim não faziam o menor sentido. Talvez pelo fato de ter criado uma enorme expectativa a cerca do livro acho que ele poderia ser melhor e que ele deixou a desejar. Concordei com tudo que você falou inclusive com o quanto o Augustus Waters rouba a cena no livro. Espero que futuramente possa ler um nova livro do John Green que não tenha esses defeitos.

    ResponderExcluir
  6. amei meus parabéns.Vai la no meu blog estou começando agora
    coisas-depatricinha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!