Uma coluna para chamar de minha, com Vivi Lima

Olá, pessoal! Dessa vez, escolhi um texto ficcional de minha autoria para apresentar a vocês. Não tenho expectativas de anunciar-me a mim mesma comercialmente. A intenção é a de sintetizar uma visão crítica sobre aspectos da realidade contemporânea.  Como acredito no casadinho humor e crítica, a história segue nesse tom. Beijo! Beijo!

Espirrar para o céu

— Interrompemos a nossa programação para noticiar um acontecimento que chocou o mundo no dia de hoje. Bione, cantora de renome mundial, espirrou em privado. Vamos agora falar com o nosso correspondente, Pedro Costa, para nos inteirarmos dos detalhes. Pedro, conte-nos como isso aconteceu.

— Olá, Lúcia. Tudo o que sabemos até agora é que o espirro foi dado às 7:30h da manhã de hoje, quinta-feira. Segundo o site Astrocidades, Bione chegou em casa por  volta das 4 horas da madrugada depois de ter comparecido ao Ammy Awards. Muitos dos artistas que lá estiveram seguiram para a tradicional festa pós-prêmio. Bione, alegando estar cansada, preferiu ir para a casa aonde veio a espirrar, em frente à varanda. No entanto, para surpresa geral e também da própria cantora, o espirro foi filmado e fotografado por alguns paparazzi. Em pouco tempo, o vídeo já estava disponível no Youtube alcançando até agora o número de 437901345 visualizações.

— É surpreendente. Bione estava sozinha, você confirma isso, Pedro?

— Exatamente, Lúcia. Ela estava sozinha. O seu namorado, o rapper Bob Est, está em turnê mundial divulgando o seu último trabalho. Em rápida entrevista, disse estar penalizado com o acontecido. Em defesa da namorada, alegou que ela deve ter uma explicação plausível a dar para o ocorrido e que é preciso evitar conclusões precipitadas.

— Mas a filmagem atesta a confidencialidade do espirro ou, pelo menos, a tentativa de torná-lo sigiloso?

— Lúcia, caso se comprove um espirro confidencial, Bione poderá pegar 5 anos de onipresença midiática —  pena mínima por ocultação da privacidade —  que  podem ser cumpridos em regime de reality-show. Nesse momento, Lúcia, quero relembrar um episódio impactante acontecido no Ammy Awards do ano passado em que a cantora Minnie Diva, ao final da apresentação da canção “Someday”, cuspiu a prótese dentária no chão. Essa apresentação ainda hoje é tida como uma performance para todos os holofotes e aplausos. Diante disso, fica a pergunta: Porque Bione quis ocultar o seu espirro? Porque não o reservou para um show ou alguma de suas aparições públicas?

— Que deselegante! Bom, agora são 10:45h, horário de Brasília. Para você que ligou a TV agora, vamos recapitular o que aconteceu à cantora Bione. A superstar, após comparecer à festa de premiação Ammy Awards, seguiu diretamente para a casa em razão de um ligeiro cansaço. E por volta das 7:30h da manhã, a cantora espirrou em privado. O que se revelou uma tentativa infrutífera, pois Bione foi flagrantemente delatada pelas câmeras de alguns paparazzi que rondavam o local. Agora a pouco, a artista escreveu em tom indignado em seu twitter: “Fui. Vocês não merecem compartilhar o meu espirro”. Bem, contamos aqui no estúdio com a presença de Jordano André, especialista em Imagem Pessoal e Ana Torres, especialista em espirros aplicados ao contexto da vida pública. Vou começar perguntando para o Jordano. Como você avalia o comportamento da Bione?

— O espirro de Bione dado na privacidade do lar é uma coisa linda. Só que não. Claro que o comportamento é totalmente inadequado, minha gente! Ora, assim como a Mindy, lindíssima, cuspiu a ponte dentária ao vivo, Bione, querida, pelo bem da sua imagem, olhe para a câmera e jamais espirre sem ter um lenço à mão. Vergonha alheia.

— Mas é possível que Bione estivesse com sono e não tivesse consciência do que fazia, Jordano?

— Ora, espirrar com sono é uma idiotice. Um crime! Todo mundo espirra para sair bem no Facebook. Em se tratando de uma estrela desse porte, não há mesmo o que desculpar. Aliás, pelo o que vimos no vídeo, ela estava bem acordada e com a cabeça erguida em direção ao sol. O que me leva a crer que foi um espirro premeditado, uma vez que todos sabemos, e a ciência comprova, que não se deve olhar para a luz do sol, a não ser que queiramos espirrar sem parar. Fica a dica.

— Ana Torres, como se espirra? Perdão. Como se explica?

— Bom dia, Lúcia. Na verdade, como espirramos e como reagimos a um espirro diz muito sobre o ser enquanto ser. Mas o que é um espirro? Espirrar é voltar ao sopro original da vida. Quando compartilhado, maior é o seu alcance. Na proporção de muitos para muitos, tem-se um efeito multiplicador e doador que resulta em sopro mais abundante para todos. Mas é interessante notar que a cantora espirrou para o céu. No passado, espirrar para o céu assumia o significado de derrota, de inutilidade, de modo que era tratado como um ato vão, destituído de qualquer utilidade e sentido. Daí não ignorarmos, nesse contexto, o impacto fatalíssimo desse atchim dado às ocultas.

— Interessante explicação. A tendência dos espirros em privado é cada vez mais frequente, havendo maior predisposição entre as mulheres. Aliás, o que aconteceu hoje serve de ensejo para relembrarmos o caso da espirradora de Brasília. A funcionária pública que teve de ser segurada à força para não dar um espirro reverso em si mesma. Mais tarde, ao explicar a razão de segurar o espirro só para si, a moça alegou problemas emocionais. Jordan, o espirro da Bione pode ser considerado um sinal de fraqueza?

— Veja bem, Lúcia, não apenas considero que o ato seja um sinal de fraqueza como é também fim de carreira. Epic fail! Não foi legal da parte dela. Péssimo exemplo que fere todo o alicerce no qual se baseia a sociedade compartilhada. Aproveitando a fala da Drª Ana, Bione literalmente espirrou para o céu.

— Só um momento, por favor. Parece que o Pedro tem mais informações sobre o Caso Bione. Pode falar, Pedro.

— Lúcia, acabamos de receber a informação de que a cantora irá se pronunciar sobre caso nos próximos minutos. Ao que parece, há defensores que a apoiam. O episódio mobilizou os fãs bem como uma parte da população mundial a assinarem uma petição online em combate à ditadura do compartilhamento da privacidade. O espirro da cantora virou hit na internet, Lúcia. Em especial, está fazendo bastante sucesso um vídeo em que um garoto de cinco anos apresenta a versão espirrada da canção “Ivariê” da cantora Tuxa, claro que na mesma pronúncia do atchim da Bione que em inglês tem o som de atchoo.

— Quem diria, espirro é movimento. Obrigada, Pedro. Bem, para você que, assim como eu, está se perguntando como Bione enfrentará o seu público depois do ocorrido, acabamos de receber uma nota divulgada por meio da assessoria da cantora. Nessa nota, Bione lamenta todo o mal estar gerado pelo espirro em privado e diz: “Errei por ter espirrado às escondidas. Apesar de ter sido filmada e o meu espirro tomar um alcance mundial, o que vale é a intenção. Por isso, peço desculpas a todos vocês. Prometo que em meu próximo show darei espirros em vibrato jamais vistos e ouvidos. Dessa vez, com a melhor luz e os melhores takes. Atchoo para todos!” Fica a pergunta: Os espirros em vibrato serão a batida do próximo hit musical da cantora Bione? Será que mais um sucesso estrondoso vem por aí? Vamos acompanhar. Fiquem agora com a nossa programação normal. Bom dia!


Onde Estou:


 

2 comentários

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    muito bom teu texto, realmente o pessoal da valor a cada noticia hoje em dia que sinceramente .

    Mas eu adorei teu texto.

    parabéns

    ResponderExcluir
  2. Esse texto poderia estar na pauta de qualquer programa de TV ou portal de notícias... Daqui a pouco teremos alguma distopia em que as pessoas se matarão por espirros e...OH WAIT.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!